Menu Principal

BLOG

Dia Mundial de Ação de Graças 2022

A Vigária Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã María del Rosario García Ribas , chegou com uma carta às Inspetoras e Superioras da Visitadoria e a todas as FMA e Comunidades Educativas do Instituto FMA presentes na cinco Continentes, para partilhar o tema da Festa do Reconhecimento 2022 , e as indicações para a preparação e implementação. A Carta expressa o significado do evento:

 Como parte da celebração dos 150 anos de fundação do Instituto, queremos agradecer ao Senhor da Vida o generoso “sim” de nossa Mãe, Irmã Chiara Cazzuola, que vive com tanta fé o serviço da animação e disponibilidade e governo. Em um contexto mundial complexo, marcado por muitos desafios, sanitários, políticos e sociais, participamos da dor e da esperança de grande parte da humanidade que busca a paz e quer continuar gerando vida”.

A Festa do Reconhecimento Mundial será nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2022 em Turim, Mornese, Nice, terra de origem do Instituto FMA, na Inspetoria piemontesa Maria Auxiliadora (IPI).

O tema:

é tirada do sonho de Dom Bosco, que disse ter se encontrado em Turim, na Piazza Vittorio, onde viu um grande número de meninas pedindo-lhe ajuda. Ele não quis ouvi-los, mas viu uma «Senhora resplandecente no rosto que lhe disse: ‘Cuida deles, são minhas filhas!’» ( Cronistoria I, 24-25).

A presença de Maria , inspiradora do Instituto FMA, Mãe e Mestra, Auxiliadora que acompanha as FMA na vida e na história, é o fio condutor do caminho de preparação e realização da festa.

Turim, Mornese e Nice são os lugares que trazem de volta uma história, que viu a intervenção de Maria desde o início e depois ao longo do tempo.

Em preparação para a Festa da Graça, a Inspetoria IPI propõe um itinerário de três semanas , que destaca a significativa coincidência da festa com os 150 anos de fundação do Instituto FMA (1872-2022). O itinerário é marcado por três palavras-chave , uma para cada lugar carismático das origens e por três frases carismáticas que, lembrando a presença de Maria, ajudam a percorrer o caminho: Chamado , Identidade e Acompanhamento .

Uma dica bíblica, associada a cada semana, convida a conhecer a extraordinária humanidade de três mulheres do Antigo Testamento – Ester, Rute e Débora – para contemplar os traços resumidos e plenamente encarnados por Maria. Maria é ativa na história de Israel e de toda a humanidade e intervém todos os dias na história de cada um, com uma presença que evoca beleza, força e delicadeza.

O logotipo da festa lembra as origens da história do Instituto FMA e alguns aspectos da espiritualidade salesiana. Maria Auxiliadora acompanha e guarda o carisma salesiano. Seu manto se desdobra ao longo da história e atravessa os lugares que viram nascer e realizar o sonho de Dom Bosco e Madre Mazzarello. As férteis colinas de Monferrato vislumbram-se no horizonte , sinal da concretude e do vínculo dos Fundadores com a sua terra.

vitrine lembra Mornese e emoldura os ícones que acompanham a festa: o tricórnio que lembra Dom Bosco; as Constituições , recebidas por Madre Mazzarello junto com as primeiras Filhas de Maria Auxiliadora em 5 de agosto de 1872 no Colégio de Mornese; o broto indica o nascente Instituto que Dom Bosco quis transferir para Nizza Monferrato, sob o olhar amoroso de Maria.

perfil das jovens lembra a presença constante de jovens na vida das FMA, que dão sentido a serem “filhas”, “irmãs” e “mães”. Dentro deste projeto de Salvação, as FMA se reconhecem como Monumento vivo da gratidão de Dom Bosco à Auxiliadora e isso é motivo de grande festa junto com as Comunidades Educativas.

O processo de preparação, as iniciativas e o evento podem ser acompanhados na página www.festadelgrazie.org onde, pelo caminho, serão dadas outras indicações para viver plenamente a Festa do Reconhecimento 2022.

Carta do Vigário Geral – Festa do Reconhecimento 2022

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

RSB no Webinar de Comunicação da UISG

Na última sexta-feira (28), das 14h30 às 16h30 (horário de Roma), aconteceu mais um Webinar promovido pela União Internacional das Superioras Gerais (UISG), que reuniu

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.