A criatividade na educação oportuniza a aprendizagem do indivíduo: seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo. O aluno reproduz e recria o mundo a sua volta. Esse saber no colégio Auxiliadora tem no trabalho dos professores um papel significativo. Assim aconteceu com as crianças do Infantil 2 que entraram no mundo do Alfabeto com  o  Projeto Caixa das letras.  Elas estabeleceram relações entre as Letras e os seus Sons de forma lúdica. O Sr. Alfabeto chegou na escola trazendo muitas surpresas dentro de um Baú. A letra A foi apresentada às crianças num clima de magia.  Interesse e alegria foram resultados expressivos. 

Os trabalhos pedagógicos criativos proporcionam momentos de felicidade, seja qual for turma da escola, acrescenta leveza à rotina escolar e faz com que o aluno registre melhor os ensinamentos que lhe chegam. Desta forma, a garotada do 4º ano descobriu o mundo dos contos tradicionais e regionais construindo perfeitas maquetes, expressando com elas seu conto predileto. Expuseram aos colegas as estórias e assim desenvolveram a oralidade e a desenvoltura diante dos colegas.

A imaginação aliada ao fazer prático é ingrediente de interação do aluno com o meio.  Os jovens observam e compreendem que aprender é construção.  E assim, a experiência no Ensino Médio chegou de forma gastronômica para motivar os alunos. Eles trouxeram á sala de aula, pratos típicos da região centro-oeste junto com os textos instrucionais. O gastronômico e a redação, ingredientes perfeitos! A turma do 1º ano do Ensino Médio estudou nas aulas de redação, a funcionalidade dos textos instrucionais.

Segundo os coordenadores pedagógicos “Essas experiências são um verdadeiro laboratório vivo, com elas testamos hipóteses com erros e acertos e os alunos aprendem de forma intuitiva e prazerosa. Um trabalho extremamente gratificante para professores e as famílias. Essa educação encanta”, afirmam Alana Roberta e Jorge Campos.

Fonte: Comunicação Auxiliadora Campo Grande