Menu Principal

BLOG

Começam os CommTalkS

Que ocasião melhor do que a solenidade de São João Bosco para lançar a iniciativa CommTalkS, com as vídeo-publicações produzidas pelo Âmbito da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora?

Com a palavra da  Superiora Geral, Madre Chiara Cazzuola, iniciou-se uma série de publicações, pequenos vídeos ou webinars, sobre diversos temas da atualidade. Dando início ao primeiro webinar, irmã Maria Ausilia De Siena, Conselheira Geral para a Comunicação Social, apresenta o seu significado e a sua finalidade:

“São pequenos imput formativos, que também podem ser utilizados para a animação nas comunidades, que, como previsto no programa do sexenio, poderiam ser úteis na criação de uma visão compartilhada da cultura da comunicação, apesar da diversidade de expressão.

Essas publicações são unificadas pelo logotipo CommTalkS:

Comm nos lembra os termos ingleses Communication e Community para sublinhar a transversalidade da comunicação que nos permite ler juntos, com sentido crítico, os diferentes aspectos da realidade.

Talk indica a vontade de promover a reflexão e a discussão  em um debate que envolva e seja acessível ao maior número de pessoas, comunidades educativas e jovens.

S recorda a Salesianidade como um estilo de vida que queremos aprofundar e atualizar para redescobrir cada vez mais o Sistema Preventivo como método educativo válido, numa sociedade complexa e desorientada como a atual.

“Comunicar è vida” é o tema abordado pela Madre no primeiro vídeo, no qual ela afirma:

“Comunicar è adentrar no mistério de Deus, do outro, do mundo. É a capacidade de se colocar em relação com os outros, é uma habilidade que cada um de nós adquire no caminho da própria existência e matura através de numerosos encontros  desde o âmbito familiar  ao da sociedade em todas as suas expressões. Na verdade conseguimos compreender quem somos e quanto valemos somente através de um confronto com os outros”.

E assim especifica a importância carismática da comunicação: “Para nós Filhas de Maria Auxiliadora a comunicação é uma dimensão da espiritualidade  que é fundada na relação comunicativa, uma relação que atinge a todos  e procura não transcurar ninguém”.

Os vídeos e os ‘webinar’ estarão em sinergia com o ‘site’ do Instituto e a revista DMA que tratará amplamente, neste ano, o tema da paz.

A este vídeo seguirá um ‘webinar’ confiado à Madre Yvonne Reungoat que irá falar de sua experiência no recente Sínodo dos Bispos respondendo às perguntas dos jovens de todo o mundo.

Os vídeos têm subtítulos em cinco línguas.

Fonte: cgfma.net

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

O Reitor-Mor é cardeal

No Consistório Público Ordinário de 30 de setembro, o Reitor-Mor dos Salesianos, Dom Ángel Fernández Artime, foi oficialmente criado cardeal pelo Papa Francisco.    

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.