Menu Principal

BLOG

33ª Beatificação de Laura Vicuña

O dia 3 de setembro de 2021 é o 33º aniversário da beatificação de Laura Vicuña, ocorrida em 3 de setembro de 1988, centenário da morte de Dom Bosco, no “Monte das Bem-aventuranças Juvenis”, em Castelnuovo Dom Bosco (Asti).

Na presença de milhares de jovens participantes do Confronto ’88 do Movimento Juvenil Salesiano (MJS), foi beatificada pelo Papa João Paulo II e proposta aos jovens como modelo de coerência evangélica até o dom da vida.

De origem chilena, Laura Vicuña conhece as Filhas de Maria Auxiliadora em Junín de los Andes, Argentina, onde frequenta o Colégio das Irmãs. O Santo Padre, na homilia de beatificação, destaca: “A pequena Laura logo encontrou um refúgio espiritual com as Irmãs Salesianas, no internato para meninas de Junín de Los Andes. Aqui ela se preparou para a Primeira Comunhão e Confirmação; e aqui ela se acendeu de ardor por Jesus, tanto que decidiu consagrar sua vida a ele ”.

No colégio amadureceu o caminho de santidade da vida cotidiana, até a opção de se entregar pela conversão de sua mãe, que a fez nascer no céu em 22 de janeiro de 1904, aos 13 anos. Seu corpo encontra-se agora na capela das FMA da Inspetoria São Francisco Xavier (ABB) em Bahía Blanca (Argentina), destino de muitos peregrinos.

No dia 22 de agosto de 2021, a urna com os restos mortais de Laura Vicuña foi transferida para um novo espaço, que foi reformado para ser um Centro de Espiritualidade em Bahía Blanca. “Será um lugar para encontrá-la, amá-la, rezá-la e invocá-la à sua intercessão” , explica Irmã Silvia Heit, FMA que acompanha este processo.

A ideia do Centro de Espiritualidade nasceu por sugestão da Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Yvonne Reungoat, em visita a Bahía Blanca, e do Bispo, que instou pela criação de um espaço de promoção do conhecimento e do amor à Laura, com acesso direto para todos.

O novo Centro de Espiritualidade, dedicado à oração, reflexão e troca de experiências a respeito do Beato, se somará ao de Junín de los Andes. Irmã Silvia Heit está encarregada da formação de um grupo de Voluntárias que, aprofundando a vida e espiritualidade de Laura, se preparam para serem guias dos visitantes do Centro.

No Ano da Família Amoris Laetitia , um ano especial para crescer no amor familiar, Laura Vicuña é, como recordou São João Paulo II na homilia da Beatificação , uma referência luminosa para as famílias e os jovens:

«O rito da« beatificação », que celebramos com tanta alegria e solenidade neste lugar onde se origina uma história de santidade, lugar justamente denominado« monte das bem-aventuranças juvenis »- deve também nos fazer refletir sobre a importância da a família na educação dos filhos e o direito que têm de viver em família normal, lugar de amor mútuo e de formação humana e cristã. É um apelo para que a própria sociedade moderna tenha cada vez mais consideração pela instituição da família e pela educação dos jovens ”.

No dia 3 de setembro de 2021, às 19h00 (hora da Argentina), a Celebração Eucarística do 33º aniversário da beatificação de Laura será transmitida ao vivo no Facebook da capela das FMA de Bahía Blanca.

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Comunicação CCMAC

Um pouco de história A atenção à realidade comunicativa esteve presente desde os inícios do Instituto FMA: Dom Bosco, Maria Domingas Mazzarello foram grandes Comunicadores.

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.