Menu Principal

BLOG

Canonização de Artêmides Zatti

No domingo, 9 de outubro de 2022, às 10h15, o Santo Padre Francisco presidirá, no adro da Basílica Vaticana, a Celebração Eucarística durante a qual será canonizado o Beato Artêmide Zatti, Leigo Professo da Sociedade Salesiana de San Giovanni Bosco ( 12 de outubro de 1880, Boretto, Itália – 15 de março de 1951, Viedma, Argentina), e Giovanni Battista Scalabrini , Bispo de Piacenza e Fundador da Congregação das Missionárias de San Carlo e da Congregação das Irmãs Missionárias de San Carlo Borromeo, (8 de julho de 1839, Fino Mornasco, Itália – 1 de junho de 1905, Piacenza, Itália).

“Um grande dom para a Igreja, um grande dom para todos nós” – disse o Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, P. Ángel Fernández Artime, convidando todos os Salesianos Coadjutores que desejam estar presentes na Praça de São Pedro, a Superiores das 91 Inspetorias e Visitadorias da Congregação, os Bispos, os Arcebispos, os Cardeais Salesianos e todos os membros da Família Salesiana que possam estar presentes fisicamente ou que possam acompanhar de perto o evento pelos meios de comunicação.

A canonização de Artemide Zatti –  o primeiro salesiano coadjutor não mártir a ser proclamado santo – é, de fato, motivo de profunda alegria e gratidão para a Congregação dos Salesianos de Dom Bosco e para toda a Família Salesiana, bem como para o Igreja na Argentina, terra para onde o futuro santo emigrou aos 17 anos.

A cura inexplicável que abriu caminho para a canonização de Artemide Zatti ocorreu nas Filipinas em agosto de 2016 e diz respeito a um homem que sofreu um derrame isquêmico – acompanhado de outras complicações – cujo irmão, salesiano coadjutor, iniciou uma corrente de oração invocando a cura do familiar por intercessão do Beato Artemide Zatti.

A memória litúrgica de Sant’Artemide Zatti será celebrada no dia 13 de novembro . Estão disponíveis textos litúrgicos (oracional – lecionário – oração universal) para serem usados ​​tanto no dia da Memória como por ocasião das celebrações de ação de graças após a canonização. Há também um hino musical composto por Don Eduardo Meana Laporte, SDB argentino.

Devido à canonização de Artemide Zatti, a Congregação Salesiana programou  outros eventos importantes nos dias imediatamente anteriores e seguintes :

  • Sábado ,  8 de outubro , às 10h00 (hora italiana), na Sala Paulo VI  do Vaticano, o  Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, P. Ángel Fernández Artime, presidirá  uma solene celebração eucarística ; a seguir, serão oferecidos alguns testemunhos sobre o futuro santo. Às 12h , haverá uma Audiência especial do Papa Francisco para todos os Salesianos e membros da Família Salesiana . Link para viver
  • Domingo, 9 de outubro , às 10h15 (hora italiana), Celebração eucarística com rito de canonização:

Sinal internacional (sem qualquer tradução e comentário)

Tradução e comentários em italiano

Tradução e comentários em inglês

Tradução e comentário em espanhol

Traduzione e commento in Português

Traduzione e commento in Français

Traduzione e commento in Deutsch

À tarde, os numerosos peregrinos presentes em Roma poderão fazer uma peregrinação guiada aos lugares de Dom Bosco em Roma, com itinerários para grupos linguísticos.

  • Na segunda-feira, 10 de outubro , às 11h (horário italiano) em Roma, na Igreja Nacional Argentina (igreja de Santa Maria Addolorata na Piazza Buenos Aires), o Cardeal argentino Leandro Sandri , Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais,  presidirá a Missa de ação de graças pela canonização de Zatti para os fiéis argentinos reunidos em Roma.
  • Terça-feira, 11 de outubro , na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, Valdocco, o Reitor-Mor presidirá a Eucaristia de ação de graças pelo dom da Santidade de Artêmide Zatti, junto com os Salesianos Irmãos de todo o mundo .

Os principais eventos programados serão visíveis em transmissão ao vivo  no  ANSChannel  (YouTube) e  na página do Facebook da ANS . Estas oportunidades são possíveis graças à colaboração entre o Setor de Comunicação Social da Congregação Salesiana “IME Comunicazione” e o Centro Televisivo Vaticano.

Fonte: ANS

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Semana Pedagógica OSAF

Nos dias 29 a 31 de janeiro de 2019 a equipe dos educadores sociais dos Cursos Noturnos Gratuitos da OSAF, viveu uma rica Semana do

Tempo da Criação 2022

De 1 de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, a 4 de outubro de 2022, festa de São Francisco de Assis, celebra-se

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.