Menu Principal

BLOG

“Por uma animação generativa”: continuam os trabalhos do Seminário Interâmbitos da Conferência das Inspetorias do Brasil

Desde o dia 1º de março, no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo/MG, está sendo realizado o Seminário Interâmbitos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), cujo tema é “Por uma animação generativa”.

Nestes dias, cerca de 70 Irmãs Salesianas da Conferência das Inspetorias do Brasil (CIB) estão refletindo sobre três núcleos emanados do último Capítulo Geral das FMA: Autoridade, Sinodalidade e Generatividade.

O Seminário está sendo animado por Madre Chiara Cazzuola, Superiora Geral das FMA, assessorada por sete Conselheiras Gerais, vindas de Roma especialmente para este evento.

No primeiro dia, o tema que motivou as reflexões, orações e laboratórios foi o núcleo “Autoridade”. No segundo dia, as participantes se envolveram em diferentes atividades, refletindo e traçando caminhos para um serviço de governo e de autoridade baseado no núcleo “Sinodalidade”.

E, nesta segunda-feira, todos os momentos, tanto comunitários quanto individuais, levaram as Irmãs a se debruçarem sobre o núcleo “Generatividade”. Muito marcante foram as reflexões apresentadas que ajudaram o grupo a entender a necessidade e a importância da “cultura do cuidado”.

Irmã Maria Ko, biblista e docente da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium, de Roma animou, de modo virtual, a Lectio Divina sobre o livro dos Atos dos Apóstolos (8,29): «Vai e acompanha aquele carro!». O Evangelho se abre aos distantes.

Madre Chiara dedicou um tempo significativo para apresentar sua reflexão sobre “O estilo do cuidado”, tendo como base as conclusões do XXIV Capítulo Geral das FMA e também aspectos carismáticos. Destacou pontos significativos como: a formação como estratégia a partir de uma mentalidade projetual; a dimensão vocacional, a arte de saber cuidar e a pessoa que precisa estar no centro da missão; o cuidado como capacidade de dar-nos a nós mesmas, levando as pessoas a Jesus, com a marca da alegria e da esperança salesiana.

Após o intervalo da manhã, o grupo foi brindado com uma palestra do professor Bernardo Toro, da Colômbia, que também em formato virtual tratou sobre “O Cuidar, paradigma na nova civilização, elemento para uma nova visão do cosmo”.

A tarde foi dedicada aos laboratórios que proporcionaram muitas partilhas, tanto de experiências de vida quanto do conteúdo do Seminário. Os grupos conheceram a síntese das perguntas que prepararam o Seminário e que envolveu todas as comunidades FMA de todo o Brasil. A partir desta síntese, foi escrita uma bem-aventurança, acompanhada de nova partilha, desta vez sobre o tema do “Cuidado”. O material produzido por todos os laboratórios será reunido e com ele serão compiladas as bem-aventuranças do “cuidado da vida”.

O Seminário Interâmbitos é uma proposta nascida no XXIV Capítulo Geral (2021), cuja finalidade é acompanhar as Inspetoras, os Conselhos inspetoriais e as FMA referentes dos âmbitos no serviço de animação e governo generativo, na ótica do Sistema Preventivo.

Este já é o terceiro Seminário em nível de Instituto FMA. Anteriormente, seguindo a mesma metodologia e objetivos, foram realizados os Seminários em Lusaka (Zâmbia), no mês de agosto de 2023, para a África e Madagascar e, em setembro de 2023, em Frascati (Roma), para a Europa e Oriente Médio. 

Outros seis Seminários estão programados para as demais Conferências Interinspetoriais e serão totalmente finalizados no próximo mês de setembro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.