Menu Principal

BLOG

Casa Betânia em retrospectiva: um mês de março coroado de muitas ações e realizações

Em Guaratinguetá (SP) existe uma presença de Ação Social muito significativa, que faz parte da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP): é a Casa Betânia, que atende diariamente crianças e adolescente de 6 a 15 anos, por meio de projetos e atividades socioassistenciais, culturais e esportivas, que traduzem muito bem a vivência concreta do Sistema Preventivo de São João Bosco.

Trazemos um pouco da vida-missão que por lá, na Casa Betânia, está em alta!

O dia 19 de março, festa de São José, Patrono do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), foi repleto de amor e cuidado.

O curso de Estética e Cosmética do UNIFATEA – Centro Universitário Teresa D’Ávila, de Lorena, disponibilizou uma tarde para vir e cuidar das educandas e também das colaboradoras da Casa Betânia. Um show de solidariedade e compromisso social!

As 20 adolescentes e 7 colaboradoras da Casa Betânia puderam não só receber todo esse cuidado, mas também ter contato com um curso de nível superior através das estudantes. Por sua vez, as 5 estudantes do curso de Estética, acompanhadas por uma professora, puderam conhecer um pouco mais da realidade da casa e das educandas que frequentam a obra social.

Esta experiência reforça a convicção da Casa Betânia: «faz parte da nossa natureza cuidar da juventude!».

Imprimindo o Futuro

Já o dia 20 de março foi mais uma oportunidade para criar rede a fim de que a missão da Casa Betânia favoreça ainda mais crianças e adolescentes que por lá passam diariamente.

Um agradável encontro trouxe até a obra representantes do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, para um melhor entendimento sobre como serão disponibilizadas as vagas do curso “Imprimindo o Futuro – Impressão 3D”, oferecido pela Casa Betânia.

Segundo Tobias, coordenador dos Projetos, «a ideia é que todas as diferentes expressões de nosso território possam ter acesso a esse curso que só é realizado graças à parceria com a UNESP – Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho».

Participaram do encontro David Henrique Silva Luz, pelo CRAS; Ana Carolina Cursino e Hesdras Santos, pelo CREAS; Tobias Henrique e Alberto Marques pela Casa Betânia.

O curso “Imprimindo o Futuro” terá início no mês de abril. Esta iniciativa foi viabilizada através de financiamento do Banco SICREDI – Sistema de Crédito Cooperativo, que doou duas impressoras 3D, juntamente com os filamentos necessários para a impressão. A Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Guaratinguetá, reconhecido por sua excelência em Engenharia e Ciências Exatas, vai contribuir cedendo os educadores para este curso.

A idealização do curso surgiu do desejo da gestão da Casa Betânia de responder a uma questão premente do território: a geração de renda e a prevenção de situações de criminalidade. Buscando parcerias dentro da universidade pública, o coordenador da Casa Betânia teve a oportunidade de conhecer os equipamentos de impressão 3D. Embora essa tecnologia seja avançada, uma questão crucial foi levantada: é possível que jovens com pouco domínio da escrita e da leitura operem essa máquina? A resposta foi afirmativa.

Assim, iniciou-se a captação de recursos, com o apoio do banco SICREDI. Irmã Dulce Hirata, atualmente curadora do “Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil”, compartilhou com a coordenação da Casa Betânia uma história inspiradora: Dom Bosco, em certa ocasião, adquiriu equipamentos avançados de impressão e os levou para uma feira de ciências e tecnologia. Muitos questionaram a decisão de colocar tanta tecnologia nas mãos daquela juventude, mas Dom Bosco sabia o que fazia. Ele decidiu doar aquelas ferramentas como instrumento de profissionalização. «Ao conhecermos essa história, sentimos que estávamos trilhando o caminho certo. Este curso representa uma novidade em nossa comunidade, sendo o primeiro do tipo. Ele nasce da convicção de que a educação e o acesso à tecnologia podem ser instrumentos poderosos na transformação das vidas dos jovens e na construção de um futuro mais promissor», concluiu Tobias.

Parceria entre Obra Social e Escola Municipal

O dia 21 de março foi ocasião propícia para levar um pouco da Casa Betânia para mais de 450 estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alcina Soares Novaes.

Cinco educadores participaram diretamente desta ação e deram o tradicional “Bom dia Salesiano” para todos os estudantes. Cada educador falou um pouco sobre sua Oficina e também sua trajetória: Brenda, responsável pela Oficina de Educomunicação; Luís Gustavo, educador de Esporte, Saúde e Meio Ambiente, que apresentou o projeto “Futebol de Rua”; Suzane, educadora de Formação Humana, que compartilhou sua experiência como ex-aluna daquele colégio e ex-educanda da Casa Betânia, além de discorrer sobre sua opção: ser educadora.

Também estiveram presentes os educadores voluntários: Luca, responsável pelas Tecnologias, vindo de Paola, Itália, região da Calábria, e Chiara, educadora de Comunicação Não-Violenta, originária de San Benedetto del Tronto, região central da Itália, ambos há cinco meses no Brasil.

A iniciativa de saudar os estudantes com o “Bom dia Salesiano” surgiu durante uma visita de articulação com a Direção do colégio, visando compartilhar um pouco das vivências da Casa Betânia e estabelecer redes de colaboração. Este projeto será repetido, já que haverá uma atividade de “Futebol de Rua” e diversas palestras, incluindo uma sobre Comunicação Não-Violenta.

Além disso, foi solicitado que as FMA da comunidade local façam palestras sobre o tema Projeto de Vida para os estudantes da Educação de Jovens Adultos – EJA.

A proposta é realizar atividades mensais na escola vizinha, fortalecendo assim os laços entre as Instituições e levando para aquele ambiente o carisma que define a Casa Betânia.

Casa Betânia marca presença em Seminário promovido pela RSB

O mês de março na Casa Betânia foi brilhante! Tudo porque já no início do mês (5), o coordenador de Projetos da Casa Betânia, Tobias Henrique, teve o privilégio de apresentar, em modo virtual, uma série de boas práticas durante o Seminário “Vivenciando os Cadernos de Identidade e dos Compromissos Fundamentais da Ação Social da Rede Salesiana Brasil – RSB”.

Esse evento, de alcance nacional, teve como propósito fundamental promover a disseminação de práticas exemplares que evidenciassem a aplicabilidade dos Cadernos nas ações desenvolvidas nas obras sociais, assim como suas contribuições para o impacto social gerado por meio da ação social em rede, tudo alinhado ao Plano Integrado de Formação da RSB, vinculado ao Centro Salesiano de Formação.

Segue a partilha de Tobias acerca desta experiência:

«O tema específico que abordei durante minha apresentação foi “Extensão Universitária e Construção de Competências: a ponte entre as Universidades Públicas e a Ação Social”. Nessa exposição, busquei não apenas traçar uma linha direta entre a Casa Betânia e a extensão universitária, mas também destacar a relevância da Lei 13.005 de 2014, a qual estipula a obrigatoriedade das universidades, sejam elas públicas ou privadas, de incluírem em seus currículos ao menos 10% da carga horária voltada para a extensão universitária.

Minha trajetória como ex-aluno da Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (UNESP), somada à experiência como membro da Casa Betânia, proporcionou-me insights valiosos sobre como a colaboração entre essas instituições pode gerar impacto positivo. Gradualmente, estabelecemos parcerias estratégicas com universidades próximas, o que culminou no desenvolvimento de projetos como:

= Ciência em Jogo: um programa que não apenas promove o interesse dos jovens pelas ciências, mas também estimula o pensamento crítico, o raciocínio lógico e a criatividade, enquanto reconfigura a forma como interagem com os esportes, gerando entusiasmo educativo e preparando-os para acessar o mundo científico de forma mais ativa.

= GP-Rolimã: este projeto não apenas melhora a capacidade motora dos participantes, mas também os desafia a serem criativos e a resolverem problemas de forma prática. Além disso, promove o trabalho em equipe, melhorando a tolerância e fortalecendo a autoconfiança e a autoestima.

= Do Tabuleiro para a Vida: uma iniciativa que vai além do desenvolvimento cognitivo, promovendo habilidades sociais essenciais para a vida. Este programa ajuda os jovens a construir autoconfiança, a lidar com suas emoções e a promover valores morais, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade e a imaginação.

= Imprimindo o Futuro: um projeto inovador que visa desenvolver habilidades tecnológicas em jovens, capacitando-os para enfrentar os desafios do mundo moderno. Ao fornecer acesso à fabricação digital, este programa não apenas estimula o pensamento criativo e a inovação, mas também empodera os participantes, conectando oportunidades educacionais com perspectivas de emprego.

Além de evidenciar os resultados tangíveis desses programas, também compartilhei as experiências enriquecedoras vivenciadas pelos universitários que participaram dessas iniciativas. No entanto, também reconheci os desafios que enfrentamos, como a diversidade de realidades e a necessidade de adaptar o calendário acadêmico às necessidades das obras sociais.

Para além da aproximação com as universidades, a experiência gerou ainda diálogos com a comunidade universitária e possibilitou a articulação para a criação de um COMJUVE – Conselho Municipal da Juventude».

Participaram do evento “Vivenciando os Cadernos de Identidade e dos Compromissos Fundamentais da Ação Social da RSB” em torno de 70 pessoas ligadas à Rede Salesiana Brasil e à Ação Social.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.