Menu Principal

BLOG

XV ENARSE

Abertura solene, conferência magistral, Edebê Educação e mesas redondas sobre as mudanças da educação básica no Brasil foram os destaques do primeiro dia do evento, que acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, em Brasília-DF.

O XV Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (ENARSE) e o VIII Encontro de Ecônomos Locais da RSB-Escolas (ENEL) tiveram início nesta quarta-feira, 27 de setembro, e vão até a sexta-feira, 29, em Brasília-DF. Cerca de 400 pessoas, entre diretores da RSB, diretores das escolas salesianas, ecônomos, gestores e animadores de polo se reúnem na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC).

Neste ano, o tema principal é “A gestão educacional empreendedora e profissional: uma visão do cenário educacional brasileiro e o compromisso com o carisma salesiano”. O evento também celebra os 15 anos de trabalho em Rede da RSB-Escolas. Serão dias oportunos para dialogar sobre as mudanças na educação básica brasileira, a reforma do ensino médio, o ENEM, a atuação das escolas católicas no atual cenário da educação, entre outros diversos assuntos.

A mesa de abertura foi composta pelos diretores-executivos da RSB-Escolas, Ir. Adair Aparecida Sberga e Pe. José Adão Rodrigues da Silva, pelo diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil. Pe. José Marinoni; pelos inspetores referentes Ir. Maria Carmelita Conceição e Pe. Nivaldo Pessinatti; e pelos membros do Conselho Geral dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, Pe. René Antonio Santos e Ir. Ivone Goulart.

Irmã Adair e Padre Adão apresentaram aos educadores as Diretrizes Pedagógicas Evangelizadoras da Rede Salesiana Brasil de Escolas, com a avaliação de que as diretrizes são indicações para orientar, regular e nortear um percurso que nos leva a um determinado fim.

Padre José Adão ressaltou a importância do carisma salesiano. “Seguindo esse jeito carismático de ser, em que o protagonismo é uma marca que prevalece na RSB-Escolas, cada participante faz deste ENARSE um encontro mais fecundo, porque estamos construindo-o a várias mãos, contando com a colaboração de generosos educadores que, com sua singularidade e competência profissional, realizam um trabalho que corresponde aos nossos sonhos e anseios de uma educação com qualidade”, afirmou.

Para Ir. Adair, as Diretrizes Pedagógicas são importantes para o cumprimento da missão da RSB-Escolas e também para a educação brasileira, de modo mais amplo: “Se concretizarmos estas diretrizes, da melhor forma possível, em nossas escolas, além de cumprirmos com a nossa missão educativa evangelizadora, também contribuiremos para um efetivo desenvolvimento da nação brasileira, rumo à justiça, à igualdade e à equidade social”, destacou, recordando, a seguir, do início da trajetória da Rede: “Nesses 15 anos de Rede Salesiana Brasil de Escolas, fazemos uso de uma metáfora para relembrarmos como começou nossa história: De uma árvore que se soma à outra forma-se um grande bosque. Dom Bosco e Madre Mazzarello personificam e fundamentam o nosso jeito salesiano de educar”, concluiu.

Padre José Marinoni deu as boas-vindas aos participantes e conclamou a todos a continuar o importante trabalho em Rede que tem se realizado ao longo dos últimos 15 anos. Após a abertura solene, foi exibido um vídeo institucional comemorativo da RSB-Escolas.

 

O decorrer do dia

O Pe Edson Donizetti Castilho, diretor-presidente da Rede Salesiana Brasil, apresentou a conferência magistral com o tema “15 anos da Rede Salesiana Brasil de Escolas: conquistas e perspectivas”. Ele salientou a importância de seguirmos firmes no propósito de consolidação de nossa rede de escolas, aliando, como que num único movimento, competência técnico-pedagógica, densidade de propostas pastorais e acompanhamento espiritual de jovens.

“Encontraremos os caminhos, atitudes, processos que nos conduzirão às  necessárias mudanças a serem efetivadas para que a Proposta Pedagógica Pastoral, no interior de nossa escola, reflita competência, atualidade, solidariedade, mas sem que nos esqueçamos: é a escola, entre tantas, uma válida mediação. Nossa missão/vocação é oferecer um qualificado serviço pastoral aos jovens”, disse.

Em seguida, Edevaldo Gaudêncio, coordenador de Inovação e Produtos Digitais, da Editora Edebê, apresentou a Edebê Educação, destacando que, durante o evento, todos os participantes terão a oportunidade de viver a experiência Edebê. “Criamos um ambiente para vocês conhecerem a estrutura, os produtos e os serviços da Editora Edebê. Afinal, a editora é parte da Rede Salesiana Brasil”, afirmou.

O dia foi concluído com mesas redondas sobre temas pertinentes às reformas da educação: BNCC, Reforma do Ensino Médio, mudanças do ENEM e cenário atual para as escolas católicas. Participaram os conferencistas Dr. Gilberto Garcia, Reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB); Prof. Esp. Wisley João Pereira, coordenador geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (MEC); Profª Drª Luana Bergmann Soares, diretora de Avaliação da Educação Básica (INEP); e a Profª Ma. Roberta Valéria de Lima, membro da Câmara de Educação Básica da ANEC.

 

Fonte: Portal RSB

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Capítulo Geral XXIV online

Estamos próximos do início do Capítulo Geral XXIV, um evento importante para todas as Filhas de Maria Auxiliadora, Comunidade Educativa e Família Salesiana no mundo.

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.