Menu Principal

BLOG

AJS realiza IV Congresso Nacional e cripta de Dom Bosco é inaugurada

Nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2017, em Brasília, foi realizado o IV Congresso Nacional da AJS (Articulação da Juventude Salesiana) em comemoração aos 20 anos do Movimento Juvenil Salesiano (AJS) no país.

O IV Congresso Nacional da AJS teve como principal características ter sido o primeiro congresso realizado e preparado somente pelos jovens e assessorado pela Pastoral Juvenil Salesiana em âmbito de Rede Salesiana Brasil, (formada por padres e irmãs dos Salesianos de Dom Bosco e Filhas de Maria Auxiliadora), algo que nos faz reviver a proposta de Dom Bosco de sempre incentivar o protagonismo juvenil. O Congresso teve como tema “Celebrar a caminhada juvenil salesiana” e o lema “AJS 20 anos: Jovem evangelizando jovem!”.

“Foram três dias de muito fortalecimento da espiritualidade salesiana, ver de perto as raízes da AJS, o quanto pessoas se dedicaram em fazer um legado ao longo desses 20 anos. Também, ver o quanto o nosso Brasil é rico de fé, cada um nas suas vertentes, respeitando o carisma salesiano e sempre voltado e pautado para o seguimento de Cristo”, afirmou Marco Aurélio Crepaldi, da AJS Lapa.

O evento, que contou com 300 jovens de todas as regiões, foi aberto com a Santa Missa no Santuário Dom Bosco, presidida pelo Pe. Natale Vitali, Conselheiro Regional para a América Cone Sul da Congregação Salesiana. Durante três dias os jovens tiveram a oportunidade de aprofundar a sua identidade como articuladores da juventude salesiana e enriquecer seus conhecimentos sobre a AJS com as oficinas e formações elaboradas por representantes de cada inspetoria salesiana, utilizando como base os princípios norteadores da AJS, que já está em sua 3° edição, lançada em 2016.

“A experiência desse congresso seria definida como incrível, como foi um momento especial ver tanto jovens e tantas pessoas, em prol de um propósito (que é) evangelizar por meio da espiritualidade salesiana. Passar esses dias ao lado de Dom Bosco foi algo contagiante, algo único”, contou a jovem Larissa Kiyanitza Zanachi, da AJS Americana.

Além dos objetivos formativos e celebrativos, o Congresso também obteve como retorno o aprofundamento da identidade da Articulação da Juventude Salesiana com a interação entre os jovens das diversas regiões do Brasil que trocaram experiências, enriqueceram e partilharam  as suas culturas e as suas realidades em busca de fortificar o espírito missionário e e seguir os passos de Jesus e de Dom Bosco.

“Mais um sonho foi realizado, de conhecer Brasília, de estar presente no Santuário Dom Bosco e de sentir essa energia ao estar frente a sua relíquia. Como foi bonito celebrar esses vinte anos de AJS. Como o próprio hino dizia: Hoje é festa AJS, celebrar ela merece, 20 anos na estrada… O protagonismo juvenil foi ‘top’, vendo jovem evangelizando jovem”, concluiu o jovem Leonardo Levino, da AJS Lorena.

Para o encerramento do IV Congresso Nacional da AJS os jovens participaram da Caminhada de Dom Bosco, que partiu da Catedral Metropolitana de Brasília em direção ao Santuário Dom Bosco, onde aconteceu da missa de inauguração da cripta de Dom Bosco, que agora guarda uma estátua de Dom Bosco em tamanho natural com parte de seus restos mortais, um presente do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime que ficará definitivamente no Santuário Dom Bosco, na capital federal, despertando a esperança e fortificando a fé dos jovens que poderão realizar visitas e peregrinações, estando mais próximos do Pai e Mestre da Juventude.

Durante a missa também foram realizadas as profissões religiosas perpétuas dos salesianos Géster de Souza Cabral e Warley Alves Batista.

João Batista Dantas Junior 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Perto da Ucrânia

A Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, e as Conselheiras Gerais acompanham com apreensão e carinho a evolução da

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.