Menu Principal

BLOG

XV ENARSE

Abertura solene, conferência magistral, Edebê Educação e mesas redondas sobre as mudanças da educação básica no Brasil foram os destaques do primeiro dia do evento, que acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, em Brasília-DF.

O XV Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (ENARSE) e o VIII Encontro de Ecônomos Locais da RSB-Escolas (ENEL) tiveram início nesta quarta-feira, 27 de setembro, e vão até a sexta-feira, 29, em Brasília-DF. Cerca de 400 pessoas, entre diretores da RSB, diretores das escolas salesianas, ecônomos, gestores e animadores de polo se reúnem na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC).

Neste ano, o tema principal é “A gestão educacional empreendedora e profissional: uma visão do cenário educacional brasileiro e o compromisso com o carisma salesiano”. O evento também celebra os 15 anos de trabalho em Rede da RSB-Escolas. Serão dias oportunos para dialogar sobre as mudanças na educação básica brasileira, a reforma do ensino médio, o ENEM, a atuação das escolas católicas no atual cenário da educação, entre outros diversos assuntos.

A mesa de abertura foi composta pelos diretores-executivos da RSB-Escolas, Ir. Adair Aparecida Sberga e Pe. José Adão Rodrigues da Silva, pelo diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil. Pe. José Marinoni; pelos inspetores referentes Ir. Maria Carmelita Conceição e Pe. Nivaldo Pessinatti; e pelos membros do Conselho Geral dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, Pe. René Antonio Santos e Ir. Ivone Goulart.

Irmã Adair e Padre Adão apresentaram aos educadores as Diretrizes Pedagógicas Evangelizadoras da Rede Salesiana Brasil de Escolas, com a avaliação de que as diretrizes são indicações para orientar, regular e nortear um percurso que nos leva a um determinado fim.

Padre José Adão ressaltou a importância do carisma salesiano. “Seguindo esse jeito carismático de ser, em que o protagonismo é uma marca que prevalece na RSB-Escolas, cada participante faz deste ENARSE um encontro mais fecundo, porque estamos construindo-o a várias mãos, contando com a colaboração de generosos educadores que, com sua singularidade e competência profissional, realizam um trabalho que corresponde aos nossos sonhos e anseios de uma educação com qualidade”, afirmou.

Para Ir. Adair, as Diretrizes Pedagógicas são importantes para o cumprimento da missão da RSB-Escolas e também para a educação brasileira, de modo mais amplo: “Se concretizarmos estas diretrizes, da melhor forma possível, em nossas escolas, além de cumprirmos com a nossa missão educativa evangelizadora, também contribuiremos para um efetivo desenvolvimento da nação brasileira, rumo à justiça, à igualdade e à equidade social”, destacou, recordando, a seguir, do início da trajetória da Rede: “Nesses 15 anos de Rede Salesiana Brasil de Escolas, fazemos uso de uma metáfora para relembrarmos como começou nossa história: De uma árvore que se soma à outra forma-se um grande bosque. Dom Bosco e Madre Mazzarello personificam e fundamentam o nosso jeito salesiano de educar”, concluiu.

Padre José Marinoni deu as boas-vindas aos participantes e conclamou a todos a continuar o importante trabalho em Rede que tem se realizado ao longo dos últimos 15 anos. Após a abertura solene, foi exibido um vídeo institucional comemorativo da RSB-Escolas.

 

O decorrer do dia

O Pe Edson Donizetti Castilho, diretor-presidente da Rede Salesiana Brasil, apresentou a conferência magistral com o tema “15 anos da Rede Salesiana Brasil de Escolas: conquistas e perspectivas”. Ele salientou a importância de seguirmos firmes no propósito de consolidação de nossa rede de escolas, aliando, como que num único movimento, competência técnico-pedagógica, densidade de propostas pastorais e acompanhamento espiritual de jovens.

“Encontraremos os caminhos, atitudes, processos que nos conduzirão às  necessárias mudanças a serem efetivadas para que a Proposta Pedagógica Pastoral, no interior de nossa escola, reflita competência, atualidade, solidariedade, mas sem que nos esqueçamos: é a escola, entre tantas, uma válida mediação. Nossa missão/vocação é oferecer um qualificado serviço pastoral aos jovens”, disse.

Em seguida, Edevaldo Gaudêncio, coordenador de Inovação e Produtos Digitais, da Editora Edebê, apresentou a Edebê Educação, destacando que, durante o evento, todos os participantes terão a oportunidade de viver a experiência Edebê. “Criamos um ambiente para vocês conhecerem a estrutura, os produtos e os serviços da Editora Edebê. Afinal, a editora é parte da Rede Salesiana Brasil”, afirmou.

O dia foi concluído com mesas redondas sobre temas pertinentes às reformas da educação: BNCC, Reforma do Ensino Médio, mudanças do ENEM e cenário atual para as escolas católicas. Participaram os conferencistas Dr. Gilberto Garcia, Reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB); Prof. Esp. Wisley João Pereira, coordenador geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (MEC); Profª Drª Luana Bergmann Soares, diretora de Avaliação da Educação Básica (INEP); e a Profª Ma. Roberta Valéria de Lima, membro da Câmara de Educação Básica da ANEC.

 

Fonte: Portal RSB

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Se Dom Bosco vivesse hoje…

Fui provocado a refletir sobre uma utopia em tempos de apagão das luzes. Pensar Dom Bosco atuando hoje nas realidades complexas das grandes cidades com

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.