Menu Principal

BLOG

Páscoa Jovem reúne jovens de Ribeirão Preto, Araras e Lins

Nos dias 23 e 24 de março, aconteceu na paróquia Dom Bosco, de Ribeirão Preto, a Páscoa Jovem, uma iniciativa do Âmbito da Pastoral Juvenil da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP). O evento teve por objetivo propor aos jovens uma preparação mais intensa e profunda para a Páscoa, assim como oferecer conteúdo e vivências formativas sobre a Semana Santa, exercitar a partilha de experiências e, de forma concreta, anunciar o amor de Jesus às pessoas nas visitas e bênçãos às casas.

No sábado pela manhã (23), após a chegada na paróquia Dom Bosco, o grupo foi acolhido pelo pároco, P. Ricardo, que expressou sua alegria em poder receber os jovens e colocou à disposição a infraestrutura da comunidade e um grupo de apoio.

Ao todo 40 jovens participaram: 5 do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA) e 2 da Obra Salesiana de Apoio Fraterno (OSAF), de Araras (SP); 2 representantes do Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade (CEMIC), de Lins; os demais eram alunos e ex-alunos  do colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto (SP) e 4 Irmãs Salesianas (FMA).

A parte da manhã foi reservada para momentos de oração, integração e formação sobre o ser chamado para anunciar o amor de Jesus. Ainda na parte da manhã, o grupo organizou os ramos que foram entregues juntamente com a programação da Semana Santa para as famílias das casas que seriam visitadas na parte da tarde. 

Após o almoço, aconteceu a formação prática para a missão propriamente dita: abordagem, oração e bênção nas casas, postura do missionário, acolhimento da realidade visitada. Em seguida, o grande grupo foi subdividido em pequenos grupos e partiram em missão nas redondezas da paróquia Dom Bosco e na comunidade Nossa Senhora dos Anjos. Ao retornarem já no final da tarde, (nem mesmo a chuva intimidou os grupos!) houve uma significativa, dinâmica e profunda troca de experiências do que puderam vivenciar nas vistas às casas e no encontro com as pessoas.  

Após o jantar, já motivados pela experiência do dia, aconteceu o “luau missionário”, com a presença das crianças da comunidade que se preparam para a Primeira Eucaristia, juntamente com os seus familiares: momento de lazer e diversão. Depois, tempo de oração e síntese do dia. Tudo aconteceu de forma serena, acolhedora e dinâmica. Em seguida todos partiram para seus espaços de descanso e repouso.

Na manhã do dia 24, todos participaram da Procissão de Ramos e Celebração Eucarística na comunidade Nossa Senhora dos Anjos. Muitas pessoas participaram e ficaram felizes pela presença da juventude que, junto com o povo, rezou, cantou e ali estava para se preparar para a Páscoa do Senhor. Após a missa, os grupos retornaram para suas comunidades de origem, mais enriquecidos, mais abertos para ouvir e reconhecer o Senhor que chega nesta Páscoa com a proposta de uma vida nova!

«Quando chegamos já fomos recebidas com muito carinho e logo saímos para a nossa missão! Tomamos um cafezinho, nos introduzimos, tivemos um momento de oração e fomos organizar o que precisaríamos para a nossa missão de anunciar Jesus, visitando casas e dedicando tempo para orar com as pessoas. À tarde, nós fomos, mesmo com uma chuvinha rápida… foi incrível testemunhar a receptividade das pessoas, cada encontro foi uma oportunidade única de tocar os corações das pessoas. Só tenho a agradecer e dizer o quanto foi incrível poder ter participado dessa ação tão linda! Foram dois dias de muita felicidade e muito amor, que estarão sempre marcados em minha vida! Não poderia esquecer de citar sobre as pessoas que fizeram parte, uma galera com os corações abertos e sorrisos no rosto, prontos para compartilhar o amor de Cristo. Que venham mais oportunidades como essa, para que possamos continuar sendo instrumentos do amor de Deus no mundo», relatou a jovem Ana, do 9º ano do INSA, de Araras.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.