10 ago, 2018

OSAF celebra missa festiva em comemoração aos 50 anos de história.


OSAF celebra missa festiva em comemoração aos 50 anos de história

OSAF celebra missa festiva em comemoração aos 50 anos de história

O evento aconteceu na quadra poliesportiva da OSAF, e contou com a participação de 400 pessoas e a presença marcante de muitas irmãs salesianas

A Obra Salesiana de Apoio Fraterno – OSAF, fundada em 1968 está completando seus cinquenta anos de história, e para comemorar esta data especial, a casa preparou uma celebração festiva para homenagear o trabalho realizado por todas as “IRMÃS”, que desde 1968 com a Irmã “Diva”, estiveram presente na entidade. O evento aconteceu no dia 05 de agosto na quadra poliesportiva da OSAF, em Araras-SP.

O Padre, Carlos Alberto da Rocha, da Basílica Nossa Senhora do Patrocínio foi o responsável pela celebração da Missa, que contou com a participação de cerca de 400 pessoas da comunidade e a presença marcante de muitas Irmãs Salesianas.

Na entrada do evento havia uma exposição de fotos nomeada “OSAF – 50 anos de amor”, que continha fotos desde o surgimento da OSAF até a atualidade. A celebração foi iniciada com a fala da Ir. Zilá, recordando o sentido da gratidão e relembrando os trabalhos da Ir. Diva Patarra junto à sua foto. Depois, os funcionários, Irmãs, voluntários, e pessoas que tiveram algum tipo de vínculo com a instituição, realizaram a oferta das flores para Nossa Senhora Auxiliadora.

Houve também, a renovação dos votos das Irmãs e, logo em seguida a Ir. Dorce fez os cumprimentos à Osaf em nome da Inspetoria, presenteando à “todos” simbolicamente com uma imagem de Nossa Senhora do Sorriso. Na sequência, o Padre Carlos celebrou a missa.  Após o término da celebração, foi servido um bolo para todos os presentes.

A Obra Salesiana de Apoio Fraterno – OSAF é um projeto social voltado as crianças, jovens e adultos que busca promover o desenvolvimento social, habilidades e talentos, visando à formação para a cidadania por meio de atividades esportivas, culturais e lúdicas para as crianças e adolescentes

Em entrevista ao programa de TV “Opinião do Meio Dia”, a coordenadora de pastoral da OSAF, Irma Zila Maria de Godoi, conta como é feito este trabalho com os as crianças e jovens: “Durante estes 50 anos, a OSAF trabalha com grupos de crianças e jovens diferentes o tempo todo. Procuramos hoje trabalhar o momento livre da criança e do jovem, trabalhando com a cultura, o esporte, a cidadania e a formação humana, e através destes elementos nós procuramos passar para eles a formação humana e crista”, explica.

Já o atual coordenador de projetos e ex-aluno do INSA, João Victor Moura, ressalta a importância da obra em seu desenvolvimento e também para todos da comunidade. “É muito gratificante fazer parte desta história, minha relação com a salesianidade é longa, fui aluno do Insa desde o maternal ao terceiro colegial, e hoje, como coordenador de projetos na Osaf, tenho a possibilidade de conhecer mais sobre o trabalho salesiano aqui no município de Araras”, diz.

Para o coordenador, a Obra Social é de extrema importância tanto para as crianças e jovens como também para todos da comunidade. “Somos uma instituição muito importante para a comunidade, já que trabalhamos numa perspectiva de convívio e de fortalecimento de vínculos com crianças e jovens. Assim, é possível atender demandas variadas e colaborar para a formação de jovens protagonistas, autônomos e conscientes de seus direitos e deveres enquanto cidadãos. Sinto-me feliz e empolgado com todo o nosso trabalho e pelo momento festivo, por contribuir de alguma forma com a celebração destes 50 anos e com a comunidade”, ressalta.

A Obra Salesiana de Apoio Fraterno – OSAF, fica no bairro de Piratininga na cidade de Araras – SP, e atende crianças de 06 há 15 anos, promovendo também cursos noturnos para qualificação profissional que atende pessoas a partir dos 16 anos.

 

 


Deixe uma resposta