Menu Principal

BLOG

No 150º aniversário da fundação do Instituto: “não esqueçamos a graça das origens” – Circular n° 1014

A Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Chiara Cazzuola, na Circular n° 1014, compartilha com as Filhas de Maria Auxiliadora a reflexão em preparação à celebração oficial do 150º aniversário de Fundação do Instituto, que leva adiante com as irmãs do Conselho Geral.

A Madre recorda as Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana, realizadas de 13 a 16 de janeiro de 2021, e a Estreia do Reitor-Mor, centrada na figura de S. Francisco de Sales, como oportunidade para aprofundar os aspectos fundamentais da espiritualidade salesiana nas suas origens, em sintonia com o caminho para o 150º aniversário.

“Vamos adiante com grande coração e generoso” (C 47.12)

Madre Chiara recorda os inícios do percurso com a Circular n° 989, em que Madre Yvonne Reungoat e o Conselho Geral convidavam o Instituto a viver um triênio em preparação à celebração deste grande evento dividido em três etapas:

  • 2019-2020 Dar graças: “Agradeçamos verdadeiramente ao Senhor que nos dá tantas graças” (C 37,10).
  • 2020-2021 Acolher uma entrega: “A ti as confio”.
  • 2021-2022 Projetar com audácia o futuro: “Coragem! Vamos em frente com um coração grande e generoso” (C 47, 12).

“Envolver as comunidades educativas, especialmente os/as jovens, na redescoberta de Maria Domingas Mazzarello na sua identidade de jovem mulher e nas dimensões proféticas da sua espiritualidade e missão”, foi “e permanece” o objetivo deste caminho, para celebrar juntos “a força geradora do  carisma de Dom Bosco, vivido de modo feminino em Mornese e em Nizza Monferrato de modo criativo e genial, pela Madre e pelas primeiras comunidades, junto com as jovens e colaboradoras leigas”.

A situação da pandemia de Covid-19 que pôs à prova a humanidade inteira e ainda perdura, requer do Instituto das FMA “acolher os desafios da contemporaneidade para Projetar com audácia o futuro e, neste contexto, viver o evento do 150º aniversário como uma oportunidade de renovação e revitalização vocacional e missionária”.

A certeza da presença de Maria Auxiliadora, a força das palavras de Madre Mazzarello – “Coragem! Avancemos com coração grande e generoso” (C 47, 12) – e o convite do Papa Francisco, na visita às Capitulares em 22 de outubro de 2021, a “não esquecer a graça das origens”, incentivam a viver os meses de preparação ao dia 5 de Agosto como um tempo especial de graça.

“O Instituto terá um grande futuro, se vos mantiverdes simples, pobres e mortificadas” .

O contexto atual exige rever a modalidade de presença como eram combinadas nos grandes aniversários precedentes, com momentos de festa e solenes celebrações nos “lugares sagrados salesianos”, a que afluíam multidões de pessoas.  Às FMA, “como consagradas e educadoras, filhas de sonhadores, compete a vital tarefa de saber compreender a mudança de época que está acontecendo e de ser protagonistas junto às comunidades educativas”.

O Capítulo Geral XXIV, do qual, nas Inspetorias, aconteceu e está acontecendo a transmissão, requer, como passo fundamental para cumprir escolhas prioritárias a serem declinadas nos diversos contextos, reapropriar-se da profecia da presença, assumida por Dom Bosco e Madre Mazzarello e entregue às FMA com o carisma salesiano. Presença que, para o Instituto, neste momento histórico, é sólida formação contínua, sinodalidade missionária, escuta do grito dos pobres e da terra na ótica da ecologia integral”.

A este propósito, a Madre encoraja ao cuidado da interioridade na prática quotidiana, para habilitar-se à profecia da presença dentro de cada “hoje” e a valorizar com mais consciência os momentos de formação ordinária como o encontro comunitário, a boa noite, os retiros mensais, o colóquio para aprofundar a espiritualidade salesiana e reler o passado como raiz do presente que ilumina o futuro”.

Convida também as Inspetorias e cada Comunidade das FMA a realizar – no dia 5 de agosto de 2022, ou em um outro momento oportuno – uma especial celebração para renovar o “sim” da fidelidade à Aliança de amor com Deus, como sinal de comunhão de todo o Instituto , e do testemunho para os jovens e as Comunidades Educativas.

A Conferência Internacional, organizada pela Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação “Auxilium” e promovida pelo Conselho Geral, que se realizará em Roma (25-30 de setembro de 2022) sobre o tema: Contribuição das FMA à educação (1872-2022).  Percursos, desafios e perspectivas é uma ulterior oportunidade para revitalizar a alegria e a consciência da atualidade do carisma educativo dos Fundadores.

Ao constatar a fecundidade e criatividade de iniciativas, celebrações e encontros concretizados nas realidades locais, a Madre solicita também a realizar experiências comunitárias de convivência e a fortalecer a capacidade de acolhimento dos/das jovens, para que sintam que o instituto é “casa” para eles e a disponibilidade das FMA a caminhar juntas. Incentiva também a prever uma festa juvenil, em nível comunitário ou Inspetorial, para que os/as jovens percebam que podem ser protagonistas para dar hoje o rosto jovem ao Carisma.

Com as citações do Evangelho de João “estava a Mãe de Jesus” (Jo 2,1) e o seu eco nas Constituições “Maria está ativamente presente em nossa vida e na história do Instituto” (cf. C 44), Madre Chiara lembra a todas as FMA “a particular presença de Maria no Instituto e seu poderoso auxílio”, que encorajam a avançar com entusiasmo no caminho, sentindo-nos “acompanhadas, precedidas, guiadas por Ela”.

Circular n° 1014

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Semana Pedagógica OSAF

Nos dias 29 a 31 de janeiro de 2019 a equipe dos educadores sociais dos Cursos Noturnos Gratuitos da OSAF, viveu uma rica Semana do

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.