Menu Principal

BLOG

Madre Chiara Cazzuola Superiora Geral do Instituto das FMA

É eleita Madre Chiara Cazzuola Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

A eleição aconteceu na manhã do dia 5 de outubro de 2021. O Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, P. Ángel Fernández Artime, foi o primeiro a felicitar a Madre.  Um caloroso aplauso acolheu a proclamação oficial.

Irmã Chiara Cazzuola nasceu em 6 de maio de 1955 em Campiglia Marittima (Livorno), na Toscana, terra de Dante Alighieri, região de artistas, de santos e poetas.  Uma cidade com vista para o mar!  E isso não é pouco para a Madre de horizontes amplos.

Cresce em uma família unida e laboriosa.  Ela está entre dois irmãos.  A mãe é uma mulher aberta e simpática.  Irmã Chiara recebeu dela aquele toque de humorismo que embeleza a vida.  Desde menina respira o carisma salesiano, porque no seu país estão as FMA com um vivaz oratório.  Desde então, ama o canto, o teatro e a companhia. Amadurecida a vocação religiosa salesiana, ingressa no Instituto aos 18 anos e vive o Postulado e o Noviciado em Castelgandolfo (Roma).

No dia 5 de agosto de 1975 torna-se FMA, pedra viva de um Monumento de gratidão a Maria Auxiliadora, consagrada educadora para doar a vida a Jesus e aos jovens.

Depois do ano intensivo de Juniorato em Turim e da graduação em Literatura em Roma na Universidade Livre Maria Assunta, Irmã Chiara vive com alegria a missão salesiana na Escola de Montecatini, onde leciona no Liceu experimental.  Torna-se Reitora e Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil.

Em 2003, da Toscana chega a Gênova, onde torna-se Diretora, Reitora e Conselheira Inspetorial até 2007. Nomeada Inspetora da Inspetoria Emiliana-Ligure-Toscana Nossa Senhora do Cenáculo, com sede em La Spezia (ILS), fica por pouco tempo porque no  Capítulo Geral XXII, em 2008, é eleita Conselheira Visitadora. Visita algumas Inspetorias da América e da Europa, amadurecendo uma experiência rica de salesianidade e interculturalidade.  A cada Irmã doa o seu amor sem limites a cada pessoa e realidade humana, o otimismo sorridente e bom, a capacidade de colher os germes de vida e de esperança em cada um e nos acontecimentos.  Em 2015 está nas Antilhas para vários encontros formativos e em 2019 visitou a “recém-nascida” Visitadoria Maria Mãe da Igreja – RMC

No CG XXIII de 2014 é nomeada Vigária Geral.  Duas vezes foi Reguladora do Capítulo Geral (2014 e 2021).

No dia 5 de outubro de 2021, no Capítulo Geral XXIV, é eleita Madre Geral, a décima Sucessora de Maria Domingas Mazzarello.

Nesta hora inédita da história e às portas do 150º ano da Fundação do Instituto das FMA, Madre Chiara coloca-se com simplicidade e profunda consciência à frente da Família Religiosa das Filhas de Maria Auxiliadora e, caminhando em estilo sinodal, olha para o futuro com esperança e confiança.

Muitas felicidades, Madre!

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.