Menu Principal

BLOG

Lideranças Salesianas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida se encontram para compartilhar reflexões e construir novos caminhos

Nos dias 21, 22 e 23 de março de 2022 foram realizados importantes encontros com a presença carismática da nova Inspetora Ir. Alaíde Deretti, Irmãs do Conselho Inspetorial e lideranças salesianas das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida. Os participantes foram acolhidos em ambientes temáticos, cuidadosamente preparados, onde foram realizadas dinâmicas interativas com canções e orações. Também foram convidados a formarem uma verdadeira família e a caminharem juntos, por meio da “sinodalidade missionária”, promovendo o carisma criativo, o otimismo e o realismo com esperança, considerando a coordenação para comunhão como um estilo de animação.

No dia 21 de março, Ir. Alaíde Deretti anunciou a formação do Núcleo Animador da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) e destacou a importância do diálogo, da qualidade relacional e a partilha autêntica de saberes e experiências cultivando a unidade e reconhecendo as riquezas da diversidade. A nova Inspetora também refletiu com os integrantes do Núcleo Animador BAP que “as relações entre nós não devem ser apenas funcionais e hierárquicas, mas fraternas, carregadas de respeito, confiança e reciprocidade. Desta forma, realizamos a nossa missão e participamos da ação salvífica de Cristo”  (cv C 63) Durante todo este dia, os integrantes do Núcleo Animador BAP se debruçaram sobre questões norteadoras referentes ao passado, ao presente e ao futuro da nova configuração da Inspetoria BAP que une Escolas, Obras Sociais, Universidade e Hospital do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

No dia seguinte, 22 de março, Ir. Alaíde Deretti declarou às lideranças presentes que somos “Comunidades Geradoras de Vida” no coração da contemporaneidade. Na oportunidade, inspirada em Miguel de Unamuno, lançou-nos um desafio: “procuremos ser mais pais do futuro do que filhos do nosso passado”. Neste sentido, precisamos desejar e gestar para dar à luz ao novo, rompendo e superando as dores, tornando-nos pessoas com horizontes amplos e largos. Nossa missão é cuidar das pessoas e das estruturas a partir das seguintes dimensões: discernimento, contemplação, vida comunitária e paixão apostólica salesiana na missão compartilhada. Como “Corpo Inspetorial”, neste dia, todos os participantes se organizaram em grupos para refletir e socializar suas percepções a partir de questões referentes à projetação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida.

Em 23 de março, a Inspetora BAP Ir. Alaíde Deretri acolheu as Direções, Gerentes/Supervisores Administrativos e a Equipe da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo (AEIS-SP) e trouxe reflexões essenciais para a construção de um ambiente salesiano que busca realizar um trabalho ampliado para abraçar todas as realidades da Inspetoria BAP, de forma agradável e acolhedora. Relembrou que estamos em um período de gestar algo novo, de compor e cantar uma nova melodia. Para bordarmos juntos o objetivo da nossa caminhada, precisamos assumir a atitude de Dom Bosco e Madre Mazzarello, que inspirados nos ensinamentos de São Francisco de Sales, assumiram com doçura, bondade e firmeza a preparação do futuro, dando asas às novas gerações. Logo em seguida, a programação contemplou assuntos referentes à Assessoria parceira da AEIS-SP, Serviço Compartilhado (Biblioteca) e Programa Bilíngue.

Confiantes e comprometidas com a construção de uma grande corrente de salesianidade, as lideranças da Inspetoria BAP agradeceram pelos ricos momentos que fortaleceram a marca da comunhão e a profecia da solidariedade. Que todos sigam cuidando das relações, construindo ambientes onde todos se sintam em casa, respeitando as diferenças, compartilhando riquezas e sendo testemunhas de uma missão educativa (e de vida) feliz, porque “se atrai mais com uma gota de mel do que com um barril de vinagre”!

Por: Meily Cassemiro Santos – Gestora Pedagógica AEIS-SP

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.