Menu Principal

BLOG

Comunidade Educativo-Pastoral do IMCC recebe visita da Conselheira Geral, Irmã Paola Battagliola

O Instituto Medianeira Casa da Criança (IMCC), de Rio Pardo (RS), teve a honra de receber, na manhã do dia 02 de abril, a visita de Irmã Paola Battagliola, Conselheira Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Irmã Paola está visitando em nome da Madre Geral as comunidades da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP).

 Na chegada, a Conselheira Geral foi acolhida pelas Irmãs, educadores e educandos que já a aguardavam com expectativa. Após os cumprimentos e boas-vindas, os educandos cantaram a música: “Mazzarello também viveu”, lembrando que a presença de Irmã Paola remete à figura de Madre Mazzarello, ao elo carismático que une todo o Instituto FMA.

Durante a manhã, Irmã Paola deu início à visita e, após o jantar, agraciou as Irmãs com a “Boa-Noite” a partir da mensagem de Páscoa da Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola.

O segundo dia foi iniciado com a Leitura Orante a partir do texto bíblico das Bodas de Caná (Jo 2, 1-12) que convidou as FMA a serem presença atenta, que se antecipa para que não venha a faltar “vinho” na vida daqueles e daquelas que lhe são confiados.

Neste dia também, Irmã Paola ofereceu o “Bom-Dia” e “Boa-Tarde” para a comunidade educativa, os quais foram iniciados com as apresentações realizadas pelos educandos e, na sequência, uma significativa mensagem dada pela Conselheira. Ainda em clima pascal, os educandos da manhã cantaram com muita animação a música “Por que Ele vive”. Aos educandos da manhã, Irmã Paola contou a história da “Estrela Verde”, enfatizando a importância de ser luz, de ter brilho nos olhos para iluminar a si e aos outros.

Os educandos da tarde fizeram várias apresentações. A turma 1 apresentou o teatro “O Coelhinho curioso”, de Hilda Miranda, que conta a história de um coelhinho que sempre entregava ovos na Páscoa, mas ninguém sabia lhe dizer o porquê. Saiu perguntando para todo mundo: “Por que eu entrego ovos na Páscoa e o que é a Páscoa?”. Cada um dava a sua  opinião, mas as respostas não eram convincentes. Resolveu perguntar para a coruja. E esta, como sempre, muito sábia lhe disse: “Na Páscoa Jesus ressuscitou, e os ovos são o símbolo da vida”. O Coelhinho saiu correndo, como muita alegria, anunciando a todos o que é a Páscoa. A turma 1 apresentou também a música “Serei Luz”.

Já a turma 2, apresentou o teatro “Estrelinha em busca da luz” e a música “Sonho”. Os educandos tiveram a oportunidade de entregar para a Conselheira Geral um bonito coração igual aos seus sonhos, resultado do trabalho realizado desde o início do ano com eles sobre os próprios sonhos, a partir das orientações da Estreia do Reitor-Mor, Dom Ángel Fernández Artime, “O sonho que faz sonhar”. Irmã Paola leu os sonhos com interesse e reforçou sobre a importância de cultivá-los e dar passos para, aos poucos, alcançá-los. Refletiu sobre os três pontos da mensagem do Papa Francisco por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em julho de 2023: iluminar, escutar, ser forte e corajoso, fazendo referência também às apresentações dos educandos.

Irmã Paola teve a oportunidade de conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em estilo barroco tardio, a qual é patrimônio histórico tombado em nível estadual com todo seu acervo e algumas das ruas que conservam a arquitetura colonial com influência portuguesa, inclusive a Rua da Ladeira e o Solar dos Panatieri, onde Dom Pedro II se hospedou por ocasião da sua segunda visita a Rio Pardo, em 1865.

À tarde foi concluída com um momento comunitário a partir do tema “A riqueza do carisma nos Atos do XXIV Capítulo Geral”, que convida as Filhas de Maria Auxiliadora a serem presença geradora de vida nas realidades.

No dia 04, Irmã Paola concluiu sua visita apresentando à comunidade das FMA o relatório da visita, motivando-a para dar continuidade ao serviço em favor dos educandos em situação de vulnerabilidade e aos projetos traçados no planejamento comunitário. Neste momento, Irmã Paola agradeceu pela acolhida e a comunidade manifestou sua gratidão pela presença serena, simples e motivadora, presenteando a Conselheira com uma obra de arte realizada por Irmã Laura Mondini.

No almoço conclusivo, teve a oportunidade de encontrar-se com o Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Padre Marizan do Nascimento. Logo após, se despediu da comunidade e seguiu viagem para Porto Alegre (RS), de onde ela irá se deslocar para visitar as comunidades do Estado de Santa Catarina.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

XVIII ENARSE e XI ENEL on-line

Durante os dias 18, 19 e 20 de agosto, a Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) promoveu o XVIII ENARSE (Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil – Escolas) e XI

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.