Menu Principal

BLOG

Instituto Maria Auxiliadora faz 94 anos: tradição e inovação caminham juntas aqui

Neste dia 12 de fevereiro, o Instituto Maria Auxiliadora (IMA) em Rio do Sul (SC) completou 94 anos de existência. Trata-se da escola particular mais antiga da cidade, inaugurada antes da fundação do município. Aqui, tradição e inovação caminham juntas.

O nosso compromisso com a educação de excelência e a transmissão dos valores Salesianos são tradicionais. Mas a forma como realizamos isso em nossas propostas pedagógicas e a estrutura física da escola estão sempre se renovando.

É o que podemos constatar nesse início do ano letivo de 2022. Enquanto os alunos estavam no período de férias, a escola investiu em uma nova área de acesso para o Ensino Fundamental 1 para trazer ainda mais acolhimento aos nossos alunos. É um novo local de convivência que pode ser aproveitado por todos.

Além disso, uma sala de aula foi completamente reformulada para tornar o ambiente moderno e mais integrador aos nossos estudantes. Para dar aquele toque especial, o ex-professor de Arte do IMA, Alisson, artista riosulense que irá expor suas obras no Museu do Louvre, em Paris, fez uma pintura artística nas paredes.

O projeto da revitalização foi idealizado pelo ex-aluno e arquiteto Maicon, que tem uma ligação afetiva sólida com a nossa escola. Ele planejou trazer modernidade aos espaços, mas ao mesmo tempo, preservou revestimentos que contam a nossa história. Tudo foi realizado com muito carinho para impulsionar ainda mais os estudos.

Outra novidade para este ano foi a troca de janelas de várias salas. A escola retirou os modelos basculantes e trocou por blindex, que permite aberturas mais amplas. A mudança traz mais luminosidade para as salas e garante maior renovação de ar.

E é claro que a escola preparou momentos especiais no início do ano letivo para apresentar as novidades. Houve inauguração com a presença de algumas Irmãs Salesianas que moram na escola para abençoar os alunos e os novos espaços. E isso é só o começo! Vem muita novidade por aí na revitalização do nosso prédio ao longo de 2022.

Veja algumas curiosidades que refletem como a escola se transformou ao longo desses 94 anos de história:

  1. Existia um mastro para medir o tamanho das saias das alunas?

Sim, isso é verdade! O comprimento das saias dos uniformes das meninas era rigorosamente medido pelas Irmãs por meio de um mastro localizado no centro do pátio da escola. Além disso, as alunas deveriam estar com seu uniforme bem passado e completo.

  • Dizem que antigamente existia um cemitério onde hoje é o ginásio de esportes. Será?

Sim! O terreno no qual a escola foi construída era localizado no Morro dos Cabritos. Ali, existia a Igreja Matriz São João Batista, dos Salesianos de Dom Bosco, e um cemitério. Anos depois, com a construção da Catedral de Rio do Sul, a igreja foi demolida, dando espaço ao ginásio da escola.   

  • O IMA já pegou fogo acidentalmente?

Verdade. Na madrugada do dia 09 de agosto de 2004, um incêndio danificou 40% do prédio construído em 1940. Em poucas horas foram destruídas 9 salas de aula, salão de festas, capela, secretaria, coordenações e ambientes comuns. Foram 4 meses de trabalho intenso para que, em 2005, o prédio estivesse pronto para o novo ano letivo.

Uma festa de reinauguração foi realizada no dia 25 de fevereiro de 2005, e contou com a participação dos alunos, pais, colaboradores e a comunidade em geral. O IMA foi abençoado pelo Bispo de Rio do Sul, Dom José Balestieri. Hoje, a escola oferece turmas do Berçário ao Terceirão, contando com mais de 870 alunos e 122 colaboradores engajados em uma educação de excelência, aliados aos valores Salesianos transmitidos por Dom Bosco e Madre Mazzarello, além do bom atendimento às famílias.

  • Angelita é a primeira diretora leiga da instituição?

Sim, isso é verdade. Angelita assumiu a direção do IMA em janeiro de 2010. Antes dela, apenas Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora dirigiam a escola.

Por: Cibele Biancolini da Cunha – setor de Comunicação do IMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Semana da Criança na Casa Betânia

Uma semana repleta de atividades para comemorar o Dia da Criança, neste clima os alunos da Casa Betânia se divertiram com muita recreação: cama elástica,

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.