Menu Principal

BLOG

Inspetoria BAP acolhe o sim de mais uma jovem

Depois dos Exercícios Espirituais realizados no Centro de Espiritualidade Flos Carmeli, de Mairiporã, um grupo de Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e jovens em formação, juntamente com membros da Família Salesiana, se reuniram no dia 14 de janeiro, às 18h, para participar da Celebração Eucarística, na capela da Casa Santa Teresinha (Lapa – SP).

Durante a Celebração, a jovem Valentina Maria Delfino Hurtado fez sua Primeira Profissão Religiosa, tornando-se assim a mais nova Filha de Maria Auxiliadora da Inspetoria “Nossa Senhora Aparecida” (BAP), de São Paulo.

Irmã Valentina é natural de Presidente Prudente, tem 26 anos de idade e conheceu as FMA através dos Salesianos da paróquia “Sagrada Família”, de São José dos Campos. Antes de ingressar no Aspirantado, período de formação inicial, ela foi acompanhada por Irmã Maria Bernardina Gonçalves, falecida em outubro do ano passado e que, por muitos anos, dedicou-se à animação e pastoral vocacional em nível inspetorial.

A Celebração de Primeira Profissão foi presidida pelo Superior da Inspetoria “Nossa Senhora Auxiliadora”, de São Paulo, o salesiano Padre Justo Ernesto Piccinini, e concelebrada por diversos outros Salesianos.

Durante a homilia, P. Justo – em forma de diálogo com Irmã Valentina – reforçou a beleza do chamado vocacional, a coragem da resposta e as consequências do “sim” no estilo salesiano, ou seja, a entrega da vida pelas juventudes.

O momento ápice, quando Irmã Valentina proferiu a fórmula dos Votos no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, foi coroado com um gesto muito significativo: Irmã Alaíde Deretti, Superiora da Inspetoria “Nossa Senhora Aparecida”, tomou Irmã Valentina pelas mãos e caminhou com ela pelos corredores da Capela, como forma de apresentação da neoprofessa à comunidade reunida. O momento foi muito aplaudido pelos participantes.

A Celebração Eucarística contou com a animação musical de um grupo formado por jovens da Paróquia “Sagrada Família” e do “Instituto São José”, de São José dos Campos.

Irmã Valentina, em toda a Eucaristia, teve ao lado sua mãe, a senhora Teresa, e o seu irmão, Ênio, pois Dom Bosco já dizia que os primeiros benfeitores da Congregação são os pais e parentes. Como sinal da entrega de Irmã Valentina ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, a senhora Teresa levou flores junto com a neoprofessa e as depositou diante da imagem de Nossa Senhora.

Para concluir a Celebração, Irmã Alaíde Deretti fez os agradecimentos e apresentou para a comunidade reunida as FMA junioristas que no dia anterior renovaram sua Profissão Religiosa, as jovens que estão iniciando ou continuando o Noviciado e também um grupo de jovens que está no período de acompanhamento e discernimento vocacional. Também os jovens Salesianos em período de formação foram apresentados à comunidade.

Irmã Valentina escolheu como lema de sua Profissão Religiosa a expressão do Salmo 135: “Eterno é seu amor”. Podemos ver o lema traduzido no texto abaixo, que foi composto por Irmã Valentina na conclusão dos Exercícios Espirituais de Mairiporã.

«O nosso Deus, o Deus da novidade
Se faz surpresa nesta linda natureza
Neste tempo de olhar, purificar, amar
De cuidar da vocação com delicadeza.

Façam tudo o que Ele vos disser,
Na sinodalidade, na aventura da fraternidade
Sendo abraçadas por Deus que nos dá tudo
Na aliança do amor coerente, da fidelidade.

O vinho novo não pode faltar
Com a paixão que nos movimenta
Maria nos ensina a agir com preventividade
E na criatividade ser profecia da presença.

Também o controle da bagagem nós fizemos
Para o sentido mais profundo reencontrar
E o Deus da vida nós pudemos contemplar.

Celebrando este novo dentro de nós
Do nosso “exoesqueleto” buscamos nos libertar
Na força centrífuga, Mornese em saída
Encontramos Cristo, em muitos rostos, alguns sem lar.

E diante da dicotomia da abundância e da miséria
Que Deus nos dê a coragem e a ousadia que faz
Dar voz também aos pobres, as mulheres, aos jovens,
Na construção do Reino de justiça, de paz.»

A Celebração Eucarística da Primeira Profissão Religiosa de Irmã Valentina Maria Delfino Hurtado foi transmitida pelo YouTube no Canal da Inspetoria “Nossa Senhora Aparecida” (BAP). Para assistir, é só acessar https://www.youtube.com/watch?v=x9I9AN5nVGU.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Festa Juvenil mais que Salesiana

O FEST salesiano reuniu neste sábado, 08 de outubro, no Colégio Salesiano Santa Teresinha em Santana, centenas de vidas para celebrar a paz e a

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.