Menu Principal

BLOG

Inspetoria de São Paulo realiza “Proposta Integrada de Comunicação”

No dia 28 de junho de 2022 aconteceu mais uma reunião on-line dos coordenadores de comunicação das Escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), com sede em São Paulo (SP). O encontro foi organizado pela equipe inspetorial de comunicação e acompanhado por Irmã Ivone Marcuzo, Conselheira inspetorial referente para o Âmbito da Comunicação social.

Na reunião, além de serem tratados assuntos do cotidiano comunicativo das escolas, foi feita uma primeira avaliação da “Proposta Integrada de Comunicação”.

Esta proposta, apresentada aos comunicadores na reunião de abril deste ano, teve e tem como objetivo principal desenvolver um trabalho de forma colegiada para publicação de materiais, reforçando a mentalidade de rede e de sintonia entre as Unidades que compõem a Inspetoria BAP. Um segundo objetivo da “Proposta” é também a otimização de recursos, de talentos e de tempo.

Na primeira etapa da “Proposta Integrada de Comunicação”, os 16 comunicadores das escolas foram divididos em quatro grupos segundo suas competências profissionais: Publicidade e propaganda, Relações públicas, Jornalismo, Design. Em seguida, foi estabelecido um calendário específico para ser desenvolvido durante o mês de junho.

As datas escolhidas tinham por objetivo incrementar a formação carismática salesiana dos comunicadores da BAP: 5 de junho, aniversário da Ordenação sacerdotal de Dom Bosco; 24 de junho, 71 anos da canonização de Madre Mazzarello, memória do onomástico de Dom Bosco, Festa da Gratidão ao Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime.

Na avaliação desta primeira etapa, os comunicadores relataram sua satisfação com a “Proposta” e também os desafios e dificuldades encontradas. Ressaltaram como pontos positivos, a integração não só entre os membros do próprio grupo, mas entre os diferentes grupos, uma vez que o trabalho de um dependia da realização de tarefas dos outros grupos. Destacaram também que foi interessante desenvolver a proposta com profissionais que até então eram desconhecidos, pois a Inspetoria BAP está ainda em fase de alinhamento, dada a nova configuração realizada em fevereiro de 2021, quando a BAP nasceu da fusão de três outras Inspetorias: Campo Grande, Porto Alegre e São Paulo.

Os comunicadores perceberam como muito positiva a aprendizagem coletiva, a partilha de habilidades, conhecimentos e saberes, a pesquisa nas fontes salesianas. Entenderam que as dificuldades encontradas fazem parte do processo, e mesmo não se sentindo preparados suficientemente para a realização de algumas tarefas, experimentaram o apoio recíproco entre colegas e a possibilidade de usar novas ferramentas que agilizaram a comunicação, a troca de informações, melhorando o desempenho comunicacional e a execução das atividades. Na opinião dos participantes, o resultado foi bem melhor do que o esperado!

Na “Proposta Integrada de Comunicação”, os profissionais envolvidos criaram materiais diversificados para a publicação nas redes sociais das escolas da BAP: produção editorial como notícias, textos informativos e legendas, vídeos, posts, stores, artes em geral.

Na opinião de alguns participantes, foi muito boa a experiência de oferecer e também receber material já pronto, pois favoreceu uma identidade visual mais integrada entre as Unidades. O fato de agendar as publicações para o mesmo horário gerou mais engajamento e produziu uma maior visibilidade da marca salesiana.

Esta experiência faz parte do processo de formação e acompanhamento das equipes locais de comunicação das Escolas da BAP, e a tendência é a de se consolidar. Está prevista a realização de uma segunda etapa da “Proposta” para o mês de agosto, quando será celebrado o jubileu de 150 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e quando as escolas estarão recebendo a Campanha de Matrículas 2022-2023 da Rede Salesiana Brasil, em vista do próximo ano letivo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.