Menu Principal

BLOG

Nosso Carisma

Nós, FMA, somos na Igreja MULHERES CONSAGRADAS que, vivendo em comunidade e estando no meio do povo, manifestamos a mística de um amor radical por Cristo. Na simplicidade e na alegria vivemos o SERVIÇO EDUCATIVO AOS JOVENS. Cultivamos uma DEDICAÇÃO MISSIONÁRIA que abre a vida cotidiana a amplos horizontes apostólicos. Inseridas na Igreja local, EXERCEMOS UMA CIDADANIA ATIVA no território e na cultura de hoje.

Nós FMA, acreditamos que hoje a nossa paixão missionária se exprime na escolha consciente da educação como via de cidadania evangélica. Pede-nos presença e solidariedade com os jovens, sobretudo com os mais pobres, e um serviço corajoso à justiça e à paz para uma convivência humana mais respeitosa da dignidade de todos”. (Atti CG XXI)

Com a ótica da Preventividade;
“Com o amor preferencial de Dom Bosco e de Madre Mazzarello dedicamo-nos às jovens mais pobres, ou seja, àquelas que, por diversas razões, têm menos possibilidade de vencer na vida e são mais expostas ao perigo.
Para Dom Bosco, prevenir é educar a pessoa, favorecer a capacidade de dar sentido à vida através de experiências positivas, e agir com coerência com as decisões tomadas. Prevenir é criar relações educativas capazes de estimular e desenvolver a força interior do jovem e encaminhá-lo para novas etapas de maturação, para novas experiências, na perspectiva do projeto de vida cristã.”
(Atos CG XIX)

O nosso estilo educativo
Uma chave importante que traduz e explica a tradição educativa do Instituto é a vida de Maria Domingas Mazzarello. Embora não haja escritos dela referentes à educação, pode-se reconhecer oficialmente um seu “ministério educativo”, através daquilo que ela mesma viveu.

Um dos critérios educativos de grande importância para ela foi a prioridade da pessoa: através de sua adesão pessoal ao projeto de Deus, queria levar todas as jovens ao encontro único com Jesus. A mensagem educativa de Maria Domingas Mazzarello caracteriza-se pela educação ao trabalho e à laboriosidade. A obra educativa é como a doação de sua vida, doação de si no amor, com alegria serena e contagiante que se tornava pedagogia da alegria e com grande apertura à colaboração.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.