Menu Principal

BLOG

ACSSA Seção Brasil realiza Assembleia Anual

Nos dias 12 a 14 de setembro, foi realizada em Brasília (DF), na sede da Rede Salesiana Brasil, a Assembleia anual da Associação de Cultores da História Salesiana (ACSSA) Seção Brasil. Neste ano a ACSSA Seção Brasil está completando 10 anos de sua fundação.

Participaram da Assembleia os membros da equipe de coordenação, Irmã Maria de Lourdes Macedo Becker, da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP – São Paulo) e Padre João da Silva Mendonça, da Inspetoria São Domingos Sávio (BMA – Manaus), assim como representantes das demais Inspetorias Salesianas do Brasil: Padre José Paulino Godoy Junior, de Belo Horizonte; Padre Tarcísio Luís Brasil Martins, de Porto Alegre; Padre Osmar Orotides Resende, de Campo Grande; Padre Geraldo da Silva, de Belo Horizonte; Claudia C. Trindade Martins, auxiliar da Secretaria Inspetorial dos Salesianos de São Paulo; Marcos Lima, historiador e coordenador do Museu da Obra Salesiana no Brasil, de São Paulo; Professora Maria Augusta de Carvalho Castilho, de Campo Grande; Irmã Maria Edneth Brandão, de Recife; Irmã Maria Imaculada da Silva, de Belo Horizonte; Irmã Célia Parintins de Campos, de Manaus.

A presença do Padre Natale Vitali, Inspetor da Inspetoria São João Bosco, de Belo Horizonte, e também Referente para a ACSSA, enriqueceu e animou as reflexões e partilhas, animando a todos a continuarem buscando novos caminhos para que, por meio da pesquisa e de produções de qualidade, as novas e futuras gerações se apaixonem pela história salesiana.

Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, de São Paulo, e Referente para a ACSSA, por meio de uma mensagem, desejou um feliz e fecundo encontro, pleno das luzes do Espírito Santo e da presença materna de Maria. Também lembrou aos participantes a missão da ACSSA: despertar em todos a importância de documentar a história em benefício das gerações futuras.

O tema escolhido para a Assembleia – «Missionariedade e Missão salesiana com atitude sinodal» – colocou os participantes em sintonia com os Seminários Continentais e o Congresso Internacional da ACSSA, em celebração ao jubileu da Missão Salesiana: «A Missão salesiana na América – 150 anos».

No dia 12, Padre Djalma Antônio da Silva, pertencente à congregação do Verbo Divino, proferiu uma palestra focalizando justamente o tema da Assembleia: «Missionariedade e Missão Salesiana com atitude sinodal». Irmã Maria Carmelita de Lima Conceição, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, de Manaus, falou sobre a «Presença das FMA na Amazônia». Também Padre Osmar Resende apresentou uma reflexão sobre «Os Salesianos em Poxoréu», município localizado no estado do Mato Grosso. Ouvindo os relatos, pode-se perceber a força, a audácia dos missionários e missionárias dos primeiros tempos e dos que hoje continuam a testemunhar a primazia do amor de Deus e sua paixão pelo Reino, como o fizeram Dom Bosco e Madre Mazzarello. Encerrando o primeiro dia de trabalho, o Prof. Marcos apresentou o Museu da Obra Salesiana no Brasil e Irmã Becker, o vídeo sobre o “Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil”.

No segundo dia da Assembleia, Irmã Maria Imaculada apresentou os encaminhamentos para o Seminário Continental e o Congresso Internacional a serem realizados em 2025, respectivamente na Argentina e na Itália e, também, os passos realizados no Mapeamento do Projeto do Patrimônio Histórico Salesiano que está sendo realizado na Escola Nossa Senhora Auxiliadora, de Ponte Nova (MG). No final da tarde, o grupo participou da Eucaristia no Santuário São João Bosco.

Na manhã do dia 14, Padre Mendonça apresentou os passos e inquietações do Processo sinodal em relação ao caminho de preparação do próximo Sínodo dos Bispos, que vai ser realizado em Roma, de 4 a 29 de outubro. Na sequência dos trabalhos, Irmã Maria Imaculada da Silva foi indicada e acolhida como a nova referente FMA para a ACSSA Seção Brasil.

A Assembleia da ACSSA Seção Brasil 2023 contou com o envolvimento e colaboração de todos os participantes. Foi um tempo de aprendizagens, partilhas e agradecimento a Deus pelas sementes plantadas, cultivadas por tantos missionários e missionárias! O grupo registra também seu agradecimento à Rede Salesiana Brasil pela acolhida e parceria.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Peregrina Em Terras Pantaneiras

Com o calendário nas mãos, as FMA do Centro Oeste acompanharam com orações e expectativa o peregrinar da provincial Ir. Nilza de Morais pelos caminhos

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.