Menu Principal

BLOG

IMA faz homenagem às Irmãs Salesianas pelos 149 anos do Instituto Filhas de Maria Auxiliadora

Foi uma manhã diferente para as 13 Irmãs Salesianas que moram na residência localizada dentro do Instituto Maria Auxiliadora (IMA) em Rio do Sul (SC). No dia 5 de agosto, elas foram convidadas a assistir uma transmissão via Google Meet preparada pela escola em homenagem aos 149 anos de fundação do Instituto Filhas de Maria Auxiliadora.

A abertura do evento foi feita pelo coordenador da Pastoral Escolar, Robson dos Santos da Silva, que contextualizou um pouco da história e da importância do Instituto fundado por Dom Bosco e pela co-fundadora Santa Maria Domingas Mazzarello. Ele ressaltou a relevância do papel das Irmãs Salesianas que compõem o Instituto, que dedicaram suas vidas no cumprimento da missão de educar e evangelizar a juventude.

Em seguida, a Diretora da Escola, Angelita Maria Gambeta Stuepp, agradeceu pela vida das Irmãs que sempre se consagraram à prática da missão educativa tendo como guia o carisma salesiano. Angelita informou que hoje em dia, as Irmãs rezam muito pelos alunos, pelos familiares e por todas as pessoas que precisam de orientações, assim como por toda a equipe pedagógica da escola, para que sejam tomadas as melhores decisões na busca por um ensino de qualidade e uma boa formação para todos os alunos. A diretora aproveitou a oportunidade para compartilhar algumas curiosidades da vida de cada uma delas (veja abaixo).

Como forma de demonstrar gratidão a todo trabalho desenvolvido, integrantes da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) fizeram uma oração e cantaram uma música para homenageá-las. As Irmãs também ganharam de presente um lindo arranjo floral oferecido pela escola.   

O evento foi encerrado com uma bênção conduzida pela Irmã Salvelina junto a todas as Irmãs.

Conheça algumas curiosidades sobre as Irmãs Salesianas que residem atualmente no IMA:

Irmã Maria Neotti – pessoa de muita fé, muito generosa, muito simples e que hoje desenvolve a arte do crochê.

Irmã Iolandia de Souza – acolheu nossas crianças na Educação Infantil e sempre trabalhou com muita dedicação às crianças pequenas.

Irmã Ricca Bernardi – nossa grande artista. Contribuiu muito como formadora no processo de alfabetização de muitas crianças aqui em nossa cidade.

Irmã Cely Wasen – sempre foi da área administrativa, atuou à frente dos colégios e também foi grande missionária na Amazônia, dedicando-se em prol de muitas pessoas.

Irmã Ivete Terezinha Cunha – professora, grande educadora, diretora e secretária de escola.

Irmã Leonilda Deretti – muito generosa, alegre, com sorriso no rosto, foi missionária na Amazônia, trabalhou e doou muito da sua vida em projetos realizados em Roma, no nosso Instituto.

Irmã Lina Mondini – nossa grande mestra, diretora do IMA, foi coordenadora do curso de magistério, e hoje ainda é muito ativa na nossa escola desafiando as crianças a pular corda.

Irmã Marta Schwarz – também trabalhou muito na área administrativa das escolas.

Irmã Zenira Ostrowsk – usa sua arte para fazer as decorações da escola com muito carinho para todos nós. 

Irmã Maria Salvelina de Mélo – nossa diretora institucional, é grande oradora e sempre tem uma palavra de sabedoria para trazer conforto a todos nós.

Irmã Gema Elvira Scoz – da área da saúde, já cuidou muito da nossa escola e hoje desempenha um trabalho de acompanhamento e cuidado junto às Irmãs.

Irmã Rosalina Farias Lemos – foi coordenadora pedagógica da Educação Infantil, atuou muito com os jovens. Hoje é uma grande missionária na Amazônia e está passando um tempo na nossa escola.

Irmã Blondina Walchak – da área da Biologia, foi a pessoa que implantou o primeiro laboratório de Ciências na nossa escola.

Irmã Leopolda Notari – com muita sensibilidade no mundo das artes, sempre realizou trabalhos na área administrativa e como formadora das nossas escolas.   

Fonte: Cibele Biancolini da Cunha – setor de Comunicação

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.