Menu Principal

BLOG

Família Salesiana do Brasil realiza Encontro Nacional em São Paulo

Aconteceu nos dias 10 e 11 de junho, em São Paulo/SP, no Colégio de Santa Inês, sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), o Encontro Nacional da Família Salesiana (FS), reunindo em torno de 20 participantes, Delegadas e Delegados da Família Salesiana e referentes nacionais dos diversos grupos presentes no Brasil.

O encontro foi coordenado pelos Inspetores referentes para a Família Salesiana, Padre Jefferson Luis da Silva (SDB), da Inspetoria São Domingos Sávio, de Manaus, e Irmã Adriana Gomes, da Inspetoria Maria Auxiliadora, de Recife.

O tema principal do encontro foi a Estreia 2023 do Reitor-Mor, Padre Ángel Fernández Artime – “Como fermento na família humana hoje”, e o assessor foi o salesiano Padre Nivaldo Pessinatti, diretor executivo da Rede Salesiana Brasil.

O grupo também refletiu brevemente sobre a Carta de Identidade da Família Salesiana, retomando os tópicos principais, com intervenções e participações de todos os presentes.

No domingo, após a Celebração Eucarística, os participantes organizaram juntos um itinerário formativo que servirá como base na animação da Família Salesiana presente nas diversas regiões do Brasil.

Segundo Padre Jefferson, a ideia é trabalhar com um planejamento nacional para a Família Salesiana, ou seja, “atividades que sejam possíveis para todos, que não atrapalhe os nossos calendários, que já existem e são sempre muito cheios, mas que dê visibilidade à Família Salesiana no Brasil, que fortaleça a nossa unidade e comunhão, e respeite a autonomia e a identidade de cada grupo”.

Em relação ao tema, Padre Jefferson disse que “somos sempre iluminados pela Estreia do Reitor-Mor, porque a Estreia é para a Família Salesiana. O assessor, Padre Pessinatti, apresentou a Estreia com uma dinâmica muito boa”.

Na avaliação da Coordenação do encontro, alguns compromissos são essenciais: primeiramente fazer um mapeamento dos grupos da Família Salesiana existentes no Brasil; depois, a comunicação entre estes grupos. No entendimento do Padre Jefferson, “a comunicação alimenta, fortalece, esclarece, dá visibilidade, vai fazendo com que as coisas aconteçam”.

Na opinião do assessor, Padre Pessinatti, o primeiro dia do encontro foi muito interessante: “pude retomar e revisitar as razões e intuições de nosso pai e mestre ao convocar um vasto movimento de pessoas para amar a Jesus Cristo na pessoa do jovem, especialmente os mais necessitados. Neste encontro da Família Salesiana, revestido de uma grande simplicidade, refletimos e rezamos sobre a necessidade de sermos fermento na sociedade de hoje! Ao mesmo tempo, dedicamos um bom tempo para programar nossa atuação, como conselho nacional da Família Salesiana, partindo de um maior entendimento de nossa função e missão”.

Para Lúcia, que veio representando a Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), “este encontro é muito importante porque aqui estamos definindo o caminho da Família Salesiana, e como parte da Família, temos que acompanhar, participar e ajudar”. Lúcia está participando pela primeira vez, e conclui que “como primeira experiência, está sendo muito fortalecedora, está mostrando caminhos diferentes que eu ainda não conhecia”.

Já a Conselheira Mundial da Associação dos Salesianos Cooperadores, Darlene dos Reis, que veio de Belém do Pará, disse que “é uma grande alegria participar deste momento de família. Viemos para poder estar em sintonia, caminhar juntos na mesma missão, para levar para a Associação este entusiasmo, que é a nossa vivência como leigos, atuando no mundo, levando o carisma de Dom Bosco onde quer que estejamos: na nossa família, no nosso trabalho…”.

Para Darlene, “participar de um momento como este nos anima ao ver que outros irmãos estão empenhados no mesmo serviço”. Ela destaca que as dificuldades existem, mas que uns aprendem com os outros: “vamos aprendendo com a experiência de outros que já superaram os obstáculos”. “Vamos aprendendo e crescendo como família, para sermos uma presença na Igreja, na evangelização dos jovens, como pensou o nosso fundador, o nosso pai Dom Bosco”, concluiu Darlene.

Também Daniel Torres, vice-presidente da Federação Brasileira dos Ex-alunos, que veio de Salvador (Bahia), testemunha que “participar do encontro da Família Salesiana reafirma a nossa vontade, o nosso desejo de construirmos e de crescermos de forma ordenada, neste movimento que Dom Bosco iniciou, que Mazzarello iniciou”. Para o ex-aluno, “este encontro nacional faz com que nós sejamos fermento nesta grande massa que é a Família Salesiana, para os nossos jovens, as nossas crianças, para que possamos construir algo maior, algo significativo”.

Para o mês de setembro está sendo organizado um outro encontro da Família Salesiana, online, a fim de garantir a presença de representantes de outros grupos que não puderam participar do encontro presencial. A intenção é a de dar continuidade ao planejamento nacional para toda a Família Salesiana.

O grupo se manifestou muito satisfeito e feliz com o local do encontro, a acolhida e organização do evento e agradece às Filhas de Maria Auxiliadora da Inspetoria de São Paulo.

O assessor, Padre Pessinatti, concluiu a sua participação dizendo: “Experimentei a leveza de um grupo que deseja oferecer o melhor de si para o bem da Família Salesiana no Brasil”.

Por: Irmã Maike Loes FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.