Menu Principal

BLOG

Escola aproxima profissionais e alunos do Ensino Médio em rodas de conversa

Promover bate-papos descontraídos entre profissionais de diversas áreas com alunos do Ensino Médio é uma prática que já acontece há alguns anos no Instituto Maria Auxiliadora, de Rio do Sul (SC). Dessa vez, 13 profissionais participaram simultaneamente, em vários ambientes da escola, de rodas de conversa mediadas pelos professores. Foram convidados profissionais das áreas de Engenharia, Direito, Saúde, Segurança, Empreendedorismo, Tecnologia e Química. Cada aluno pôde se inscrever em duas rodas de conversa.

Foi a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o que esperar da graduação, quais carreiras se relacionam a essas áreas de conhecimento, além de compartilhar as alegrias e os desafios de cada profissão. “Nosso objetivo é ajudar o aluno a definir seu caminho profissional com o máximo de clareza possível. Os encontros também estão alinhados com a apresentação das profissões ligadas aos Itinerários Formativos, trabalhados com os alunos da 1ª Série, e ao Projeto de Vida, construído por todos os estudantes do Ensino Médio”, explica Isolene, coordenadora pedagógica.

Alissandra e Gabriel são ex-alunos do IMA e participaram da roda de conversa sobre Empreendedorismo representando a Madali Shopping, comércio de utilidades que possui e-commerce e loja física. Ambos decidiram empreender há 5 anos e aceitaram prontamente o convite para falar de suas experiências. “Os alunos foram muito participativos gerando uma conversa produtiva. Observamos que muitos são amadurecidos em suas escolhas e outros ainda possuem muito receio dos caminhos que podem seguir depois da escola. Nós também somos jovens e conseguimos mostrar nossa realidade para eles, reforçando que o empreendedorismo é possível. Esperamos que eles possam se espelhar e se inspirar na nossa trajetória”, destacaram. 

Participar desse evento é essencial na opinião de Alana, aluna da 1ª Série. Ela escolheu as rodas de conversa sobre Saúde e Química, pois são as áreas que estão no seu radar de interesse. “A médica Fabíola falou sobre o período da faculdade, como funciona a residência, o papel do médico, e esclareceu minhas dúvidas. Sua fala encorajadora me deu mais segurança para seguir esse caminho. A matéria que eu mais gosto de estudar é Química e, por isso, eu também avalio a área de Pesquisa em Medicina. Durante a roda de conversa com a Bioquímica Ana Paula, ela falou sobre o curso de Farmácia, que me interessou muito como uma segunda opção. Na escolha dos Itinerários Formativos, pretendo seguir as áreas de Ciências da Natureza, por causa da Medicina, e também Linguagens, pois pretendo trabalhar em consultório e preciso aprimorar a Comunicação. Em todas as profissões, também é muito importante desenvolver a leitura e a escrita”, avalia a aluna.

Os profissionais convidados e que participaram das rodas de conversa foram: Fernando (Engenharia), Vanessa e Fabiana (Direito), Fabíola (Medicina), Romulo (Segurança), Elen, Guilherme, Alissandra e Gabriel (Empreendedorismo), Patrick e Sandro (Tecnologia), Ana Paula e Bárbara (Química).

Fonte: Comunicação IMA – Rio do Sul

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Páscoa na Casa Betânia

Ao longo da semana, várias atividades foram desenvolvidas pelos educadores, juntamente com os educandos, sobre a Páscoa. Na terça-feira, as crianças e os adolescentes vivenciaram a

Encontro das Coordenadoras da PJ-CIB

No dia 27 de julho de 2022, aconteceu o encontro online das Coordenadoras Inspetoriais de Pastoral Juvenil da Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB) com a

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.