Menu Principal

BLOG

Equipe do Hospital Auxiliadora conclui curso Green Belt Seis Sigmas

 A equipe do Hospital participou no primeiro semestre deste ano, do curso Green Belt Seis Sigmas, que é uma metodologia para reduzir a variação e melhorias dos processos, tornando-os mais confiáveis e melhorando o resultado do trabalho oferecido pela instituição.

Para um dos fundadores da Six Sigma Solutions, o Master Back Belt, Marcelo Rivas, o Green Belt é o nível intermediário de aprendizado da metodologia Seis Sigma onde aprende diversas ferramentas da metodologia. O Green Belt desenvolve projetos com grau de complexidade intermediária para melhorar os processos de uma empresa. “Com a formação e o conhecimento dos colaboradores na metodologia Seis Sigma os processos internos tendem a melhorar cada vez mais e a instituição tende a se tornar uma instituição de padrão WCM (Word Class Manufacturing). São organizações com padrão mundial de excelência operacional existente em grandes corporações e multinacionais”, explicou.

Marcelo Rivas ainda explica que com a aplicação da metodologia o hospital poderá reduzir tempos de atendimento como por exemplo nas unidades de Pronto Atendimento e internação, aumentando o giro do leito através da redução do intervalo de substituição do leito (ISL), previsibilidade de alta médica, redução do tempo de bloqueios do leito, reduzindo glosas e tempos de faturamento, reduzindo tempos de setup de cirurgias, reduzindo a mortalidade por SEPSE, aumentando a segurança do paciente.

A gerente de qualidade e captação de recursos do HNSA, Daniela Mekaru cita que o objetivo de capacitar os colaboradores do Hospital Auxiliadora é avançar na área de Projetos, aprendendo com a Six Sigma Solutions, que é uma das poucas empresas de consultoria que possui selo internacional “Council of Six Sigma Certification” -CSSC, órgão de maior prestígio na área. “Eudes Canuto e Marcelo Rivas, fundadores da Six Sigma Solutions, são pioneiros na implantação das metodologias há mais de 20 anos na área Hospitalar. O Auxiliadora vislumbra crescer cada vez mais com qualidade e reconhecimento baseado em preceitos internacionais”, comentou.

Uma parte da equipe segue com o curso que é o último estágio, o Back Belt.

A enfermeira coordenadora do setor de Qualidade do HNSA Patrícia do Correa, que participou da capacitação aprovou a metodologia e já está aplicando em seu processo de trabalho. “O curso de Green Belt trouxe conhecimentos muito relevantes, que nos permite desenvolver projetos de melhoria na Instituição. Apresentou ainda as 5 fases da metodologia DMAIC, além das principais ferramentas estatísticas, enxutas e da qualidade utilizadas em cada etapa”, afirmou.

Aplicação do Lean Seis Sigmas

De acordo com Marcelo, inicialmente os participantes são capacitados em diversos níveis, desde o Yellow Belt, passando pelo Green e Black Belt até o Master Black Belt. Dentro dos treinamentos cada colaborador deve desenvolver um projeto de melhoria aplicando as ferramentas aprendidas no curso para empregar nos processos reais da empresa. Os projetos são validados por uma banca através de uma análise criteriosa baseada em um score card para verificar o grau de impacto da melhoria para o cliente, o retorno trazido para a instituição, a usabilidade das ferramentas, o tempo de desenvolvimento. Os consultores da Six Sigma Solutions acompanham a implementação dos projetos nas áreas junto com os desenvolvedores dos projetos para melhorar a gestão da rotina das áreas e calcular os ganhos financeiros e operacionais de cada projeto. Um colaborador é escolhido para dar continuidade ao programa de melhoria internamente e manter os processos livres de falha que é o Master Black Belt.

 Six Sigma Solution

 Ao longo de 22 anos, os consultores da Six Sigma Solutions vêm trabalhando na área de produtividade com as técnicas do Lean e do Seis Sigma. São Master Black Belts formados pela Six Sigma Academy, uma consultoria americana criada pelo fundador do Six Sigma “Mikel Harry”.

São mais de 3.000 formandos em diversas empresas e hospitais do país com milhões em savings apurados.

Fonte: Adriano Vialle – Assessor de Imprensa

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Canonização de Artêmides Zatti

No domingo, 9 de outubro de 2022, às 10h15, o Santo Padre Francisco presidirá, no adro da Basílica Vaticana, a Celebração Eucarística durante a qual será

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.