Menu Principal

BLOG

Dia Mundial da Infância e da Adolescência

Em 20 de novembro de 2021, é celebrado o Dia Mundial da Criança e do Adolescente, instituído em 1954 para melhorar o bem-estar de crianças e adolescentes por meio da promoção internacional de seus direitos fundamentais. A data de 20 de novembro marca dois passos importantes: em 1959 a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração dos Direitos da Criança, em 1989 aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, que reconhece tudo para meninos e meninas. direitos civis, sociais, políticos, culturais e econômicos.

O tema do Dia 2021, “Um futuro melhor para todas as crianças” , é um convite a ouvir crianças e adolescentes sobre os problemas que afetam a sua geração e as expectativas de um futuro melhor.

A pandemia Covid-19, que afetou todo o mundo nos últimos dois anos, agravou a situação de muitas crianças e suas famílias, aumentando as desigualdades já existentes.

Relatório Anual , publicado pela Unicef ​​em junho de 2021, destaca o impacto da pandemia na saúde dos menores. 13% dos 71 milhões de infecções em 107 países foram de crianças e jovens com menos de 20 anos e estima-se que mais de 6,7 milhões de crianças com menos de 5 anos sofrerão de desnutrição aguda no decorrer de 2022. Nos países em desenvolvimento, um aumento de 15% na pobreza infantil é estimado, o que afetará 142 milhões de crianças.

Os efeitos também estão na educação. Estima-se que dos 1,6 bilhão de alunos que não puderam comparecer pessoalmente devido ao bloqueio , um terço não teve oportunidade de usufruir do ensino à distância. Consequentemente, nos países mais pobres, milhões de crianças abandonaram permanentemente a escola.

Comprometida em apoiar as pessoas mais vulneráveis, a Associação Internacional de Voluntários para a Educação e o Desenvolvimento da Mulher – VIDES , promovida pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e a  Fundação de Voluntariado Juvenil Solidário sem fins lucrativos – FVGS  promovida pelo VIDES Internacional, por meio de atividades e projetos, promotores dos direitos da criança.

FVGS Onlus atua nos países mais pobres onde as Filhas de Maria Auxiliadora estão presentes, para garantir o direito à saúde, alimentação adequada e educação para mais de 3.000 meninas e meninos , através do Apoio a Distância. Neste momento de emergência devido à pandemia, a FVGS Onlus tem atuado no sentido de promover campanhas de sensibilização voltadas para a compra de máscaras e sabonetes, além de criar, graças às FMA presentes no local, oportunidades de formação para as crianças e suas famílias, para transmitir as noções básicas para se proteger da Covid-19.

VIDES Internacional , com o apoio de benfeitores, acompanha desde 2017, a Comunidade FMA da cidade de Ho Chi Minh, Vietnã, da Província Maria Auxiliadora (VTN) na promoção do direito à educação, missão de qualidade para crianças em situação de vulnerabilidade extrema , através do projeto “ Uma escola para crianças migrantes no distrito de Tam Ha, nos arredores da cidade de Ho Chi Minh”.

O projeto possibilitou a construção de uma nova escola, apta a acolher cerca de 1000 alunos todos os anos, que terão acesso – muitos pela primeira vez – a um percurso educacional holístico centrado nos seus direitos, necessidades e aspirações. A escola foi projetada para garantir um espaço de crescimento pacífico para os filhos de famílias de migrantes obrigadas a deixar suas casas nas áreas rurais, para se mudarem para a periferia da capital vietnamita em busca de trabalho decente.

Essas crianças, desenraizadas de suas aldeias, muitas vezes chegam à capital sem documentos e, portanto, sem poderem frequentar a escola, alimentando o fenômeno do trabalho infantil. Com esta iniciativa, o VIDES Internacional e as Filhas de Maria Auxiliadora já acolheram mais de 2.000 crianças nos primeiros dois anos de atividade, dando-lhes um futuro cheio de esperança e luz.

“As crianças são o futuro da família humana: todos nós temos a tarefa de promover o seu crescimento, saúde e serenidade!”.

(Papa Francesco)

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Feliz Aniversário, Madre!

Dia 14 de janeiro é o Aniversário de Ir. Yvonne Regungoat, Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Desde 2008 é a 9ª

Domingos Sávio, apóstolo da paz

No dia 6 de maio de 2023 é celebrada a memória litúrgica de Domingos Sávio, santo adolescente que cresceu no colégio San Giovanni Bosco, indicado

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.