Menu Principal

BLOG

Dia Mundial da Infância e da Adolescência

Em 20 de novembro de 2021, é celebrado o Dia Mundial da Criança e do Adolescente, instituído em 1954 para melhorar o bem-estar de crianças e adolescentes por meio da promoção internacional de seus direitos fundamentais. A data de 20 de novembro marca dois passos importantes: em 1959 a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração dos Direitos da Criança, em 1989 aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, que reconhece tudo para meninos e meninas. direitos civis, sociais, políticos, culturais e econômicos.

O tema do Dia 2021, “Um futuro melhor para todas as crianças” , é um convite a ouvir crianças e adolescentes sobre os problemas que afetam a sua geração e as expectativas de um futuro melhor.

A pandemia Covid-19, que afetou todo o mundo nos últimos dois anos, agravou a situação de muitas crianças e suas famílias, aumentando as desigualdades já existentes.

Relatório Anual , publicado pela Unicef ​​em junho de 2021, destaca o impacto da pandemia na saúde dos menores. 13% dos 71 milhões de infecções em 107 países foram de crianças e jovens com menos de 20 anos e estima-se que mais de 6,7 milhões de crianças com menos de 5 anos sofrerão de desnutrição aguda no decorrer de 2022. Nos países em desenvolvimento, um aumento de 15% na pobreza infantil é estimado, o que afetará 142 milhões de crianças.

Os efeitos também estão na educação. Estima-se que dos 1,6 bilhão de alunos que não puderam comparecer pessoalmente devido ao bloqueio , um terço não teve oportunidade de usufruir do ensino à distância. Consequentemente, nos países mais pobres, milhões de crianças abandonaram permanentemente a escola.

Comprometida em apoiar as pessoas mais vulneráveis, a Associação Internacional de Voluntários para a Educação e o Desenvolvimento da Mulher – VIDES , promovida pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e a  Fundação de Voluntariado Juvenil Solidário sem fins lucrativos – FVGS  promovida pelo VIDES Internacional, por meio de atividades e projetos, promotores dos direitos da criança.

FVGS Onlus atua nos países mais pobres onde as Filhas de Maria Auxiliadora estão presentes, para garantir o direito à saúde, alimentação adequada e educação para mais de 3.000 meninas e meninos , através do Apoio a Distância. Neste momento de emergência devido à pandemia, a FVGS Onlus tem atuado no sentido de promover campanhas de sensibilização voltadas para a compra de máscaras e sabonetes, além de criar, graças às FMA presentes no local, oportunidades de formação para as crianças e suas famílias, para transmitir as noções básicas para se proteger da Covid-19.

VIDES Internacional , com o apoio de benfeitores, acompanha desde 2017, a Comunidade FMA da cidade de Ho Chi Minh, Vietnã, da Província Maria Auxiliadora (VTN) na promoção do direito à educação, missão de qualidade para crianças em situação de vulnerabilidade extrema , através do projeto “ Uma escola para crianças migrantes no distrito de Tam Ha, nos arredores da cidade de Ho Chi Minh”.

O projeto possibilitou a construção de uma nova escola, apta a acolher cerca de 1000 alunos todos os anos, que terão acesso – muitos pela primeira vez – a um percurso educacional holístico centrado nos seus direitos, necessidades e aspirações. A escola foi projetada para garantir um espaço de crescimento pacífico para os filhos de famílias de migrantes obrigadas a deixar suas casas nas áreas rurais, para se mudarem para a periferia da capital vietnamita em busca de trabalho decente.

Essas crianças, desenraizadas de suas aldeias, muitas vezes chegam à capital sem documentos e, portanto, sem poderem frequentar a escola, alimentando o fenômeno do trabalho infantil. Com esta iniciativa, o VIDES Internacional e as Filhas de Maria Auxiliadora já acolheram mais de 2.000 crianças nos primeiros dois anos de atividade, dando-lhes um futuro cheio de esperança e luz.

“As crianças são o futuro da família humana: todos nós temos a tarefa de promover o seu crescimento, saúde e serenidade!”.

(Papa Francesco)

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Doutorado em Comunicação

Ir. Márcia Koffermann, Filha de Maria Auxiliadora da Inspetoria N.S. Aparecida (BAP), no dia 28 de março de 2023, na Universidade de Huelva, conclui o percurso de

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.