Menu Principal

BLOG

Comunicadores da BAP se reúnem para formação profissional e planejamento de ações comunicativas

No último dia 16 de maio, aconteceu mais um encontro online dos Comunicadores e Colaboradores da Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP).

Depois do encontro presencial realizado no mês de março deste ano e da participação ao I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da Rede Salesiana Brasil (RSB), este foi o primeiro encontro online de 2023 que reuniu novamente os responsáveis pela Comunicação nos diversos ambientes educativos: Escola, Obra Social e Hospital.

Marcaram presença cerca de 30 comunicadores, entre estes também representantes da Equipe de Comunicação da BAP: a Conselheira referente para a Comunicação, Irmã Ivone Marcuzo e a Assessora de Comunicação, Andréa Pereira.

O encontro foi conduzido pela Coordenadora inspetorial de Comunicação, Irmã Maike Loes, que acolheu a todos, dando as boas-vindas e apresentando a pauta do encontro.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, ainda que de forma sucinta, o Plano de Ação do Âmbito da Comunicação da BAP, para entenderem o nível de envolvimento e de colaboração que se espera de todos.

Na sequência, o grupo teve a oportunidade de aprofundar a mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado no próximo dia 21 de maio. Este ano, o tema da mensagem tem um tom muito salesiano: «Falar com o coração. “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15)».

Além de compartilhar ideias e imagens que sintetizam o núcleo da mensagem, os comunicadores puderam acompanhar um trecho da Live (https://youtu.be/lYu-pwUUtNs?t=1609) promovida pelas Paulinas – SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunicação), que trata justamente sobre a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Entre as ressonâncias do grupo, tiveram grande destaque as expressões: “falar com o coração”, “comunicar cordialmente” e “basta amar bem para dizer bem”. Quanto à Live, os participantes ficaram bem impactados com a expressão em latim, trazida por Dom Rogério Augusto das Neves: “Verba volant, scripta manent”, ou seja, “As palavras voam, os escritos permanecem”. Falando da rapidez com que se propagam informações e comentários nas redes sociais, Dom Rogério fez o seguinte paralelo: “As palavras voam, mas também permanecem”.

Na última parte do encontro, foram tratados assuntos práticos, como a participação no Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais e no Encontro Nacional da Ação Social (ENAS), ambos promovidos pela RSB. Além disto, houve o anúncio oficial do I Encontro Nacional de Comunicação da RSB, a ser realizado nos dias 30 e 31 de maio, com a presença dos Conselheiros gerais da Comunicação: P. Gildásio Mendes sdb e Irmã Maria Ausilia De Siena FMA, e também da ex-aluna do Colégio de Santa Inês, Andréa Tavares, que vai desenvolver o tema sobre Marketing Educacional e Social.

O I Encontro Nacional de Comunicação da RSB terá como tema Navegando em Rede, conectados com o carisma salesiano: criando e comunicando valores.

Em seguida, Irmã Maike compartilhou o convite para o lançamento unificado e integrado das Campanhas de Matrícula e da Ação Social da RSB, agendado para o dia 5 de junho próximo.

Também foi anunciada a Estreia da Cantata Mariana, prevista para o dia 21 de maio, às 20h, pelo Canal da BAP no Youtube, com a participação das Comunidades educativas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida.

O encontro foi concluído com o registro fotográfico do grupo e a oração final, sintetizada nas palavras do Papa Francisco que concluem a mensagem para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais: «Que o Senhor Jesus, Palavra pura que brota do coração do Pai, nos ajude a tornar a nossa comunicação livre, limpa e cordial. Que o Senhor Jesus, Palavra que se fez carne, nos ajude a colocar-nos à escuta do palpitar dos corações, para nos reconhecermos como irmãos e irmãs e desativarmos a hostilidade que divide. Que o Senhor Jesus, Palavra de verdade e caridade, nos ajude a dizer a verdade no amor, para nos sentirmos guardiões uns dos outros».

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Origem da festa do Carnaval

Ele é uma herança de várias comemorações realizadas na Antiguidade por povos como os egípcios, hebreus, gregos e romanos. Esses festejos pagãos serviam para celebrar

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.