Menu Principal

BLOG

Comunicadores da BAP encerram atividades formativas

No dia 7 de dezembro, aconteceu o último encontro formativo, deste ano, da equipe de Comunicadores e Colaboradores da comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP).

O encontro, em formato on-line, foi conduzido pela Coordenadora inspetorial de Comunicação, Irmã Maike Loes, e contou com a participação de 29 integrantes, responsáveis pelos processos comunicativos nas Escolas e Obras Sociais da BAP, bem como no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Três Lagos (MS).

Inicialmente o grupo revisitou um dos eventos mais significativos do ponto de vista carismático: o encontro de Dom Bosco com o menino Bartolomeu Garelli, acontecido no dia 8 de dezembro de 1841. A memória desta página de salesianidade esteve diretamente ligada ao convite feito pela Inspetora, Irmã Alaíde Deretti, a todas as comunidades educativas, para que se encontrem no dia dedicado à Imaculada Conceição de Maria, e rezem a Ave-Maria, assim como fez Dom Bosco com Garelli. Foi a partir daquela Ave-Maria que teve início a obra salesiana.

Em seguida, foram conhecidos e aplaudidos os projetos selecionados para participar do I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da Rede Salesiana Brasil, previsto para os dias 12 e 13 de abril de 2023. Entre as 10 práticas selecionadas, 4 são de presenças da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida:

O nosso Pão de cada diaInstituto Maria AuxiliadoraRio do Sul – SC
Mostra artística “Sementes do futuro”Centro Comunitário Oscar RomeiroSão Paulo – SP
Podcast Papo SalesianoColégio Instituto São JoséSão José dos Campos – SP
Grupo Educomunicativo – Pastoral Jovens Comunicadores Rádio e TV CARMO / PODCASTS e Grupos de Cobertura de eventosInstituto Nossa Senhora do CarmoGuaratinguetá – SP

Além de combinações práticas para o encontro presencial que a BAP vai realizar com os seus Comunicadores, em março de 2023, em sinodalidade com a Ação Social e a parceria da Gestora de Projetos, Rose Gomes, foram apresentadas também algumas das conclusões da Assembleia inspetorial realizada em meados de novembro passado, ou seja, o Horizonte da BAP, seus objetivos, as Linhas de Ação e opções estratégicas em resposta à Deliberação do XXIV Capítulo Geral da Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Os Comunicadores e Colaboradores da comunicação fizeram durante todo este ano uma caminhada sistemática de formação em relação ao Tema capitular – “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 1-12) -, de modo que não foi novidade tratar sobre este assunto.

Também foi apresentada a Equipe de Comunicação da BAP, nascida a partir da Assembleia inspetorial. São membros da Equipe: Irmã Ivone Calvo Marcuzo – Conselheira para a Comunicação; Irmã Maike Loes – Coordenadora de Comunicação; Irmã Maria de Lourdes Becker, Irmã Aline Leite e Andréa Pereira, Assessora de Comunicação.

O encontro foi finalizado com a partilha de uma aprendizagem e de um agradecimento expresso pelos participantes. Muitas foram as aprendizagens deste 2022, mas a que mais se destacou foi o trabalho em equipe, a força das ações em Rede, o sentido de pertencimento à Inspetoria.

Entre os agradecimentos se destacam: o acompanhamento, o desenvolvimento de ações em sinergia e o crescimento profissional, a descoberta de talentos entre os Comunicadores, a superação das dificuldades, a celebração dos 150 anos de fundação do Instituto das FMA, as equipes locais, a disponibilidade de todos em oferecer o melhor de si na missão educativa, as experiências vividas e as aprendizagens.

Para concluir o encontro, foi feita a foto de grupo e todos puderam desejar reciprocamente um Feliz Natal e um excelente Ano Novo!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.