Menu Principal

BLOG

CG XXIV – Tecer redes de vida e de fraternidade

No dia 12 de setembro de 2021, as 172 Capitulares dos cinco continentes vivem seu primeiro encontro oficial com um momento de conhecimento, sob a bandeira da fraternidade e da festa.

O dia começou com a Celebração Eucarística presidida por Dom Mauro Mantovani, Salesiano de Dom Bosco, que convida as Capitulares a viver este tempo de graça e de bênção na abertura ao dom do Espírito Santo e na escuta atenta da Palavra “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5), para discernir com o coração livre e disponível, os chamados de Deus presentes no hoje do Instituto.

O ícone do banquete de Caná acompanhou o momento de acolhida e conhecimento mútuo animado pelas Conselheiras gerais Ir. Sílvia Boullosa e Irmã Maria Helena Moreira.  É aqui que se concretiza o milagre do vinho novo, a graça da unidade na diversidade, em que cada uma das participantes manifestou ser família em comunhão: a alegria do encontro, do estar juntas, a vida e a missão das 69 Inspetorias e 5 Visitadorias presentes, os nomes, rostos, países e línguas diversas que são o sinal da beleza do Instituto das FMA no mundo.

É o tempo dos milagres.  A água abundante derramada das jarras: alegria, fé, sinodalidade, corresponsabilidade, discernimento, esperança, admiração, encontro – tornou-se uma realidade nova, é o “milagre da comunhão”, para caminhar juntas e com audácia rumo a um futuro de esperança para o Instituto das FMA. Ao convite da Madre Geral, “Fazei tudo o que ele vos disser”, teceram-se as redes das sinodalidades, sinal do caminhar juntas para gerar vida e esperança para o mundo.

As Capitulares em festa, pelo Teatro chegam à Aula Capitular onde a Reguladora do Capítulo Geral XXIV, Irmã Chiara Cazzuola, entrega o material para orientar o início do caminho conjunto. Irmã Vilma Tallone informa sobre o Protocolo Covid.

À tarde, Irmã Maria Helena Moreira, Conselheira do Âmbito da Comunicação, após ter apresentado à Assembleia os membros da Comissão Capitular para a Comunicação, compartilha o objetivo da missão à qual são chamadas e algumas orientações para que seja possível compartilhar a Experiência capitular, através dos canais Institucionais.

Após o intervalo, num clima familiar, realiza-se a primeira reunião de comissões e subcomissões, um espaço que gera proximidade e empatia, reconhecendo os fios da humanidade, que dão diversidade de tons ao tecido da sinodalidade, na qual cada uma se sente envolvida.

O dia termina com as palavras da Madre Geral, Irmã Yvonne Reungoat, que pede para dar graças ao Senhor pela alegria de estar ali e de “poder celebrar o Capítulo em nome de Maria, que nos precede, e é sinal de que está aqui presente em cada dia da nossa vida”.  Incentiva – com Madre Mazzarello – a recordar o compromisso de «ser imagem viva de Maria», imitando suas virtudes, vivendo com o espírito aberto à vontade do Pai que neste tempo falará.  Só então será possível “fazer o que ela nos diz”.

«É lindo e reconfortante começar o Capítulo Geral neste clima de presença da Virgem.  É Ela quem nos acompanhará em nosso trabalho.  O que vamos fazer, as escolhas que vamos propor, as indicações que vamos oferecer ao Instituto, se passarem pelo seu coração, serão certamente as melhores, aquelas que servirão para fazer crescer o carisma, para nos tornar apóstolas crentes e credíveis .

Não é por acaso que escolhemos para o documento de trabalho o versículo: “Estava a Mãe de Jesus”. Queremos que Maria esteja presente todo este tempo, queremos deixar-nos guiar por Ela ao olhar a contemporaneidade e ao projetar-nos ao que for necessário para que, na contemporaneidade, o anúncio evangélico, através da educação, possa ser eficaz para as/os jovens de hoje;  para que a salvação que Cristo trouxe não seja vã no nosso tempo”.

O dia de conhecimento mútuo prepara cada capitular para viver uma experiência comunitária profunda, cheia de admiração e de novidade, que brota continuamente da escuta da Palavra rica de esperança: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. 

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Maratona de Desenho na OSAF

No último dia 8 os educandos da OSAF participaram da Maratona de Desenho. Esta atividade estimula o desenvolvimento da  percepção, emoção e inteligência.

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.