Menu Principal

BLOG

XXIV Capítulo Geral das FMA chega às comunidades

De 26 de março a 13 de abril de 2022, a Inspetoria “Nossa Senhora Aparecida”, com Sede em São Paulo – Brasil (BAP) viveu um tempo de graça muito especial: a transmissão do XXIV Capítulo Geral.

Um primeiro momento da transmissão já havia sido realizado em modalidade on-line, imediatamente depois do Capítulo. Agora, para que todas as 217 FMA da BAP pudessem participar de forma presencial, a transmissão precisou ser organizada em datas, ritmos e dinâmicas variadas. Isto muito contribuiu para que as Irmãs pudessem se reencontrar, uma vez que com a pandemia da Covid-19 grande parte das atividades, reuniões e encontros inspetoriais ficaram restritos ao uso da internet.

A transmissão do XXIV Capítulo Geral foi organizada e animada pela Inspetora, Irmã Alaíde Deretti, e por Irmã Solange Sanches, que participou do Capítulo como delegada da BAP.

De 26 a 28 de março, Campo Grande, no estado do Mato Grosso, sediou a transmissão. De 4 a 7 de abril foi a vez de São Paulo, com encontros no bairro da Lapa, no Bom Retiro e também na cidade de Lorena. Nos dias 10 e 11 de abril, Porto Alegre acolheu um grupo de FMA da região sul, e no dia 13 de abril, a cidade catarinense de Rio do Sul recebeu o último grupo para a tão esperada transmissão.

Durante a transmissão, Irmã Solange apresentou o tema do XXIV Capítulo Geral de forma dinâmica e vivencial, através da Leitura Orante do Evangelho de João 2, 1-11.

A Inspetora, Irmã Alaíde Deretti, por sua vez apresentou de forma interativa a síntese do documento capitular. Focalizando a importância de gerar a vida e para a vida no coração contemporaneidade, os Atos do Capítulo Geral mostram a figura de Maria como uma presença que escuta, caminha junto, em saída comunitária e em rede.

Este momento foi fundamental para a troca e partilha de vida, de reflexões e também de sentimentos e expectativas. Percebeu-se o quanto as comunidades estão sedentas de construir e fazer valer a arte da escuta. Pode-se afirmar que as FMA da BAP acolheram com disposição as opções prioritárias e a Deliberação capitular.

A participação e o envolvimento das Irmãs, nas diversas localidades, superaram as expectativas. Percebeu-se que todas, independentemente da missão que realizam ou dos desafios por ela impostos, estavam muito ansiosas por este momento de encontro, por este “novo” e especialmente com vontade de assumir um novo estilo de comunidade no qual todas possam ser geradoras de vida.

Na conclusão de todos os encontros, cada Irmã pode expressar o que levava consigo desta experiência e também o que estava disposta a oferecer para a Inspetoria neste tempo de consolidação da nova configuração.

A próxima etapa da transmissão prevê o aprofundamento dos Atos do XXIV Capítulo Geral bem como a socialização do mesmo com as comunidades educativas, envolvendo especialmente os leigos e leigas, educadores e educadoras que compartilham a missão com as FMA da Inspetoria “Nossa Senhora Aparecida”.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

CEMARI promove feira de cidadania

O Centro Social – Educacional Maria Rita Périllier, promoveu a Feira da Cidadania com o Tema: Cidadania, cidadãos de direito. O evento contou com a presença do Prof.

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.