A Casa do Puríssimo Coração de Maria iniciou setembro com um importante avanço em sua iniciativa socioambiental. Foram entregues os novos equipamentos que marcam a segunda etapa do Projeto ReCirculando – Reciclagem Orgânica Comunitária e Circular, realizado em parceria com a Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil.
O projeto nasceu da preocupação com o destino correto dos resíduos orgânicos gerados diariamente pela população. Desde então, vem promovendo a conscientização ambiental e incentivando a prática da compostagem como forma sustentável de transformar resíduos em adubo natural.
Em funcionamento há três anos, o ReCirculando envolve famílias e educandos atendidos pela Casa, que recebem baldinhos para a separação dos resíduos orgânicos em suas residências. Após cheios, os recipientes são levados até a composteira do Puríssimo. O adubo produzido é utilizado na horta da instituição, responsável por fornecer hortaliças, verduras e legumes consumidos diariamente pelos 120 educandos participantes dos projetos da Casa.
Nesta nova fase, a parceria com a Sicredi possibilitou a aquisição de materiais essenciais para ampliar a estrutura do projeto, como baldinhos de coleta, peneira elétrica, máquina seladora e materiais de identidade visual (camisetas, bonés e adesivos). Com isso, além do uso interno, será possível iniciar a comercialização dos produtos, visando à sustentabilidade financeira do projeto.
Outro diferencial é a abertura para a comunidade em geral: agora qualquer pessoa pode participar do ReCirculando. Basta solicitar um baldinho e seguir as orientações para a coleta dos resíduos orgânicos. Esta fase já conta com a participação do grupo de voluntariado, atuante em diversas frentes há muitos anos em nossa instituição.
“Esperamos que essa nova fase se fortaleça cada vez mais, mantendo o compromisso com o cuidado da nossa Casa Comum e formando agentes multiplicadores de boas práticas socioambientais”, destacou a coordenação da Casa do Puríssimo.
O gerente da Sicredi também ressaltou a importância da parceria: “O ReCirculando promove educação ambiental, fortalece a sustentabilidade e ainda gera impacto positivo na alimentação e no convívio das famílias atendidas. Fazer parte dessa iniciativa reafirma nosso compromisso como cooperativa de crédito em contribuir para o desenvolvimento local e para a construção de um futuro mais sustentável”, afirmou.
Com o fortalecimento do ReCirculando, a instituição reafirma sua missão de unir educação, sustentabilidade e transformação social, mostrando que pequenas ações podem gerar grandes impactos coletivos.






