Menu Principal

BLOG

Carreata em honra a Nossa Senhora Auxiliadora é promovida pelo UNIFATEA

Carreata foi seguida de Missa e Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora

No dia 24 de maio, a Igreja comemora a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Por ocasião da celebração, o Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA promoveu uma carreata em honra a Nossa Senhora, pelas ruas da cidade de Lorena (SP).

A carreata saiu às 17h da lateral do prédio do UNIFATEA, localizado na Avenida Peixoto de Castro, e seguiu pelas ruas da cidade de Lorena, indo até o centro, passando pela Casa Maria Auxiliadora que abriga uma comunidade das Irmãs Salesianas, pela Câmara Municipal de Vereadores, Solar Conde Moreira Lima, Hospital Unimed, Hospital Santa Casa de Misericórdia.

A vice-reitora do UNIFATEA, Irmã Zenilde Fontes, comentou a importância da data para as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA):

“Dia 24 de maio é para nós o grande dia da Família Salesiana. É o dia que paramos para olhar para Nossa Senhora Auxiliadora e reconhecer todos os benefícios que Ela tem feito na vida do carisma salesiano no mundo. É nessa perspectiva que hoje nós paramos e temos a alegria de propagar a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora.”

A instituição de ensino viveu, ao longo de todo mês de maio, atividades especiais em honra à Auxiliadora dos Cristãos, devoção escolhida pelo fundador da Congregação das FMA, São João Bosco. As atividades incluem, além das comemorações do dia 24, cantata e queima das cartinhas, com os pedidos de oração dos alunos, professores e colaboradores do UNIFATEA.

Irmã Zenilde ressalta que a expectativa com a carreata é que a vivência da espiritualidade mariana e salesiana se estendam ao povo:

“Hoje é dia de sairmos pelas ruas e dizermos para a comunidade que Maria também cuida dessa cidade. Então, ao passar pelas ruas da cidade, a intenção, o desejo e a oração é que chegue a todos os munícipes de Lorena, a toda a região aqui do Vale do Paraíba o manto protetor de Nossa Senhora. Que Ela seja visível e que essa visita de Nossa Senhora dê um start naquele momento de sintonia consigo mesmo, de sintonia com Deus, de certeza de que tem algo muito maior dentro de nós, essa fé em Deus. A fé em Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, esse mesmo Espírito Santo que habitou Maria.”

Testemunhos

Para quem pode participar da carreata, o momento foi de grande emoção. Dos carros, ou vendo a carreata passar, foram muitos os que puderam experimentar a graça de serem visitados por Maria neste dia 24 de maio.

Regina Célia foi colaboradora da instituição por 27 anos. Para ela, o significado da festa é muito forte: “O amor a Nossa Senhora não tem dimensão, é um amor eterno. Para a cidade também foi muito importante este momento. Foi possível observar todo mundo rezando e aplaudindo. Acho que isso traz paz ao coração. Valeu muito a pena”.

Enquanto a carreata passava, foi possível observar a emoção nos olhos das pessoas que andavam pelas ruas, e dos trabalhadores nos comércios. Muitos baixaram as portas de lojas e restaurantes e pararam para rezar, em reverência a Nossa Senhora Auxiliadora.

Na porta da Casa Maria Auxiliadora, a carreata parou um instante, para que todas pudessem rezar juntas. Irmã Olga Belo, religiosa há 31 anos e natural do Timor Leste, comentou sobre sua experiência com Maria: “Para mim, Nossa Senhora Auxiliadora é a Mãe Auxiliadora, amiga, em todo momento, todo lugar, em todos os acontecimentos na minha vida”.

A professora da UNIFATEA Elaine Cabral trouxe os filhos e o esposo para viver este momento com Nossa Senhora: “É muito importante e emocionante poder trazer meus filhos, minha família para saudar Nossa Senhora, pensando que Ela sempre está presente na nossa vida, na nossa profissão, no nosso dia a dia, e viemos agradecer”.

Para os alunos, a carreata também foi um momento marcante. Giovanna Faria é aluna do curso de enfermagem, e participou da carreata com os pais e a irmã: “É muito legal ter aqui na faculdade a oportunidade de um espaço para a gente que é católico. É muito bom poder trazer também nossa família para esse momento, ser algo aberto para a sociedade”.

Ao retornar para o prédio do UNIFATEA, os fiéis da carreata puderam participar da Santa Missa e do momento da coroação a Nossa Senhora Auxiliadora, juntamente com os alunos, professores e colaboradores da instituição.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Domingos Sávio, apóstolo da paz

No dia 6 de maio de 2023 é celebrada a memória litúrgica de Domingos Sávio, santo adolescente que cresceu no colégio San Giovanni Bosco, indicado

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.