17 ago, 2018

Jovens da Pastoral Estudantil do ISJ participam da Semana Missionária 2018.


Jovens da Pastoral Estudantil do ISJ participam da Semana Missionária 2018

Jovens da Pastoral Estudantil do ISJ participam da Semana Missionária 2018

A Pastoral Juvenil Salesiana é a ação orgânica de uma Comunidade Educativo-Pastoral movida por uma missão carismática, habilitando os jovens para crescerem em maturidade humana-cristã chegando à comunhão na Igreja com Jesus Cristo percebido como aquele que dá plenitude à vida; graças às intervenções educativas à atuação solidária como “cidadãos honestos e bons cristãos”.

Ela é juvenil porque no centro de sua ação está a pessoa dos jovens, especialmente os mais carentes. Trata-se de buscar os jovens na sua realidade, com seus recursos e dificuldades, e descobrir os desafios dos contextos culturais, sociais e religiosos nos quais vivem, dialogando com eles para propor, através da pedagogia do acompanhamento, um caminho de encontro vivo e comunitário com Jesus Cristo.

Ela é salesiana porque tem no carisma de Dom Bosco – segundo a inspiração da caridade educativa do Bom Pastor – a sua referência principal, e se expressa na pedagogia preventiva, amável, pronta ao diálogo e à confiança. Nela encontra o grau da própria verdade e eficácia, a medida do seu planejamento e da sua ação.

No mês de julho, o Instituto São José propõe aos jovens uma semana de vivência comunitária, formativa missionária com atividades específicas para adolescentes e também para toda a comunidade local com o objetivo de proporcionar a todos(as) a oportunidade de fazer a experiência de Deus em meio ao povo.

A Semana Missionária deste ano, aconteceu de 07 a 14 de julho, com um grupo de alunos dos 9°s anos e Ensino Médio, durante um período das férias de julho. O local da Semana Missionária dos alunos do Instituto São José foi na Matriz São Vicente de Paula e na Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Jardim São Vicente, em São José dos Campos. Concretizando a 20ª Semana Missionária das Escolas Salesianas do Estado de São Paulo – envolvendo um total de 242 missionários entre Assessores e jovens.

Participantes:

Coordenadora da Pastoral – Ir. Cleonice Aparecida Lourenço.

Assessores: Ir. Aline de Oliveira Leite, Alexson Bizaria da Costa.

Professores: Juliana de Fátima Faria Silva e André Teixeira Borges.

Ex-alunos: Matheus Bordini Cintra, João Carlos Siri Salgado, Luis Felipe da Silva Oliveira, Bruna Lobo, a Noviça Eudenice da Luz Maia e mais 46 alunos dos 9ºs anos e Ensino Médio.

Novidade:  Neste ano tivemos o envio de cinco ex-alunos para a Semana Missionária na Aldeia Indígena de Merure – em Cuiabá (MT), missão das Irmãs Salesianas, totalizando assim 61 missionários, ligados ao Instituto São José.

Durante a Semana Missionária nossos jovens participaram ativamente na vida da comunidade: realizando celebrações, rezando o terço, visitando e abençoando as famílias, promovendo gincanas com as crianças e adolescentes e oficinas com os adultos. É um momento de fé, fraternidade e de muita alegria. Momento no qual podem viver o protagonismo juvenil de forma prática intensificando o amor ao próximo.

“Queridos jovens: Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente. O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor.”     [Papa Francisco]

 

Assista ao teaser oficial da Semana Missionária 2018  >  https://youtu.be/revdaBQ8QVU

 

Fonte: Comunicação ISJ


Deixe uma resposta