Menu Principal

BLOG

Associação dos Cultores da História Salesiana realiza Assembleia anual

Nos dias 13 a 15 de setembro, quinze membros da Associação dos Cultores da História Salesiana seção Brasil (ACSSA) – entre os quais Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora, secretários e auxiliar de secretaria – participaram da Assembleia 2022, no Centro de Formação Salesiano Sabino Ferreira, na cidade de Barbacena, MG. O grupo foi recebido pelo Padre Natale Vitali, Inspetor da Inspetoria São João Bosco, que acolheu fraternalmente os participantes. Também estava presente o Padre Gilson Marcos da Silva, da Inspetoria S. Pio X (BPA), de Porto Alegre, Inspetor Referente dos SDB.

Na noite do 13 de setembro, na capela, após as palavras de acolhida do Padre João Mendonça, coordenador referente para os SDB, por meio da celebração “A Memória do Coração”, dirigida por Irmã Maria de Lourdes Macedo Becker, coordenadora referente para as FMA, o grupo rezou que “a Memória nos envolve em um exercício espiritual do coração que tende a tornar vital o aprendido e nos compromete a “cuidar” do presente recebido” (…) “a Memória é a ponte entre o que foi, é uma corrente de vida sempre nova, que como um rio flui por todos os braços do Carisma, revitaliza os sonhos de hoje com os momentos já vividos. As atividades da primeira noite foram encerradas com a apresentação dos participantes.

Os trabalhos do dia 14, Festa da Exaltação da Santa Cruz, tiveram início com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Gilson, Inspetor Referente que, na homilia, refletiu sobre a Cruz, sinal da vitória de Cristo sobre o pecado, o sofrimento e a morte e, por isso, um sinal de salvação. Após o café da manhã, o grupo foi até a sala de palestras onde foi lida a rica mensagem da Inspetora Referente, Irmã Alaíde Deretti que, devido a diversos compromissos, não pode estar presente, mas estimulou todos a continuarem com o “cuidado com a História”: “…os membros da ACSSA são cultores especiais, pois têm a missão de ajudar as Inspetorias do Brasil a salvaguardar o patrimônio cultural salesiano (…) ajudem  nossos irmãos e irmãs a conectar o vivido com o que vivemos e com o que temos ainda para viver, a cuidar da memória, a tornar viva a história de milhares de SDB, FMA e a Família Salesiana presentes no Brasil, isso é um grande bem que podem fazer para a Congregação e para a sociedade brasileira”.

Seguindo a pauta, Padre Hilário Zandonade e sua Equipe do Centro Salesiano de Pesquisa apresentaram o Sistema do Arquivo PHL e a ficha digital do Currículo. No segundo momento da manhã, Irmã Maria Imaculada da Silva (BMM) expôs o Projeto do Mapeamento Histórico Patrimonial para maior conhecimento da realidade do patrimônio brasileiro e, também, da preservação, do acesso e da produção historiográfica de qualidade.

No início da tarde deste mesmo dia, os participantes visitaram o “Museu da Loucura” – que resgata a memória da Assistência Psiquiátrica em Minas Gerais -, o Instituto Maria Imaculada – colégio dirigido pelas FMA e o Centro de Documentação e Pesquisa Salesiano. No retorno, Irmã Maria Imaculada encerrou sua exposição e foram partilhadas reflexões e sugestões surgidas a partir das duas palestras.

O dia 15, Festa de Nossa Senhora das Dores, teve início com a Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Mendonça e deu-se continuidade às atividades da pauta: planejamento de alguns projetos para 2023 a serem encaminhados para as Conferências Interinspetoriais CISBRASIL e CIB; calendário das reuniões e Assembleia para o próximo ano; reflexão sobre a necessidade de captação de novos membros. Foi também recordada a possibilidade de convidar jovens que tenham inclinação e gosto pela pesquisa histórica. Realizou-se ainda a reeleição do Padre João Mendonça como Coordenador Referente da ACSSA para os SDB, avaliação e conclusão.

Como Irmã Alaíde tão bem expressou em sua mensagem, a Assembleia alimentou os sonhos, suscitou ideias, renovou a fidelidade criativa e carismática, e a Virgem Auxiliadora esteve bem presente com o grupo, ajudando-o e abençoando a Assembleia.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.