Menu Principal

BLOG

Ano Vocacional 2023: uma jornada especial para a Família Salesiana

Em abril de 2022, a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tomou uma decisão unânime ao aprovar a realização do Terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil, programado para ocorrer de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. Essa iniciativa tem como objetivo celebrar os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.

Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). Com a celebração deste evento, a CNBB reafirma o compromisso com a valorização das vocações e a importância do trabalho conjunto para o fortalecimento da fé e do serviço cristão no Brasil.

CONHEÇA A IDENTIDADE VISUAL

Todos são convidados a contemplar a vocação, como um dom e iniciativa divina, a partir da experiência de encontro com o Ressuscitado, na participação da vida comunitária e em perspectiva missionária.  Essa foi a inspiração para o logo oficial para deste Ano Vocacional, idealizado pelo Pe. Reinaldo Leitão.

Com traços simples e repleto de símbolos inspirados no tema e lema, o logo busca ser uma síntese do desejo de que o ano seja para todos os cristãos período de ação de graças pelos dons do Espírito Santo e discernimento sobre o chamado de Deus a cada um.

Esse momento único e significativo do Ano Vocacional proporciona um espaço para reflexões sobre a vocação de cada consagrado e consagrada, estimulando também o engajamento de todos os cristãos em ações de solidariedade e serviço ao próximo, é o que lembra a Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, Ir. Maike Loes. “O Ano Vocacional é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. Portanto, é uma iniciativa eclesial, da Igreja do Brasil. Assim como todas as Religiosas e Religiosos, sou ‘filha’ da Igreja. Recebemos de Dom Bosco e de Madre Mazzarello esta herança bonita de sermos filhos e filhas da Igreja, portanto, o Ano Vocacional reafirma este pertencimento. Por outro lado, como Religiosa, o Ano Vocacional traz a oportunidade de revisitar minha vocação, minha opção pela Vida Salesiana, meu compromisso como Consagrada. Faz também reavivar e fortalecer o meu ‘sim’ inicial, dado há 35 anos”, comenta a religiosa salesiana.

O Terceiro Ano Vocacional busca proporcionar um período especial de reflexão e oração, envolvendo a comunidade católica em todo o país. Durante esse período, serão promovidas diversas atividades e encontros, com o intuito de despertar a consciência vocacional e encorajar jovens e adultos a discernir seus chamados e missões dentro da Igreja e da sociedade. Além disso, esse Ano Vocacional do Brasil deseja promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus. “Revitalizar a própria opção de vida é algo que deve ser feito cotidianamente, mas uma ‘sacudida’ maior, de vez em quando, é extremamente necessária. O Ano Vocacional pode servir também como uma ‘sacudida’, justamente para não cair na rotina, no ‘sempre se fez assim’, na mesmice. O Ano Vocacional ajuda a acertar o passo, mudar a postura frente às coisas ‘acidentais’ e permanecer com o essencial da Vida Consagrada”, lembra Ir. Maike.

Todo o material de divulgação das ações que já aconteceram e das que estão por vir pode ser acessado na página oficial do Ano Vocacional.

CELEBRANDO CADA VOCAÇÃO

Já é tradição para a Igreja a celebração de todas as vocações, uma em cada domingo do mês de agosto: a vocação presbiteral, no primeiro domingo, com o “Dia do Padre”; a vocação ao matrimônio, no segundo domingo, com o “Dia dos Pais”; a vocação à vida religiosa, no terceiro domingo, com o “Dia dos religiosos e religiosas” e, no quarto domingo, a vocação dos leigos e leigas, com o “Dia do(a) catequista”.

PODCAST RSB – ANO VOCACIONAL 

Em visita à Comunidade da Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida, a Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), Ir. Eliane Cordeiro de Souza, concedeu uma entrevista à Ir. Maike Loes sobre o ano Vocacional, além de comentar algumas ações da CRB para a celebração deste momento tão especial para a Igreja. “É bonita esta opção da Igreja no Brasil de dedicar o mês de agosto ao mês vocacional. Cada domingo é uma vocação específica […] No horizonte, o convite é a ressignificação da nossa vida”, comenta Ir. Eliane no podcast.

Confira o podcast na íntegra pelo canal oficial da Rede Salesiana Brasil no YouTube.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações do anovocacional.cnbb.org.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.