Menu Principal

BLOG

Tudo pronto para os XLII Dias de Espiritualidade da Família Salesiana

(ANS – Roma) – Os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2024 (DEFS 2024) começarão amanhã à tarde, quinta-feira, 18 de janeiro, em Turim-Valdocco: evento de comunhão e fraternidade entre os diversos Grupos que surgiram, ao longo do tempo, da grande árvore carismática originada de Don Bosco, que todos os anos se debruça sobre o tema da Estreia do Reitor-Mor. Para este ano, portanto, o centro das reflexões e dos trabalhos em grupo será: « O sonho que faz sonhar. Um coração que transforma ‘lobos’ em ‘cordeiros’ ».

“Uma Estreia que propõe-se reacender o sonho que Deus tem sobre cada um de nós. Um sonho, um sinal do Seu chamado e do Seu amor por todos os membros da Família Salesiana (FS) no segundo Centenário do sonho tido por Joãozinho Bosco, nos Becchi, e descrito em suas «Memórias» do Oratório, observou o P. Joan Lluís Playà, Delegado do Reitor-Mor para o Secretariado da FS. Um sonho que norteará todo o trabalho do evento, já em sua 42ª edição e que, mais uma vez, como enfatiza o P. Playà, serve para “celebrar a profunda comunhão que existe entre todos os Grupos e continentes, e alimenta a nossa comum espiritualidade a serviço da missão”.

Assim como ocorreu nos últimos anos, o evento terá a participação de cerca de 370 pessoas, em Turim. Alguns momentos serão transmitidos ao vivo, com tradução simultânea para quatro línguas, alargando o acompanhamento e a participação para um nível realmente global.

Em nível operacional, após a recepção dos participantes, que chegarão pela manhã, a Valdocco, a Abertura oficial dos ‘DEFS 2024’ está prevista para o início da tarde de quinta-feira, 18 de janeiro de 2024, com as boas-vindas a todos, a introdução aos trabalhos e a apresentação da Estreia feita pelo Reitor-Mor, P. Ángel Cardeal Fernández Artime. O dia findará na Santa Missa na Basílica de Maria Auxiliadora e, após o jantar, com a boa-noite, novamente na Basílica.

A sexta-feira, dia 19, será dedicada ao estudo da Estreia. O dia será aberto com Laudes comunitárias e incluirá, como evento principal da manhã, uma mesa-redonda, moderada por Túlio Lucca, com diversos especialistas: P. Bruno Ferrero, Diretor do Boletim Salesiano; P. Rafael Bejarano, do Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana; e Sras. Emilde Cuda e Blazka Merkac. Após este diálogo direto com os palestrantes, a parte da tarde prevê visitas aos lugares salesianos, partilha em grupos sobre os trabalhos da manhã, Concelebração Eucarística, e, para concluir, a Adoração Eucarística na Basílica.

A manhã de sábado, 20 de janeiro, incluirá experiências juvenis com o tema do dia, que – não por acaso – será: “Sonhos que se tornam realidade”. Depois da Santa Missa matutina, serão apresentados vários testemunhos de sucesso na educação salesiana, nas diversas realidades do mundo e dos grupos da FS. O mesmo tema será aprofundado nos grupos de trabalho da tarde. A noite de fraternidade que encerrará o dia será animada pelos Noviços salesianos do Colle Don Bosco e consistirá numa homenagem ao Cardeal Ángel Fernández Artime, que participará dos DEFS pela última vez, como Reitor-Mor.

O último dia do evento, domingo, 21 de janeiro, será dedicado às perspectivas de futuro e terá como tema: “O sonho continua”. A programação prevê a Liturgia de Laudes e a Missa no encerramento, na Basílica de Maria Auxiliadora, além de um Encontro para grupos de pertencimento, um momento de assembleia e as conclusões.

As atividades ‘mundiais’ serão transmitidas, ao vivo, pelo canal da ANS no YouTube, em cinco idiomas (italiano, português, espanhol, francês, inglês) conforme programação anexa.

Para mais informações, visite-se o sítio web: www.famigliasalesiana.org 

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.