Menu Principal

BLOG

Âmbito da Pastoral realiza o primeiro encontro presencial  como BAP

Aconteceu entre os dias 26 e 27 de novembro, na Sede Inspetorial, em São Paulo, o primeiro encontro presencial da equipe de Pastoral da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP). Um encontro muito significativo, que marcou o início dos trabalhos da Pastoral após a Assembleia inspetorial realizada na primeira quinzena de novembro.

O sábado começou com a acolhida carinhosa da Inspetora, Irmã Alaíde Deretti, que propôs aos presentes um caminho de olhares atentos para gerar vida e ser verdadeiros educadores que acompanham, acolhem e transformam. A Inspetora ainda falou das pedagogias indispensáveis para a missão, dando continuidade aos sonhos de Dom Bosco e Madre Mazzarello: a pedagogia do empenho, da convivência, do diálogo e uma pedagogia provocadora e instigante. Tudo isso proporcionando uma “formação à serviço da transformação social”.

Em seguida iniciou-se os trabalhos com a oração conduzida pela assessora Isadora, do Colégio do Carmo, de Guaratinguetá, que aprofundou a temática vocacional, em vista do ano de 2023, na ótica da vida de Madre Mazzarello e sua vocação, convidando os assessores para, a partir de Maìn, repensar o próprio sim e a própria vocação para também inspirar novos despertares vocacionais.

Dando sequência à temática das vocações, o grupo mudou de ambiente e foi até a assim designada “Sala das Diretoras” para uma formação sobre o Ano Vocacional do Brasil com a Irmã Maristela Ganassini, fscj. Uma manhã muito rica de conteúdo e partilha, que também propôs ações concretas para uma animação vocacional mais efetiva, em nível local e inspetorial, aprofundando a temática do Ano Vocacional de 2023 a partir dos subsídios e da realidade.

Em seguida, Rose – Gerente de Projetos da Ação Social da BAP, partilhou as ressonâncias do Congresso Mundial das Obras Sociais, realizado entre setembro e outubro deste ano, em Turim, na Itália, bem como o Planejamento Estratégico da Ação Social da Rede Salesiana Brasil (RSB).

A tarde de trabalhos seguiu após o almoço, mergulhando no estudo do Currículo da Rede Salesiana Brasil e dos parâmetros para a pastoral, eficientemente apresentados por Irmã Lucia Jacinta Finassi, Coordenadora nacional das Escolas da RSB.

A tarde do primeiro dia foi finalizada com a Celebração Eucarística, presidida pelo Salesiano, Padre Roque Sibioni, em ação de graças pela caminhada pastoral. O jantar e a convivência proporcionaram um agradável fim de tarde aos coordenadores e Irmãs Salesianas da comunidade.

O domingo deu continuidade ao encontro começando com o café da manhã e a oração conduzida pela assessora Mailla, do Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto. Ela trabalhou o tema da vocação enquanto educadores, em uma dança circular, com meditação e um mantra que conduziu as reflexões.

Em seguida, a manhã foi de partilha e avaliação das atividades realizadas nas comunidades educativas, promovendo uma grande troca de experiências e sugestões muito ricas entre as casas e os trabalhos realizados, para que também os assessores conhecessem todas as realidades da Inspetoria BAP.

A partilha seguiu até o almoço, e a tarde foi de trabalho em grupos, aprofundando as linhas de ação e a Deliberação capitular assumidas pela BAP, e agora traduzidas concretamente pelas ações do Âmbito da Pastoral nos próximos anos.

Uma tarde rica de planejamento e projeções para o calendário de 2023 e para os próximos passos da pastoral em nível de Inspetoria. O encontro foi finalizado com uma gratificante oração feita por Irmã Solange Sanches, que propôs a confecção de um “bebê” a partir de retalhos de tecidos, fazendo o grupo refletir sobre as vidas que são confiadas aos assessores, a maneira como estas vidas são cuidadas, a delicadeza do trabalho e a missão de transformar aquilo que se tem em mãos. Tudo finalizado com um singelo agradecimento à Irmã Solange pelos dois anos à frente da Pastoral da BAP, com a promessa de continuar rezando por ela na nova missão que está para iniciar.

Com a bagagem cheia de conhecimentos, partilhas, trocas e muita convivência, os coordenadores e assessores retornaram para suas comunidades levando a rica experiência destes dois dias de trabalho.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.