Menu Principal

BLOG

Âmbito da Pastoral Juvenil reúne coordenadoras locais para avaliação e projeção

Nos dias 17 e 18 de novembro foi realizada a reunião da Pastoral Juvenil, na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), em São Paulo, que contou com a presença de todas as coordenadoras de Pastoral das comunidades educativas da BAP, encontro este carregado de muita alegria, partilha e enriquecimento espiritual.

A pauta da reunião previa a avaliação de 2023 e a projeção para o próximo ano: as sínteses das avaliações realizadas por todas as escolas e obras sociais foram de crescimento e incentivo. A quantidade de atividades realizadas por todas facilitou um novo olhar e a programação para 2024.

Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, no início da reunião falou sobre a importância da autoformação. Ressaltou que, para se alcançar tantos objetivos, para saber enfrentar os desafios, para ter clareza da missão à qual fomos chamadas, é necessário viver no encontro e na intimidade com Deus: «só assim nos tornamos “profissionais de alma”». Continuou ainda afirmando que, «muitas vezes Deus pede a cada qual uma mudança de rota, pede para recalcular novas direções, e isto vem dessa total confiança de que Deus permanece e caminha conosco como outrora caminhou com os dois discípulos de Emaús».

Foi com esse olhar de proximidade e confiança em Deus que os trabalhos de avaliação foram sendo compartilhados, construindo assim novas propostas para a Pastoral. «Há muito o que fazer, muito caminho a ser percorrido, boas reflexões foram feitas para que este “guarda-chuva” inspetorial da Pastoral possa ser o guardião de bênçãos que a juventude sempre necessita», afirmou Alessandra, coordenadora de Pastoral do Instituto Coração de Jesus, de Santo André (SP).

Foi também dedicada uma tarde inteira para a leitura dos “questionários dos sonhos”, uma iniciativa da Pastoral Juvenil da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, para celebrar os 200 anos do “Sonho dos Nove Anos”. Este questionário, enviado a jovens das comunidades educativas, em vista do Sínodo Salesiano dos Jovens, a ser realizado em 2024, em Turim (Itália), mostrou-se um momento rico e surpreendente, por meio do qual as coordenadoras puderam se debruçar sobre a beleza vinda do coração da juventude.

«Escutando cada sonho era como se novos horizontes fossem surgindo. Há muita riqueza no coração dos jovens, e entre tantos sonhos, a equipe escolheu um que pudesse assim abranger de forma muito clara e objetiva este caminho de crescimento e esperança que a juventude tanto tem a oferecer ao mundo no qual vive», disse Irmã Teresa Cristina P. Domiciano, coordenadora inspetorial da Pastoral Juvenil. O sonho escolhido pelas coordenadoras locais da Pastoral fará parte de uma publicação intitulada “Livro dos Sonhos”, em nível mundial, que também tem como objetivo celebrar o jubileu do “Sonho dos Nove Anos”, sonho que conduziu Dom Bosco na sua missão de Pai e Mestre da juventude.

Por meio de uma chamada de vídeo, as coordenadoras puderam  falar com Irmã Cleonice Lourenço que, neste momento, se encontra em Roma (Itália) para um curso de formação missionária. Elas agradeceram Irmã Cleonice pelo tempo dedicado à missão na Inspetoria, junto aos jovens, dando sempre suporte à Articulação da Juventude Salesiana, e transmitiram-lhe aquela energia positiva, necessária diante do novo chamado e missão para 2024. A partir do próximo janeiro, Irmã Cleonice fará parte da comunidade “SanBiagio”, de Subiaco, pertencente à Inspetoria Romana S. João Bosco.

O encerramento da reunião se deu fortalecendo a esperança de que Deus se faz presença, vem até a humanidade pequeno, frágil, pobre, humilde. Desce até o ser humano para ajudá-lo a crescer e a perceber que é um ser criado para amar e doar. A missão recebida por cada uma das coordenadoras de Pastoral se fundamenta e se realiza nessa perspectiva, como muito bem compreenderam e viveram Dom Bosco e Madre Mazzarello, que se fizeram tudo para todos!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.