Menu Principal

BLOG

Colônia de Férias no Vaticano: “Sonhos Gigantes”

Entre os meses de julho e agosto de 2022, na Aula Paulo VI dentro da Cidade do Vaticano, realizou-se a Colônia de Férias, uma oportunidade oferecida pelo Governo do Vaticano aos filhos dos funcionários da Santa Sé. Mais de 300 meninos/as entre 5 e 13 anos participaram dessa experiência.

A animação desses dias foi coordenada por uma equipe composta por Salesianos de Dom Bosco, duas Filhas de Maria Auxiliadora – Irmã Charlène Biloa de Camarões, da Comunidade Santa Maria D. Mazzarello e Irmã Monaliza Bernardino, brasileira, da Comunidade Madre Ersilia Canta, da Visitadoria Maria Mãe da Igreja (RMC), por animadores pertencentes à Associação “Tudo em festa” e por outros animadores adolescentes que se disponibilizaram a colaborar.

“Sonhos Gigantes” foi o tema escolhido para este ano, inspirado no livro infantil “O GGG” (Grande Gigante Gentil) de Roald Dahl. Os gigantes existem e são verdadeiramente hostis e malignos.  Apenas um deles é bom e gentil, aviva os sonhos mais bonitos nos quartos dos meninos e meninas que dormem, mas está sempre assustado e com medo do seu mundo e não sabe como mudar as coisas, até a noite em que encontra Sofia, uma menina muito inteligente e corajosa.

Ambos os personagens são chamados a se tornarem gigantes para derrotar o mal, envolvem-se plenamente, com criatividade e determinação, traçando metas corajosas para combater a outros gigantes malvados.  O tema escolhido pretendia ajudar as crianças a recuperar gradualmente a coragem de olhar um pouco mais longe, colocando no centro da proposta formativa os “sonhos” de cada um/a, também os sonhos mais simples.

Foi também uma ocasião para descobrir que Jesus é um Gigante mais forte que GGG, que protege em toda ocasião, mesmo nos momentos mais sombrios. E para lembrar que Deus sonha junto a cada um/a, pois são meninos/meninas os sujeitos dos seus sonhos mais belos.

Joãozinho Bosco é o exemplo de um menino que acreditou nos sonhos de Deus: tornou-se padre e dedicou a vida para que seus jovens crescessem como obras-primas. Então, cada semana, ouvimos também os seus sonhos e contamos a ele os nossos: como é lindo crescer juntos!  É o momento no qual não é necessário ter medo de ser um gigante e fazer coisas grandes!

Suas histórias fazem crescer ainda as crianças de hoje e fazem compreender que não precisa ter medo de fazer coisas grandes, de ser alegre a cada momento do dia, de ser gentil mesmo depois de uma derrota, de propor ideias geniais, gerar amizades genuínas e aprender através do jogo… Um bonito programa de vida!

Parte do território vaticano foi envolvido nesse grande oratório à sombra da Cúpula de São Pedro: a Sala Paulo VI tornou-se o espaço para atividades formativas ​​e recreativas – oração, jogos, pula-pula, lego gigante, futebol, assim como todas as refeições do dia: café da manhã, almoço e lanche da tarde.  Nos Jardins Vaticanos tivemos momentos educativos e percursos guiados – jogos de equipe e atividades esportivas – e também piscina, tênis e jogos aquáticos.  Um parque infantil a dois passos da casa do Papa para brincar e aprender a crescer.

Um momento lindo e significativo foi o “Got Talent”, onde as crianças foram as protagonistas, mostrando aos pais a sua criatividade, seus talentos e o que aprenderam durante essas semanas (cantos, danças, teatro, ginástica, arte, etc.).

O momento mais esperado foi o encontro com o Papa Francisco, no dia 3 de agosto de 2022: foi realizada uma Audiência particular com os Salesianos, Salesianas e animadores. Ao término da Audiência Geral, dirigiu uma saudação especial às crianças que participaram da Colônia de Férias no Vaticano, incentivando-as a serem corajosas e a terem sempre um sorriso nos lábios.  Agradeceu aos Salesianos e às Filhas de Maria Auxiliadora pelo trabalho incansável entre as crianças e os jovens segundo o carisma salesiano, convidando a não perder o entusiasmo que viu em cada um/a. De modo especial, agradeceu ao P. Franco Fontana, “capelão da Gendarmeria, alma espiritual do Vaticano que, como bom salesiano, foi capaz de colocar esta semente, de fazer este centro de verão: já é o terceiro ano”.

Viver e compartilhar estas semanas com crianças, adolescentes, animadores e Salesianos foi uma rica e profunda experiência em clima de família, alegria, amizade e colaboração. Animadas pelos traços específicos do “espírito de Mornese” e do “A ti as confio” de Madre Mazzarello, acompanhamos as crianças e adolescentes no seu caminho através dos sonhos, na formação à fé – preparação à confissão, cantos e eucaristia – e à gratuidade e solidariedade, com os jogos.  Agradecemos a oportunidade de compartilhar o Carisma salesiano em estilo feminino, como Filhas de Maria Auxiliadora.

Por: Ir. Monaliza Machado

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Sonhar… para agir

A realidade juvenil no contexto asiático e as experiências de acompanhamento dos jovens de hoje, evidenciam um duplo aspecto do patrimônio cultural da Ásia: a

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.