Dia 9 de julho, no Salão de Atos do Instituto Laura Vicunã (ILV), de Uruguaiana (RS), aconteceu a 2ª edição da Mostra Científica do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
A ideia nasceu do desejo de que as crianças deste segmento tivessem um espaço de efetiva participação ao compartilharem uma compreensão disruptiva e inovadora sobre ciência. Desde o início do movimento, há um ano atrás, refletiu-se com os professores sobre como o pensamento científico se manifestava nas crianças de forma não convencional, ou seja, de que maneira elas expressavam curiosidades, indagações e hipóteses, e como estes movimentos se constituíam em percursos de pesquisa.
A 2ª edição da Mostra tornou-se ainda mais potente, em razão das conexões com o Ateliê e com o Espaço Maker. O Ateliê é um espaço do ILV em que as investigações das crianças são potencializadas pelos diálogos da Professora Atelierista, Júlia, que conduz este contexto, junto às professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Já o Espaço Maker é o lugar em que as crianças do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental ampliam e concretizam suas pesquisas com a condução da Professora Maker Nathaliê, em parceria com as professoras das turmas.
Na Mostra Científica, cada turma partilhou uma investigação que nasceu de uma curiosidade das crianças e dialogou com os conteúdos explorados pelos professores nas diferentes áreas do conhecimento. Além de terem seus percursos representados em uma documentação pedagógica construída pelos professores, as crianças reuniram elementos que pudessem mobilizar nos visitantes da Mostra compreensões e curiosidades a partir das suas pesquisas.
O protagonismo das crianças na Mostra se evidenciou com expressões repletas de sentido, diálogos coerentes, informações significativas e muito desejo de fazerem repercutir seus conhecimentos.
A comunidade escolar, representada pelos familiares das crianças, esteve presente de forma ativa, com interesse genuíno por aquilo que as crianças comunicavam. Segundo Caroline, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, «a Mostra Pedagógica representa uma mudança na cultura de aprendizagem e de participação das crianças do Ensino Fundamental que, desde a Educação Infantil, vivenciam um contexto em que os seus pensamentos, ideias e curiosidades são legitimados e valorizados. Faz sentido que as crianças continuem tendo estas oportunidades à medida que crescem e transformam seus potenciais de participação».










