Menu Principal

BLOG

70ª Canonização de Madre Mazzarello

O dia 24 de junho de 2021 marca o 70º aniversário da canonização de Maria Domingas Mazzarello , cofundadora com Dom Bosco do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, proclamada santa pelo Papa Pio XII em 24 de junho de 1951, em Roma, na Basílica de São Pedro no Vaticano.

Ir. Piera Cavaglià, Secretária Geral do Instituto FMA, no encontro com a Comunidade FMA da Casa Geral de Roma (RCG), apresentando o processo de canonização de Madre Mazzarello em vista do 70º aniversário, sublinhou: “ A Santidade de Madre Mazzarello foi um sinal de grande bênção para todo o Instituto FMA e para a Igreja, mas também um apelo a lutar «pela elevada qualidade da vida cristã ordinária» » (Cf. João Paulo II, Novo Millennio Ineunte 31).

Ao dar a notícia ao Instituto FMA, cerca de um mês antes, a Vigária Geral Madre Elvira Rizzi, em nome da Superiora Geral do Instituto FMA, Madre Linda Lucotti, escreveu: “Queridas Irmãs, falem a todos sobre esta alegria de nossos religiosos familiares, difundam a notícia a todas as classes de pessoas ” (Circular de 4-5-1951).

No dia 24 de junho de 1951 na Basílica de São Pedro estiveram presentes Madre Linda Lucotti com o Conselho geral, 32 Provinciais da Itália, Europa, América e Oriente Médio, 3.000 FMA entre Dirigentes, Irmãs, Noviças, Postulantes, Aspirantes, meninas, pais e Ex-alunos das FMA, Salesianos de Dom Bosco, Salesianos e Cooperadores, e peregrinos de todo o mundo; os dois milagres por intercessão de Madre Mazzarello: Irmã Maggiorina Avalle, FMA, e Carla Ramponi, de Castano Primo (Milão).

estandarte do Santo , obra do pintor Gian Paolo Crida, abre a procissão papal com o Sumo Pontífice Pio XII acompanhado pelo colégio de Cardeais, Prelados e Oficiais da Cúria Romana, Abades, Bispos, Arcebispos e rumo ao Altar da Confissão. No frontão da Loggia externa da Basílica está exposta a tapeçaria com os dois santos educadores canonizados naquele dia: Maria Mazzarello e Emilia de Vialar, fundadora do Instituto das Irmãs de São José da Aparição.

Iter do Processo de Canonização

fama de santidade, indispensável para iniciar o Processo de Canonização , estava viva entre as irmãs, as missionárias, mas também entre os Salesianos de Dom Bosco e as pessoas que a conheceram. Havia confiança na sua intercessão e as FMA sentiram que tinham uma sagrada superiora .

O Processo de recolha e exame da documentação comporta duas etapas principais: o Processo de Informação Diocesano, organizado pela Diocese em que a pessoa morre com fama de santidade, e o Processo Apostólico , lançado pela Sagrada Congregação dos Ritos. Entre os dois processos está o Decreto de introdução da Causa (27 de maio de 1925), que é seguido pela discussão sobre as virtudes (Decreto de Venerabilidade) e sobre os milagres (Decreto de Beatificação e Canonização).

Processo de Informação Diocesana começou na Cúria de Acqui Terme (AL) em 23 de junho de 1911. O P. Ferdinando Maccono foi eleito Vice-Postulador da Causa. Maccono trabalhou com rigor, seriedade de método histórico e habilidade literária para tornar a Mãe conhecida e amada. Em 1918 o Cardeal Giovanni Cagliero, SDB, foi nomeado Relator da Causa ( oeste) , uma figura muito significativa por sua longa convivência com Irmã Maria Mazzarello.

Entre 1918 e 1924 ocorreu o Processo sobre os escritos da Irmã Maria Mazzarello. Nas cartas recolhidas e autenticadas pela Cúria de Acqui, uma das teólogas destaca o “cuidado singular” pela formação das irmãs, a sua humildade e o seu amor ardente por Jesus, única finalidade da sua vida.

Pelos testemunhos foram interrogadas 27 pessoas: muitas FMA, acolhidas como internadas no Colégio de Mornese ou como postulantes, entre elas Caterina Daghero, Enrichetta Sorbone, Eulalia Bosco; algumas senhoras, incluindo algumas ex-alunas do laboratório; das Filhas da Imaculada Conceição; leigos, incluindo os primos Giuseppe e Domenico Mazzarello; três salesianos: Dom Giovanni Cagliero, Dom Giacomo Costamagna e P. Francesco Cerruti. Uma das testemunhas mais significativas foi a Irmã Petronilla Mazzarello, a amiga com quem Madre Mazzarello compartilhou o projeto de educação das meninas e a gradual implantação e consolidação do Instituto FMA.

Em 1923 foram recolhidas as Litterae Postulatoriae, nas quais se pedia que Irmã Maria Mazzarello fosse elevada às honras dos altares As cartas arrecadadas foram 558, vindas de várias partes do mundo, demonstrando sua popularidade.

Em 1925 teve início o Processo Apostólico.

Em 1929 em Nice com o reconhecimento do corpo na presença de médicos e pessoas competentes. Em 1934 sobre a questão do título de ‘Cofundador’ atribuído pela Igreja a Madre Mazzarello.

Em 1935 entramos na fase decisiva do Processo: a avaliação do caráter heróico das virtudes e a confirmação com milagres. Dois milagres foram apresentados: o primeiro ocorreu em 1916, com a cura da menina Ercolina Mazzarello, moradora de Mornese, que sofria de paralisia espinhal aguda em ambas as pernas devido à poliomielite. A segunda , em 19 de março de 1926, com a cura de Rosa Bellavita, de Paullo (Milão), de 12 anos, portadora de peritonite tuberculosa ascítica. Em ambos os casos, são curas instantâneas, completas e duradouras, inexplicadas do ponto de vista científico.

No dia 3 de maio de 1936 , na Sala do Consistório, na presença do Papa Pio XI, realizou-se a leitura do Decreto das Virtudes Heróicas Venerabilidade), fundamento de um processo de beatificação. Os seus restos mortais foram trazidos de Nizza Monferrato (AT) para Turim, provisoriamente na Capela das Relíquias , à espera de serem colocados na Basílica de Maria Auxiliadora.

Em 20 de novembro de 1938 em Roma, na Basílica de São Pedro do Vaticano, aconteceu a solene beatificação , na qual estiveram presentes as duas jovens milagrosas: Ercolina Mazzarello, de 26 anos, e Rosa Bellavita, de 24 anos. Papa Foi oferecido a Pio XI um relicário com a vértebra de Madre Mazzarello, que comentou: «Mazzarello, como Dom Bosco, tinha uma boa coluna vertebral. Diga às irmãs que também têm uma boa coluna vertebral ».

O processo em vista da canonização foi retomado em 1941. O culto à Beata Maria Domingas Mazzarello trazia sua marca popular: “É o povo que vai a ela, a sente como uma santa, quem a compreende, quem escuta, ajuda na predileção a pessoas da sua condição ”, escreveu o Bispo de Asti, Dom Umberto Rossi.

Em 13 de março de 1950 , na presença do Papa Pio XII, foi lido o decreto para a aprovação de milagres: Irmã Maggiorina Avalle, FMA, recuperou-se instantaneamente em Roppolo Castello (Biella), em 15 de agosto de 1941, de septicemia generalizada, quando a médicos disseram que ela tinha mais algumas horas de vida e Carla Ramponi, de Castano Primo (Milão), se recuperou em 24 de novembro de 1946, aos 8 anos, de nefrite aguda, após uma FMA ter colocado sob a cabeça da criança, que agora parecia morta, a relíquia de Madre Mazzarello.

Em 24 de junho de 1951, foi proposta a canonização de S. Maria Domenica Mazzarello para o culto à Igreja Universal. A Bula da Canonização termina com uma exortação dirigida a todos, especialmente às FMA, das quais Madre Mazzarello foi a primeira Superiora: “dela aprendem a única ciência verdadeira, que – como ela escreveu – consiste em nos tornar santos”.

Celebrar um aniversário de canonização é manter viva a memória dos acontecimentos da graça e dos laços de comunhão, é continuar “a reconhecer que estamos rodeados por uma multidão de testemunhas que nos exortam a não parar no caminho, nos estimulam a continuar caminhando em direção à meta “ (Papa Francisco, Gaudete et exsultate , n ° 3).

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.