Menu Principal

BLOG

Páscoa Juvenil: jovens celebram doação e testemunho do Cristo ressuscitado

De 14 a 17 de abril de 2022 reuniram-se no Colégio São José, de Sorocaba (São Paulo), aproximadamente 30 jovens das Inspetorias “Nossa Senhora Auxiliadora” (Salesianos de Dom Bosco) e “Nossa Senhora Aparecida” (Filhas de Maria Auxiliadora) para celebração do Tríduo Pascal, assessorados por Padre Cássio e Irmã Cleonice Aparecida Lourenço.

A proposta da “Páscoa Juvenil” abordou sobre a importância do Tríduo Pascal, trazendo renovação e ressignificação das experiências de vida, com os seguintes temas: partilha, serviço, jejum, penitência e pecado. Após a reflexão, os jovens foram convidados a participar de todos os momentos da celebração pascal trazendo o exemplo de Jesus para a sua vivência atual.

“É uma ação muito importante, porque nós investimos tempo para que eles possam também frutificar esse valor cristão, que é também o fundamento da vida e da vivência salesiana”, destacou Padre Cássio.

O encontro iniciou-se na quinta-feira, dia 14, com a chegada dos jovens das seguintes presenças salesianas: Oratório Madre Mazzarello – Lorena, Colégio Santa Teresinha, Itaquera, Centro Social e Paróquia Santa Luzia, Instituto Dom Bosco, Instituto Madre Mazzarello, Vida Nova – Campinas, Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Paróquia Dom Bosco – Campinas e Colégio São José – Sorocaba. Com muito entusiasmo e alegria, iniciaram o primeiro dia com a Missa do Lava-pés, presidida pelo pároco Padre César, SDB.

Após a celebração, todos se reuniram no pórtico do Colégio São José para celebrar e refletir sobre a Santa Ceia. Conduzidos pelas Irmãs salesianas Cleonice Lourenço e Aline Leite, os jovens fizeram a experiência do grande mistério do serviço e da partilha do pão. Irmã Cleonice refletiu sobre a realidade atual, destacando como as pessoas vivem submersas na cultura do “ter/poder”, e que o sinal do Lava-Pés é um convite a viver de forma mais humilde e solidária, superando os egoísmos e o individualismo. O dia foi encerrado com a adoração diante do Cristo Eucarístico.

Motivados a vivenciar o grande silêncio e a Paixão de Jesus, a Sexta-feira Santa teve início com a primeira colocação, conduzida pela Irmã Cleonice, convidando o grupo a compreender o valor do silêncio e, em seguida, o Diácono Antônio  aprofundou o tema central do dia: a Cruz de Cristo. Para entender a importância deste símbolo religioso, foram propostas atividades que ajudaram a expressar na prática essa relação, com a confecção da própria cruz.

Padre Rafael, SDB e Padre João Gabriel, SDB foram convidados a aprofundar o sentido da penitência e da Vigília pascal, proporcionando aos participantes o sacramento da penitência. No final da tarde, Irmã Maria Aparecida de Souza coroou o encontro com a Lectio Divina, oferecendo uma meditação sobre o Evangelho de Lucas 24, 1-12, convidando todos a irem ao encontro do sepulcro vazio juntamente com as mulheres.

No fim da noite, animados pelos salesianos formandos, os jovens encerraram as atividades com a grande gincana “Cristo Vive”, porque como dizia Madre Mazzarello: “A alegria é sinal de um coração que ama muito o Senhor”.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.