Menu Principal

BLOG

Workshop reúne gestores e atendentes para aprimorar habilidades, competências e atendimento

No dia 29 de julho os atendentes das escolas da Associação Educacional Irmãs Salesianas de São Paulo (AEISSP), pertencente à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), participaram do Workshop “O poder de apresentar a melhor ESCOL(H)A”.

O encontro reuniu aproximadamente 30 participantes das nove instituições de ensino da AEISSP e aconteceu na sede da BAP, na capital paulista. Os principais objetivos desse evento formativo foram: refletir, orientar e compartilhar metodologias e estratégias para acolher com alegria, evidenciar o valor da educação salesiana e desenvolver processos que potencializem o atendimento às famílias que visitam suas melhores escol(h)as, ou seja, as escolas salesianas, com o intuito de conhecer suas propostas e matricular seus filhos.

Os atendentes presentes vivenciaram um momento especial de oração e acolhida, conduzido pela Irmã Teresa Cristina Pisani Domiciano, Diretora Presidente da AEISSP. Juntos rezaram, cantaram e iniciaram o dia em clima de harmonia e entusiasmo. Descobriram que “A cor de Deus” é o amor por meio da história interativa “As cores do jardineiro”, narrada pela Gestora Pedagógica Meily Cassemiro. Também criaram “gritos de paz” autênticos por grupos de cores, seguido de mais um “grito de paz” coletivo. Em sintonia, a boa vibração circulou no “Espaço Jovem”, local em que aconteceu o evento, contagiando os corações de todos os porta-vozes participantes.

O tema “A escola que eu sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir”, inspirado no título do livro de Rubem Alves, foi abordado de maneira dinâmica, lúdica e intencional pela Gestora Pedagógica Meily, que propôs aos participantes um registro dialógico utilizando o método Kanban (palavra japonesa que significa ‘cartão’), dando maior visibilidade para as ações a partir dos 3 C’s (começar, cessar e continuar). Inicialmente, os porta-vozes das escolas tiveram a oportunidade de dialogar entre si por meio de placas de apresentação, contando sobre a história de seus nomes, suas profissões-missões-paixões e os três tesouros da escola que sempre sonharam e sabem que existe. Em seguida, compreenderam que a Educação Salesiana foi um sonho de Dom Bosco e Madre Mazzarello que se transformou e continua se transformando em realidade até hoje. Inspirados na metodologia S.A.L.E.S.I.A.N.A. (Sorriso, Acolhida, Leveza, Empatia, Storytelling, Inteireza, Atitude, Naturalidade e Agradecimento) apresentada pela Gestora Pedagógica Meily a partir dos valores e do Carisma Salesiano, compartilharam suas próprias metodologias construídas com o gênero textual acróstico.

Pedagogicamente, os atendentes poéticos tiveram uma sessão cinema, assistindo ao curta-metragem “Validação”; escreveram um anúncio sobre a escola que sempre sonharam (e sabem que existe), inspirados no anúncio de Olavo Bilac, montando um “varal de anúncios” para apreciação, reflexão e troca de ideias sobre o que pode ser aprimorado e aperfeiçoado ao escreverem textos de divulgações sobre escolas salesianas em comunicados internos ou nas redes sociais oficiais. Logo, escovaram palavras-chave alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documentos norteadores da Rede Salesiana Brasil (RSB-Escolas), como as Diretrizes Pedagógico-Evangelizadoras e o Currículo da RSB-Escolas, e das coleções de livros didáticos/paradidáticos da Editora Edebê, inspirados no poema de Manoel de Barros. Em pequenos grupos, expressaram as percepções que têm a partir da realidade local de suas escolas registrando-as no “Mapa de Empatia”, uma ferramenta de Desing Thinking simples e visual para sintetizar as informações dos perfis dos pais, estudantes e colaboradores que buscam e/ou pertencem às Comunidades Educativas, indicada no livro “Fazendo a inovação acontecer”, de Rivadávia Drummond e também no livro “O poder da empatia”, de Roman Krznaric. Para instigar os atendentes presentes, a Gestora Pedagógica Meily apresentou os poderes da escola que todos sempre sonharam (e sabem que existe), desafiando-os a completar a lista com o que consideram essencial para um atendimento acolhedor, qualificado, interessante, criativo e cativante.

Após o almoço, a programação do encontro seguiu a todo vapor com orientações propositivas e processuais sobre o tema “Transformando preço em valor e desafios em oportunidades”, ministrado pela Assessora de Comunicação da AEISSP, Andréa Pereira. Com exemplos práticos e ilustrativos, Andréa instigou os atendentes a diferenciarem as concepções de valor e de preço dos serviços oferecidos em uma instituição escolar ou de outro âmbito profissional. Os diferenciais de uma escola salesiana foram relembrados e os participantes foram convidados a personalizá-los de acordo com o contexto das escolas onde trabalham. As técnicas mais eficazes e potentes para atender ainda melhor as famílias que visitam as escolas para matricularem seus filhos também foram contempladas. Para aprimorar ainda mais a organização do trabalho dos atendentes, Andréa retomou o conceito de “captação de leads” e destacou como eles são gerados e a sua importância para a sustentabilidade das escolas. Além disso, ela alertou os participantes sobre a “Síndrome da Gabriela”, para que saiam da zona de conforto, abrindo-se para as inovações e maneiras estratégicas para registrar o acompanhamento quantitativo e qualitativo dos atendimentos realizados às famílias dos estudantes que visitam as escolas para efetivação das matrículas. Assim, três compromissos foram assumidos para que todas as escolas da AEISSP avancem no processo de acompanhar e avaliar suas ações de captação de estudantes.

O último tema, “Negociação na prática: estilos e comportamentos”, inspirado no livro “Negociação na prática: um guia de bolso para maior efetividade nas negociações” (Louis Burlamaqui) foi abordado assertivamente pela Stefanny de Souza, Gestora Administrativa da AEISSP. Os atendentes foram convidados a pensar sobre o conceito da arte de “negociar”, relacionando-o a situações do dia a dia. Stefanny explicou aos participantes sobre os diferentes tipos de negociação e os dez maiores erros dos negociadores, propondo em seguida uma autoavaliação. O próximo passo foi apresentar as competências dos grandes negociadores para que os atendentes pudessem analisá-las e identificar a quais delas cada um deles se dedicará para progredir.

Para explorar e dinamizar um assunto tão desafiador, cada participante do encontro descobriu qual tipo de negociador define melhor seu perfil: “tubarão”, “carpa” ou “golfinho”, refletindo sobre suas características e (re)construindo concretamente um gráfico ilustrativo com as imagens desses animais marinhos. Os tipos de comportamentos dominador, persuasivo, analítico e amigável também foram apresentados por Stefanny e autoavaliados pelos participantes. Ela também destacou os principais pontos e dicas práticas para alcançar o sucesso na prática da negociação.

Entre pares, os participantes se debruçaram em “estudos de casos” a partir de questões reais, elaboradas anteriormente por eles mesmos e compartilhadas com a equipe organizadora. As respostas registradas serão analisadas pela equipe da AEISSP e transformadas em um E-book intitulado “O poder de apresentar a melhor ESCOL(H)A: perguntas e respostas que orientam”.

As ressonâncias das atividades desenvolvidas durante a formação foram conduzidas pela Irmã Dorcelina Rampi (Diretora Tesoureira da AEISSP). Os principais aprendizados destacados pelos porta-vozes presentes foram: conhecer cada vez mais a história e o contexto da escola salesiana na qual sonha e realiza suas ações; ampliar o repertório de informações e estratégias para um atendimento de excelência, conhecer os diferentes perfis de negociadores estratégicos; diferenciar os conceitos de preço X valor, destacando os potenciais da melhor ESCOL(H)A; escutar as necessidades de maneira empática e assertiva; (re)conhecer, avaliar/autoavaliar e avançar nos processos de atendimento.

Ao final, todos os atendentes presentes foram contemplados com certificação entregue pelas mãos das Irmãs Teresa Cristina e Dorcelina, e receberam as bênçãos para retornarem para suas casas e escolas com a missão de colocar em prática as boas ideias, as inteligentes estratégias e as ótimas inspirações compartilhadas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Novos tempos para o VIDES Brasil

Em assembleia internacional do Vides – a organização de voluntariado do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – dois representantes do Brasil foram eleitos para

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.