Menu Principal

BLOG

Visita de Irmã Paola Battagliola ao Colégio Auxiliadora deixa “legado de fé e alegria”

O Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto (SP), foi palco de uma visita especial entre os dias 28 e 31 de agosto, quando recebeu com muita alegria a Irmã Paola Battagliola, Conselheira Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Vinda diretamente de Roma, Itália, em nome da Madre Chiara Cazzuola, a Irmã Paola está em uma temporada de visitas às comunidades das Irmãs Salesianas, obras e escolas da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP).

A visita foi marcada por um cronograma carinhosamente planejado pela comunidade educativo-pastoral do Colégio Auxiliadora, envolvendo uma série de atividades que incluíram acolhidas calorosas e apresentações emocionantes com a participação de estudantes de todos os segmentos de ensino, além de encontros significativos com a comunidade religiosa, educadores, colaboradores administrativos e ex-alunos.

Para Luciana Orsini, diretora do colégio, a visita da Irmã Paola foi um marco de inspiração e fortalecimento dos valores salesianos na instituição. “Sem dúvida, ela deixa um legado de fé, alegria e união para toda a comunidade”, afirma.

Acolhida Salesiana

Logo na manhã do dia 28 (quarta-feira), Irmã Paola foi recebida com muita música e alegria pela Família Salesiana, representada por figuras icônicas como Nossa Senhora Auxiliadora, Dom Bosco, Madre Mazzarello, Domingos Sávio e Laura Vicuña – que foram personificados por alguns estudantes. A recepção contou ainda com a presença de Irmãs e colaboradores, que ajudaram a tornar o momento muito mais especial.

Ainda na quarta-feira, à noite, Irmã Paola reuniu-se com professores e colaboradores administrativos no Teatro Auxiliadora. Em um bate-papo, eles discutiram o Carisma Salesiano e o papel do educador, promovendo uma rica troca de conhecimentos e inspirações.

A quinta-feira foi dedicada aos estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. No teatro, eles prepararam apresentações cheias de beleza e significado, abordando temas como o cuidado com a Casa Comum. Em seguida, Irmã Paola compartilhou suas experiências e ouviu os estudantes falarem sobre suas emoções e perspectivas como jovens salesianos.

Encontros

A agenda da Irmã Paola também incluiu visitas pela cidade de Ribeirão Preto, acompanhada pela coordenadora de Pastoral e diretora da Comunidade Religiosa, Irmã Denize Salvador. Ela conheceu locais de relevância religiosa e comunitária, como a Comunidade Missionária Providência Santíssima, residentes no Templo Votivo de Adoração São Benedito e a Paróquia São José, onde se encontrou com os Freis Agostinianos Recoletos. A convidada também esteve presente em uma reunião especial com Dom Moacir Silva, Arcebispo da cidade.

Irmã Denize avalia a visita da Irmã Paola como uma oportunidade para reanimar a alegria de viver e ser Filha de Maria Auxiliadora. “Sua presença simples, serena e sábia nos motivou a seguir com otimismo a nossa vida como religiosas que, na vivência diária, se colocam em missão, nos pátios, nos portões, na convivência com a comunidade educativa”, disse. Segundo ela, as Irmãs salesianas estavam esperando-a com muito apreço. “Os dias transcorridos conosco foram intensos. A sentimos uma irmã entre as Irmãs. A presença de Madre Mazzarello no hoje da nossa história”, concluiu.

Antes de sua despedida, Irmã Paola encontrou-se com o Grupo de Ex-alunos do Colégio Auxiliadora, que se reuniram para a 7ª edição do “Dogão Solidário” – ação social que envolve a preparação e distribuição de cachorros-quentes para pessoas em situação de rua, reforçando o espírito de solidariedade e serviço que permeia o Carisma Salesiano.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Perto da Ucrânia

A Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, e as Conselheiras Gerais acompanham com apreensão e carinho a evolução da

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.