Menu Principal

BLOG

Secretárias Inspetoriais aprofundam identidade e missão

De 16 a 29 de março de 2023, a Casa Geral de Roma acolheu 27 Filhas de Maria Auxiliadora Secretárias inspetoriais, provenientes dos cinco continentes, para o Curso organizado pela Secretaria Geral. Desejosas de aprofundar a sua identidade e a sua missão no Instituto, colocaram-se logo disponíveis à escuta e ao confronto.

Já durante a Celebração Eucarística de abertura do Curso, presidida pelo Pe. Pierluigi Cameroni, Salesiano de Dom Bosco Postulador das Causas dos Santos da Família Salesiana, foram destacados três aspectos importantes da Secretária: qualidade das relações, paixão e competência.

A Superiora Geral do Instituto das FMA, Madre Chiara Cazzuola, em sua intervenção oferecida como coroamento do primeiro dia, traçou seu perfil espiritual. Depois de sublinhar que, antes de ser um papel, é um chamado de Deus para favorecer, com inteligência e coração, a comunhão dentro da Inspetoria e com o Instituto, ilustrou suas virtudes específicas: humildade e confiança, aceitação incondicional e espontaneidade, determinação e flexibilidade, capacidade de prever e prevenir. Muito significativa foi a proposta feita a cada uma: ser uma “secretária feliz”, assim como ela mesma se comprometeu a ser uma “Madre feliz”.

A Secretária Geral, Ir. Maria Luisa Nicastro, animou o momento de conhecimento recíproco e apresentou o programa do Curso. Seguiu depois os intensos dias em que, junto às colaboradoras, abordou múltiplos argumentos e aprofundou as várias tarefas. Às tradicionais, acrescentou-se um empenho novo: o de familiarizar-se com a Plataforma Colaborativa das FMA. O objetivo a ser alcançado, também previsto nos Atos do CGXXIV, é de fato o uso sinérgico deste instrumento de coleta e elaboração dos dados relativos às pessoas e obras do Instituto, consultados em nível inspetorial e geral.

A apresentação das finalidades e atividades dos Âmbitos por parte de cada uma das Conselheiras referentes, permitiu às Secretárias conhecê-las pessoalmente e às colaboradoras.

Preciosa foi também a intervenção da Madre Emérita, Irmã Yvonne Reungoat que, com sua paixão carismática e longa experiência de governo e animação, fez refletir sobre a dimensão eclesial do Instituto das FMA. Como Presidente da União das Superioras Maiores da Itália (USMI), pôde também fazer um interessante confronto com outros Institutos de Vida Consagrada e compartilhar o percurso sinodal em curso. Detendo-se sobre a identidade da Secretária, reiterou como seja entrelaçamento das relações e como este serviço requer prudência e humildade, escuta e partilha.

Entre os dias para recordar está o domingo, 26 de março, dedicado à visita às casas da Visitadoria Mãe da Igreja (RMC) presentes em Roma. A bela e fraterna acolhida em cada Comunidade foi enriquecida de emoções pelo encontro com as FMA das respectivas Inspetorias e pela lembrança das numerosas Ex-alunas dessas comunidades formativas.

Também o dia conclusivo não poderá ser esquecido: a participação na audiência geral do Papa Francisco na Praça São Pedro fez com que o grupo se sentisse parte de uma Igreja viva e jovem, animada por um Pastor segundo o coração de Deus. Como em São Paulo e em todos os santos, “o amor de Cristo nos impulsiona, nos leva a ir em frente”. É o desejo do Papa, mas é também o propósito de cada uma ao retornar à Inspetoria.

O agradecimento, expresso de diversas formas, reflete os profundos sentimentos de todas pela riqueza dos conteúdos, pelo forte senso de pertença ao Instituto e pela experiência de fraternidade que permitiu a cada uma trazer dentro de si um pouco da cultura das outras, harmonizada no carisma comum.

O belo grupo, que pôde prosseguir rumo à “terra sagrada das origens” parando em Mornese, Nizza e Turim, sente ainda mais forte a graça e a responsabilidade de compartilhar os dons recebidos e de “fazer o que Jesus dirá” no quotidiano serviço humilde e generoso.

Fonte: cgfma.org

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Festa da Primavera

Educadores e Educandos da Casa Betânia, de Guaratinguetá, promoveram o Festival da Primavera na última sexta-feira (22). Pela manhã, um teatro foi realizado com as

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.