Menu Principal

Nossa História

Nosso Carisma

Nós, Filhas de Maria Auxiliadora, comprometendo-nos com a paixão apostólica, vivemos, trabalhamos e rezamos juntas para realizar melhor a nossa consagração a Deus e aos jovens, no serviço de sermos educadoras. A nossa vida é um projeto de espiritualidade comum e compartilhado que tem seus alicerces na Eucaristia, na Devoção Mariana, na Palavra de Deus, no amor a Igreja, assumindo viver a Santidade Salesiana com os jovens na existência do cotidiano.

AS FILHAS DE MARIA AUXILIADORA são o Monumento da gratidão de Dom Bosco a Nossa Senhora. Dom Bosco escreveu: “As Filhas de Maria Auxiliadora têm por finalidade colaborar na salvação do próximo, especialmente na educação cristã da juventude”.

Nós, FMA, somos na Igreja MULHERES CONSAGRADAS que, vivendo em comunidade e estando no meio do povo, manifestamos a mística de um amor radical por Cristo. Na simplicidade e na alegria, vivemos o SERVIÇO EDUCATIVO AOS JOVENS. Cultivamos uma DEDICAÇÃO MISSIONÁRIA que abre a vida cotidiana a amplos horizontes apostólicos. Inseridas na Igreja local, EXERCEMOS UMA CIDADANIA ATIVA no território e na cultura de hoje.

“Nós FMA, acreditamos que hoje a nossa paixão missionária se exprime na escolha consciente da educação como via de cidadania evangélica. “A nossa evangelização é credível na medida em que radicada na dimensão social de nossa ação e de nossa presença. A defesa e a tutela dos direitos humanos e dos bens comuns requerem uma forte relação entre a nossa ação cotidiana, o testemunho e a educação, mas, também grande capacidade de comunicação. A Doutrina Social que a Igreja  nos oferece  é parte qualificante da nossa ação evangelizadora e do nosso agir cotidiano.” (Atos do CG XXIII)

Com a ótica da Preventividade; Com o amor preferencial de Dom Bosco e de Madre Mazzarello dedicamo-nos às jovens e aos jovens mais pobres, ou seja, àquelas e aqueles que, por diversas razões, têm menos possibilidade de vencer na vida, e, como os Atos do CGXXIII afirmam: “Assim nos aproximaremos com amor das pobrezas, especialmente as juvenis, porque os pobres são a face de Cristo, e encontrá-los permite-nos abrir os olhos, experimentar a misericórdia e doá-la aos outros. O maior serviço que podemos oferecer é a educação porque acompanha o ser humano rumo à sua plenitude. A ação educativa se faz mais incisiva trabalhando em rede, especialmente com outros grupos da Família Salesiana, mas também”

O nosso estilo educativo: Uma chave importante, que traduz e explica a tradição educativa do Instituto, é a vida de Maria Domingas Mazzarello. Embora não haja escritos dela referentes à educação, pode-se reconhecer oficialmente um seu “ministério educativo”, por meio daquilo que ela mesma viveu. Um dos critérios educativos de grande importância para ela foi a prioridade da pessoa: por meio de sua adesão pessoal ao projeto de Deus, queria levar todas as jovens ao encontro único com Jesus. A mensagem educativa de Maria Domingas Mazzarello caracteriza-se pela educação ao trabalho e à laboriosidade. A obra educativa é como a doação de sua vida, doação de si no amor, com alegria serena e contagiante que se tornava pedagogia da alegria e com grande apertura à colaboração.

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.