Menu Principal

BLOG

Mensagem de Madre Yvonne Reungoat, para festa de Madre Mazzarello.

(Roma, Itália).  No dia 12 de maio de 2021, véspera da Solenidade de Santa Maria Domingas Mazzarello , Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), envia uma mensagem às FMA, aos jovens e às Família Salesiana.

«Estou muito feliz por poder encontrar-me convosco, minhas queridas Irmãs FMA, e também a todos vós, jovens, leigos, colaboradores, pais, membros da Família Salesiana, que estais ligados aos nossos canais digitais, para desejar a todos e a todos

Feliz festa de Santa Maria Domenica Mazzarello!

É bom estar juntos para celebrar a santidade de Maria Domingas, de quem tudo nasceu, que soube ser tão dócil ao Espírito Santo a ponto de fazer nascer, com Dom Bosco, uma nova forma de ser consagradas, educadoras em a Igreja, de criar comunidades, onde a alegria contagia e a sinergia das diversas vocações se torna uma riqueza compartilhada.

Com critérios puramente humanos, ninguém teria ido procurar um Co-fundador naquela aldeia que foi e é Mornese, num grupo de jovens camponesas, boas cristãs, mas sem qualquer tipo de cultura pedagógica, senão aquela que eles aprenderam com a sabedoria de seus pais.

Ainda assim, Maria Auxiliadora preparou as primeiras pedras do seu monumento vivo ali mesmo, naquela pobre realidade, mas rica de valores humanos e aberta aos dons de Deus, Deus sempre escolhe o que é pequeno, humilde, pobre para começar grandes coisas. . Ainda hoje, Ele faz isso!

O presente de uma vida

Celebramos neste ano o 140º aniversário da morte de Madre Mazzarello. É um aniversário que me fez pensar muito no dom de sua vida pela santidade do Instituto. Mas me parece que o dom da vida remonta muito antes de 1881.

Maria Domingas, uma jovem leiga, coloca a sua vida nas mãos de Deus quando aceita ir ao cuidado de familiares que sofrem de tifo, mas ainda mais quando, convalescente, reza para ser esquecida por todos menos por Deus. raiz abertura total ao Espírito e aos Seus movimentos. […]

Tudo de Deus para os jovens

Se até então nunca se possuiu, senão para estar ao serviço da família, da paróquia, das gentes da cidade, a partir de agora o seu caminho já não lhe pertencerá: será tudo pelo mundo da juventude , porque os (i) jovens podem conhecer e amar Jesus e assim ser felizes no tempo e na eternidade.
Sua criatividade , sua coragem e sua desenvoltura serão todas dedicadas a esse objetivo.

Ela morre para um projeto de vida humana, para renascer para um novo, o que se tornará claro para ela com o tempo. […] Já é o dom da vida, sem perdê-la materialmente, mas confiando-a sem hesitação e sem limites ao desígnio de Deus.O seu amor por Jesus era um fogo no seu coração e nada e ninguém poderia apagá-lo. Maria Domingas voltará a entregar a sua vida a Deus sempre que este projecto se revelar a ela em toda a sua imprevisibilidade e pedir-lhe que vá aonde talvez não queira, sempre contra a maré.

Um passo após o outro … para o céu

Jamais teria imaginado que a visão de Borgo Alto , a voz de Nossa Senhora que dizia “A vós os confio”, pudesse conter a antecipação de uma realidade, que aos poucos se materializou através de Dom Bosco, mas também devido a manobras que nem sempre foram linear por parte dos que não queriam um colégio salesiano masculino em Mornese.

Nunca pensara em sair de Mornese para poder abrir horizontes mais amplos ao Instituto que estava cooperando para dar à luz. Nem poderia imaginar ter que viver com uma mala em uma das mãos e uma caneta na outra para chegar até suas filhas, que estavam começando a cruzar as fronteiras não apenas do Piemonte, mas da Itália, Europa e América. […]

E nós?

Convido-me a mim e a vós, nesta festa, a regressar de coração e mente ao dia em que pela primeira vez compreendemos que Deus e Maria Auxiliadora nos pediam toda a nossa vida a serviço do Reino e dissemos sim. .

Esta pergunta também se aplica aos jovens, aos leigos, basta ser cristãos para ser chamados a entregar a nossa existência a Deus para a realização do seu plano de salvação universal, do seu plano de amor pela eternidade. “Não há maior amor do que dar a vida pelos amigos”, disse Jesus, então certamente o sim foi alegre , mesclado com entusiasmo e radicalismo . […]

Madre Mazzarello nos acompanhe neste renovado compromisso de entrega total a Deus, guie-nos na escolha dos meios a realizar, das obras e das atividades a propor aos jovens, na disponibilidade radical ao desígnio divino de cada um. um, para o Instituto FMA, para a Igreja, para o mundo. Maria Domingas ajude os jovens que procuram dar a vida pelos outros jovens a não ter medo de confiar em Jesus e a se deixar atrair pelo seu amor.

Boa festa a todos e a cada um: marca o início de um novo caminho de santidade salesiana na alegria de saber que somos sempre acompanhados e protegidos por Maria Auxiliadora ! ”

Roma, 12 de maio de 2021                                                                         

Ir. Yvonne ReungoatSuperiora Geral do Instituto FMA

Fonte: Portal das FMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.