Menu Principal

BLOG

IMA de Rio do Sul apresenta projetos em Feira Regional de Matemática e Ciências

Projetos de pesquisa inovadores, aplicados na prática e com relevância social. Foi isso que se viu na 24ª Feira Regional de Matemática e 13ª Feira Regional de Ciências e Tecnologia, realizada em Rio do Oeste (SC), no dia 19 de agosto.

O Instituto Maria Auxiliara – IMA, de Rio do Sul (SC), foi a escola privada que teve o maior número de projetos selecionados para a Feira. Confira os cinco trabalhos:

  • Cabe mais ou cabe menos? Atitudes que mudam o mundo. Expositoras: Alice e Mariah, do 1º ano. Orientadora: professora Elaine.
  • O nosso pão de cada dia. Expositores: Arthur e Vitor, alunos do 5º ano. Orientadora: professora Raquel.
  • Vendo por outro ângulo. Expositores: Pietra e Raul, alunos do 7º ano. Orientadora: professora Lizian.
  • Um universo de probabilidades. Expositoras: Eduarda e Maria Eduarda, alunas do 9º ano. Orientadora: professora Lizian.
  • Explorando o carro elétrico. Expositores: Kauan e Yasmin, alunos da 2ª Série do Ensino Médio. Orientadora: professora Suelen.

De acordo com Leonir, professora e avaliadora dos trabalhos, a qualidade das pesquisas e a desenvoltura dos alunos do IMA chamaram muito a atenção do público. “Os alunos vieram com o propósito de mostrar tudo o que aprenderam e não apenas com a intenção de ganhar uma Feira. São projetos que trabalham os conceitos matemáticos com aplicação no dia a dia das pessoas. Todos eles apresentaram relação com sustentabilidade, com os cuidados com o meio ambiente, com os valores salesianos, que estão fortemente conectados com a encíclica Laudato Si’, escrita pelo Papa Francisco. Isso sem falar nas reflexões que esses projetos proporcionaram sobre como nossas pequenas atitudes podem contribuir para reduzir desperdícios e melhorar a vida de todos, formando cidadãos mais conscientes”.

Na visão da coordenadora pedagógica Angela, participar de uma Feira como esta deixa evidente aos alunos que a Matemática é uma área de conhecimento muito ampla, que não envolve apenas cálculos, mas que está inserida no nosso dia a dia em situações que muitas vezes não nos damos conta. Essa experiência é excelente para expandir a percepção dos alunos e encantá-los com o estudo do componente curricular.

Já a professora Lizian, que orientou dois projetos expostos na Feira, destaca a disposição, a motivação e a força de vontade dos alunos em preparar seus projetos e participar da Feira. “Os estandes foram muito bem montados, com conteúdos relevantes e apresentações claras. Os alunos conseguiram reproduzir muito bem tudo aquilo que estudamos em sala de aula”.

Suelen, professora que orientou o projeto elaborado pelos alunos do Ensino Médio, destacou a oportunidade que os estudantes tiveram de relacionar os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses, buscando a construção do conhecimento. “O trabalho contribuiu muito no desenvolvimento pessoal e acadêmico pois permitiu despertar o interesse pelos estudos e aprendizados com sentido e significado”.   

Foi muito bonito ver a dedicação e o comprometimento dos alunos do IMA com as apresentações. Todos estão de parabéns pelas etapas que trilharam até agora. Em breve, a organização divulgará os projetos que representarão a região na Feira Estadual. É claro que todos vão ficar na torcida!

Fonte: Comunicação IMA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.