Celebrando os 200 anos do emblemático sonho dos nove anos de Dom Bosco, a Família Salesiana reúne no Colle Don Bosco (Piemonte – Itália), de 11 a 16 de agosto, jovens de todo o mundo para uma grande celebração: o Sínodo da Juventude Salesiana.
Os jovens, de 18 a 30 anos, representam as Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora e dos Salesianos de Dom Bosco presentes no mundo todo, com dois participantes por inspetoria. Nesta oportunidade de tantos encontros, o Sínodo tem como objetivo o aprofundamento da dimensão espiritual do sonho, trazendo para a realidade dos jovens de hoje aquilo que Joãozinho Bosco pode sonhar, projetar e fazer acontecer diante dos desafios do seu tempo.
Representam a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, as jovens Giuliane e Brenda, de Ribeirão Preto e Guaratinguetá, respectivamente. As jovens estão se preparando para esse momento tão especial, marcado pelo envio no dia 08 de agosto.
Brenda partilha que “o grande dia está chegando e o coração já está batendo mais forte. A alegria se irradia e a emoção toma conta! A expectativa é grande em poder estar no país e cidade em que tudo começou, onde se construiu toda essa história, onde se fez sonhar e acontecer. Sou grata a cada um que está me proporcionando viver essa experiência e tenho certeza que tem o dedo de Nossa Senhora Auxiliadora. Me preparei e estou pronta para viver o que Dom Bosco sonhou por nós e que permite sonharmos para nossa vida e para nossa juventude. É uma graça poder estar participando deste momento histórico, ser parte e dar continuidade nos sonhos de Dom Bosco”.
Um misto de emoções já toma conta dos corações das meninas, que entram em sintonia com a juventude salesiana do mundo que também se prepara para esta grande festa.
Já a jovem Giuliane afirma que “um sonho que parecia longe meses atrás, hoje está tão pertinho que é até difícil de acreditar que realmente vai acontecer. O sentimento é de ansiedade boa, da expectativa de que logo estaremos conhecendo e vivenciando os lugares de que sempre ouvimos falar nos nossos espaços salesianos: Turim, Valdocco, Colle Don Bosco… Não posso deixar de mencionar a responsabilidade de representar os jovens da nossa Inspetoria, em toda sua pluralidade e expressividade, mas estou comprometida a absorver o máximo possível da vivência proposta para trazê-la de volta ao Brasil e agregar em nossos setores pastorais. Ver o carinho que os organizadores estão empreendendo na montagem do Sínodo para que possamos ter uma imersão profunda e verdadeira na comemoração do bicentenário do “Sonho dos 9 anos” me faz compreender a dimensão do carisma salesiano na mais pura expressão da amorevolezza. Sim, minhas expectativas são altas, pois somente o fato de pisar em um solo de tamanho significado para nós salesianas já é algo extraordinário, e compartilhar esse momento com jovens de tantos países e presenças para rememorar o início de toda essa obra, parece ainda ser inimaginável. Tenho muita gratidão a Deus e a Nossa Senhora Auxiliadora que tudo fez e providenciará, pelas mãos de tantas pessoas empenhadas, para que o Sínodo nos traga discussões valiosíssimas, e muito aprendizado a nossa juventude”.
O encontro possui três etapas, sendo a primeira já realizada previamente de forma local, com a escuta e partilha dos jovens em suas Inspetorias de origem. A segunda fase será a celebrativa, reunindo as juventudes na terra do sonhador Dom Bosco. Já a terceira e última parte do encontro será prática, reunindo as ressonâncias, sonhos e experiências dos jovens em um documento sinodal a partir de uma assembleia plenária.
A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida se alegra com a participação efetiva das duas jovens que representarão as suas 24 comunidades educativas, e deseja uma rica e profunda experiência de encontro: com a figura de Joãozinho Bosco, com o sempre atual sonho dos nove anos, com os demais jovens, com as múltiplas culturas presentes, e com as suas próprias identidades, sonhos e projetos, que com certeza voltarão ainda mais enriquecidos nas fontes salesianas.