Aconteceu em San Lorenzo, Paraguai, entre os dias 26 e 30 de agosto a Avaliação Trienal das Conferências Interinspetoriais do Brasil (CIB) e do Cone Sul da América Latina (CICSAL).
Reunindo participantes do Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, além de parte do Conselho Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), o grupo contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre FMA, leigos e jovens.
A presença carinhosa e maternal de Madre Chiara Cazzuola marcou os dias de encontro e reflexão, em um movimento de escuta, partilhas, comunhão e aprofundamento dos temas propostos. Trabalhando em comunidades, os participantes puderam conhecer uns aos outros e as múltiplas realidades onde está presente o Instituto das FMA.
Em suas palavras de iluminação, a Madre Geral destacou: «Estamos aqui, juntos, para um encontro de grande relevância para a vida e a missão do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora no mundo, e que envolve comunidades educativas inteiras, em todos os níveis. As Avaliações Trienais constituem, de fato, uma experiência particular de empenho conjunto, para confrontar os processos em curso no Instituto concernentes à responsabilidade carismática; além disso, para reler a experiência comunitária e socioeducativa à luz da Palavra de Deus e dos desafios da contemporaneidade e projetar-nos, com renovada esperança para o futuro. Nestes dias, considerando o caminho que estamos percorrendo, queremos celebrar juntos a ação do Espírito Santo, que continuamente faz maravilhas na nossa vida e na vida de tantos jovens e adultos».
Os dias de trabalho foram divididos por blocos, com a iluminação de Madre Chiara e da Irmã Daniela Cannavina, da Congregação das Irmãs Capuchinhas de Madre Rubatto, tratando temas do Capítulo Geral XXIV das FMA: Presença que se coloca em escuta, Presença que caminha insieme e Presença que caminha em saída e em rede. Desta forma, as comunidades se reuniam e refletiam as propostas de cada tema, colocando em comum suas reflexões e ideias, que eram também apresentadas ao grupo todo através das sínteses.
O primeiro dia foi ainda marcado pela visita à Basílica de Caacupé, local de peregrinação onde realizou-se a abertura oficial com a Celebração Eucarística. O segundo dia seguiu com os trabalhos em grupo e as sínteses, encerrando com a missa e um “Boa-Noite” especial do Conselho Geral, em que Madre Chiara apresentou o novo material impresso para a canonização de Irmã Maria Troncatti, que acontecerá em 19 de outubro, na Praça São Pedro em Roma (Itália).
O terceiro dia deu sequência aos trabalhos, agora com as iluminações e reflexões sobre a deliberação capitular. O dia concluiu-se com a Celebração Eucarística e mais um “Boa-Noite” do Conselho, nas palavras de Irmã Ruth del Pilar Mora, Conselheira Geral para as Missões.
O quarto e último dia de trabalho em comunidades refletiu sobre as sugestões de tema para o próximo XXV CG, a ser realizado em 2027. A noite foi encerrada com a Missa e um jantar especial, com apresentações culturais típicas paraguaias, homenagens à Madre Geral pelos seus 50 anos de profissão religiosa e a troca de presentes. Para fechar com chave de ouro, um “Boa-Noite” preparado pelos jovens, que apresentaram ao grupo as vozes de outros jovens e seus clamores, além de uma especial animação com músicas que ajudaram a aquecer também o coração.
Por fim, o último dia da Avaliação Trienal foi marcado pelas palavras da Madre Geral e seu Conselho, apresentação da síntese final e o encerramento oficial do evento. Em clima fraterno e festivo, o grupo seguiu para Assunção, onde participou do Festival dos 125 anos de presença FMA no Paraguai, com apresentações que emocionaram e renovaram o sentido da presença no país.
Muitos e fecundos foram os momentos em comum, na partilha dos alimentos, na convivência fraterna, Celebrações Eucarísticas, oração do Terço, passeios e trabalhos em comunidade. A beleza da vida comunitária ecoou nestes dias em que, apesar das diferenças culturais e linguísticas, todos se tornaram um!
Tais del Pino, leiga da Inspetoria Madre Mazzarello, de Belo Horizonte, partilhou que «participar da Avaliação Trienal foi uma experiência muito significativa. Senti uma profunda gratidão pela oportunidade de partilhar vivências e aprender com cada irmã. Foi também um momento de alegria, marcado pela convivência fraterna e pelo reencontro.
A riqueza da partilha entre Irmãs e leigos, assim como o encontro com pessoas de outros países, enriqueceu ainda mais o processo e fez crescer em mim o sentido de pertencimento a uma família carismática que é universal.
Foi uma grande graça contar com a presença da Madre Chiara e suas Conselheiras, que trouxeram inspiração, proximidade e esperança. O acolhimento caloroso das Irmãs e dos leigos do Paraguai tornou o encontro ainda mais especial, deixando em nossos corações a marca da fraternidade e da hospitalidade.
Saio desse momento com um coração cheio de confiança em Deus, com entusiasmo renovado e com a certeza de que nossa missão continua viva, fecunda e aberta a novos horizontes de comunhão e de serviço».
Isadora Lina, jovem que participou pela Inspetoria BAP, afirmou: «O sentido de pertença fica muito forte para estes dias de experiência. Compreender os processos do Instituto em um diálogo fraterno, interinspetorial e, sobretudo, em múltiplas realidades, foi de grande contribuição para minhas reflexões pessoais, profissionais, espirituais e vocacionais. E com todo este trabalho, ter linhas de ação bem definidas para seguirmos com clareza e esperança na missão».
Cheias de gratidão e com renovado sentido de pertencimento, as participantes da BAP – Irmã Alaíde Deretti (Inspetora), Irmã Ivone Ranghetti (Vice-Inspetora), Irmã Silvia da Silva (Secretária da CIB), Irmã Marcia Koffermann, Daniele (leiga) e Isadora (jovem) – retornaram às comunidades de origem certas dos compromissos assumidos, com um novo impulso missionário, com os corações abertos à escuta e aos desafios da realidade.


















